Ministro Fux restabelece pensão vitalícia a viúvas e ex-governadores da Paraíba; valor pode chegar a R$ 31 mil

Para Fux, mudanças em ministérios não geram preocupação institucional -  Jornal O Globo

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), revogou a decisão da Secretaria de Administração da Paraíba e determinou o restabelecimento de pensões e aposentadorias vitalícias solicitado em ação por viúvas de ex-governadores e ex-chefes do Executivo no Estado.

A decisão foi dada de forma monocrática nesta sexta (8) e determina ainda o pagamento retroativo dos valores não recebidos desde junho de 2020 — quando o benefício foi cortado por decisão do mesmo STF. Ainda cabe recurso.

Em 2018, o STF decidiu, por unanimidade, anular a lei da Assembleia Legislativa da Paraíba que permitia o pagamento de pensão integral a governadores e valores proporcionais a ex-primeiras-damas viúvas de governadores. Isso ocorreu com outros estados também.

Após os trâmites de todos os recursos, o benefício foi cortado pelo Estado em junho de 2020.

Fux é o relator da ação proposta por sete ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo paraibano que entraram com uma reclamação no STF em agosto de 2023. Eles alegam “fragilidade social”.

A defesa alegou que o STF deixou de analisar alguns pontos da ação — especialmente para aquelas pessoas de idade mais avançada que não teriam outra fonte de renda.

Segundo a petição, há ex-recebedores que “hoje se encontram em estado de vulnerabilidade social pela idade avançada”.

“Cumpre observar que os ora reclamantes são todos pessoas idosas, tendo sido beneficiados pelas verbas em questão por longos períodos de tempo. Assim, ante a orientação que se firmou neste STF a partir do julgamento da ADPF 745, reproduzida em recentes decisões de ambas as turmas desta Corte, observa-se que o ato impugnado contraria os fundamentos que recentemente moldaram a jurisprudência deste STF sobre a matéria”, disse Luiz Fux, em decisão.

Se retomada, pensão deve ser de até R$ 31,1 mil