Nova tecnologia vai ajudar PM a combater crimes e evitar ‘excessos’ em Pernambuco

SDS/Divulgação

Uma nova tecnologia vai facilitar a comunicação entre os policiais militares e promete garantir mais agilidade nas decisões durante as ocorrências em Pernambuco. Nesta quarta-feira (03), 669 novos radiocomunicadores digitais, além de 12 torres de transmissão com Sistema Tetra, começarão a ser entregues aos batalhões. A comunicação via rádio será possível graças a um convênio entre a Secretaria de Defesa Social do Estado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O investimento é de R$ 6,5 milhões.

Inicialmente, segundo a SDS, o sistema operará em 42 municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão, sendo gradualmente implantado em todo o Estado. Isso porque, atualmente, os radiocomunicadores usados pelos PMs no interior funcionam apenas na linguagem analógica e há dificuldades em telecomunicações.

SDS/DIVULGAÇÃO

Com a mudança, a radiocomunicação digital permitirá a troca de informações mais segura entre os profissionais da segurança que atuam nas ruas e os centros de comando e controle. O novo sistema tem integração a GPS e as conversas serão auditáveis. Assim, será possível saber, em tempo real, onde se utilizaram os rádios, bem como dias, horários e coordenadas geográficas. Também será possível recuperar as conversas gravadas quando necessário.

Isso é um avanço importante porque vai garantir mais transparência das ações policiais, contribuindo para decifrar possíveis questionamentos e até denúncias de excessos praticados pelos militares. Esclarecendo, por exemplo, quem deu a ordem para determinadas ações.

Na Zona da Mata, as primeiras cidades a receber os radiocomunicadores digitais são Belém de Maria, Catende, Jaqueira, Maraial, Palmares, Quipapá e São Benedito do Sul. Do Agreste, serão contemplados os municípios de Angelim, Agrestina, Altinho, Bezerros, Belo Jardim, Bom Conselho, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Caetés, Cachoeirinha, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Cupira, Garanhuns, Ibirajuba, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São Caetano, São João, Sairé, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes. Por fim, o Sertão receberá os equipamentos em Betânia, Calumbi, São José do Belmonte e Serra Talhada. Já as estações de repetição do sinal digital se localizam em Arcoverde, Caruaru, Taquaritinga, Brejo da Madre de Deus, Catende, Lagoa dos Gatos, Quipapá, Garanhuns, Jurema, Betânia, Custódia e Serra Talhada.