Prefeitos superam popularidade de Lula em ano eleitoral, revela Ipec

Lula pretende lançar pré-candidatura à Presidência em abril, em evento com  Alckmin e Boulos - Jornal O Globo

Pesquisa inédita do Ipec (ex-Ibope) revela que a popularidade média dos prefeitos está mais alta do que a do presidente da República. Na média do Brasil, os prefeitos são avaliados positivamente por 38% dos eleitores de suas cidades, contra 24% de avaliações negativas.

Logo, os prefeitos têm saldo positivo de popularidade de 14 pontos (avaliações “ótimo” + “bom” menos “ruim” + “péssimo”).

Já o governo federal tem saldo positivo de apenas 1 ponto: 33% de avaliações positivas contra 32% de negativas, segundo o Ipec.

A popularidade dos prefeitos supera a de Lula em três regiões:

A diferença é maior no Sul, onde Lula tem saldo negativo de 18 pontos (42% de avaliação negativa contra 24% de positiva), enquanto os prefeitos tem saldo de 25 pontos(45% positivo a 20%).

No Norte/Centro-Oeste a vantagem média dos prefeitos também é grande: 17 pontos de saldo positivo contra 5 pontos negativos de Lula.

No Sudeste, a diferença cai, mas ainda favorece os governantes municipais: 10 pontos positivos de saldo contra 3 pontos negativos do governo federal.

A única região onde Lula é mais popular do que a média dos prefeitos é o Nordeste:

Lula tem saldo positivo de 24 pontos entre os eleitores nordestinos, enquanto o saldo dos prefeitos da região é dez pontos menor: 14 pontos.