Pernambuco estipula data de retorno das aulas presenciais na educação infantil e fundamental

 (Foto: SEE/Divulgação)

O próximo dia 18 de março é a data prevista pelo Governo de Pernambuco para a retomada das aulas presenciais, nas turmas do Ensino Fundamental, da Educação Infantil, e do ensino de Jovens e Adultos, em toda a rede de escolas públicas estaduais. A determinação faz parte do último decreto, editado pelo poder público, que assinala novas restrições em razão do aumento de casos da Covid-19. Conforme o documento, publicado no Diário Oficial do Estado, o cronograma de retorno deve observar a obrigatoriedade do cumprimento dos protocolos sanitários.

Os sindicatos que representam a categoria dos professores e demais trabalhadores em educação de Pernambuco têm se manifestado contrários ao retorno das aulas presenciais em toda a rede. A categoria pede a interrupção da atividade nas escolas de Ensino Médio e demais unidades em funcionamento, sob a alegação de falta de estrutura e carência cuidados básicos para que a propagação do vírus possa ser evitada.

Na última segunda-feira (1), o governo ampliou as medidas de enfrentamento, por conta da pandemia do novo coronavírus. Em todo o estado, a partir desta quarta-feira (3), qualquer atividade não essencial está proibida, das 20h às 5h, de segunda a sexta-feira. Já nos finais de semana, somente serviços essenciais poderão funcionar. Os shoppings e comércio de rua serão fechados, assim como praias, parques e clubes, nos sábados e domingos. As medidas foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara e seguem até 17 de março, quando o estado avalia a necessidade de mantê-las.