CBF anuncia mudanças no regulamento do Campeonato Brasileiro 2023

CBF divulga a tabela do Campeonato Brasileiro de 2021 | brasileirão série a  | ge

Dirigentes das 20 equipes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro 2023 se reuniram na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para debater alterações no regulamento do torneio. A Diretoria de Competições também divulgou a tabela básica do campeonato.

De acordo com informações da CBF, a primeira rodada da competição começará no dia 15 de abril. O término da primeira divisão está previsto para 3 de dezembro. A nova linha de impedimento do VAR, a pausa do Brasileiro durante os compromissos das seleções e a ampliação da quantidade de estrangeiros são algumas das novidades.

Datas Fifa
O Brasileirão 2023 será interrompido durante os períodos de Data FIFA, ou seja, quando a seleção brasileira entrar em ação. Além das partidas não serem disputadas ao mesmo tempo dos jogos das seleções, as equipes que contarem com atletas chamados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e seus duelos.

“Essa é uma antiga demanda dos clubes, que a CBF finalmente vai atender. O futebol brasileiro tem de fazer o que é melhor, tanto para seus clubes quanto para a Seleção Brasileira. A intenção é valorizar nossas competições e o nosso futebol como um todo”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

VAR
Outra novidade será a atualização do sistema de impedimento. O procedimento assegura maior margem de segurança na revisão, uma vez que adota o conceito de mesma linha. Caso as linhas para estabelecer o posicionamento dos atletas se sobreponham, uma linha azul será inserida e o atacante estará em posição legal.

“Esse modelo de decisão vem de encontro ao que as principais ligas do mundo, como na Inglaterra, Espanha e Holanda, e a própria FIFA tem utilizado. A nova tecnologia proporciona maior justiça desportiva em situações milimétricas. Entendemos que dessa maneira as decisões dos árbitros estarão dentro das expectativas do futebol brasileiro”, esclareceu o Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.

Número de estrangeiros
Até a edição 2022, o regulamento do Brasileirão permitia um limite máximo de cinco estrangeiros por equipe participantes. A partir deste ano, os clubes da elite poderão contar com até sete jogadores de fora do Brasil.

Modelo de disputa
O modelo de disputa do Campeonato Brasileiro não terá modificações. Ao todo, serão 19 datas no primeiro turno e outras 19 no returno. Sendo assim, o torcedor poderá curtir todas as emoções da principal competição de clubes do país, além de começar a preparar as suas apostas Campeonato Brasileiro.