Secretaria de Educação prorroga inscrições das Escolas Técnicas até dia 23 de novembro

 (Alyne Pinheiro/Secretaria de Educação de Pernambuco)

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco prorrogou até a próxima segunda-feira (23), o período de inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). São 8,4 mil vagas disponíveis em cursos técnicos ofertados a estudantes do Ensino Médio integrado à educação profissional, em jornada integral. Em Pernambuco, 21 mil estudantes já se inscreveram.

Segundo a secretaria, são 26 cursos disponíveis em diversas áreas de atuação. Destas, seis estão sendo ofertados pela primeira vez, sendo Farmácia, Rádio, TV e Internet, Produção de Áudio e Vídeo, Artes Visuais, Teatro e Sistemas de Energia Renovável. Estão no ranking dos mais procurados, respectivamente, os cursos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Rede de computadores. Em quarto lugar está o curso de Logística.

Os estudantes que desejam se candidatar para as inscrições devem acessar o site www.educacao.pe.gov.br e criar um login e senha. O processo seletivo será realizado em etapa única constituída de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A prova do processo seletivo será executada no formato eletrônico e remoto, permitindo a participação do estudante de onde ele estiver. Caso o candidato não tenha acesso à internet, as ETEs disponibilizarão um local de apoio com computador para efetivação da inscrição.

Para a inscrição, será necessário anexar a declaração provisória de conclusão de ensino fundamental; certidão de nascimento (Original ou cópia autenticada); carteira de Identidade – RG (Original ou cópia autenticada); cadastro de pessoa física – CPF (Original ou cópia autenticada); preenchimento da ficha de matrícula fornecida pela Secretaria da Escola; duas fotos 3X4; comprovante de residência com CEP (Original ou cópia autenticada); e cópia do Cartão de Vacina atualizado (Original ou cópia autenticada).

De acordo com a Secretaria de Educação, a prova será realizada entre os dias 17 e 27 de novembro e será constituída de 20 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com cinco alternativas para cada uma delas, na qual apenas uma será correta, abrangendo os conteúdos relativos às disciplinas de língua portuguesa e matemática. O resultado final será divulgado no site www.educacao.pe.gov.br no dia 04 de dezembro com a nota e situação do estudante em relação à classificação por Escola/Curso. De acordo com a Secretaria de Educação, a prorrogação das inscrições não altera o cronograma do processo seletivo ou a realização das provas que já foram agendadas.