Com novas restrições, igrejas e demais templos religiosos de Pernambuco não poderão abrir nos finais de semana

Missas continuarão sendo virtuais e via rádios na diocese de Afogados da  Ingazeira - Afogados OnlineA nova aceleração da pandemia da covid-19 fez o governo do Estado proibir atividades não essenciais das 20h às 5h durante a semana, e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos, até o dia 17 de março. Após novas restrições, igrejas e demais templos religiosos localizados em Pernambuco não poderão abrir nos finais de semana.

Alguns políticos já tinham se manifestado contra decisão nesse sentido, prometendo correr contra o tempo em busca de estabelecer as igrejas como serviço essencial. A Professora Ana Lúcia, que é vereadora do Recife, ainda no ano passado entrou com Projeto de Lei nº 40/2020, envolvendo a temática.

“A proposta mostra-se de grande relevância, pois observamos que as instituições religiosas têm servido de auxílio espiritual, psicológico e social, levando aos mais carentes, além de ajuda emocional, apoio com alimentos e materiais de higiene, por exemplo, chegando aonde o Poder Público, em muitos casos, não consegue chegar”, afirmou a vereadora.

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), por sua vez, protocolou um projeto de lei que admite as atividades religiosas como serviços essenciais durante a pandemia da covid-19. Segundo ele, as igrejas têm desenvolvido papel de assistência social e de acolhimento espiritual durante este período de calamidade.

“As atividades religiosas servem como alento para aqueles que perderam familiares, a saúde ou o emprego. Igrejas também desenvolvem um importante papel de assistência social e ajudam pessoas que muitas vezes o Estado não alcança” argumentou o parlamentar.