Dos 9 critérios levantados pelo TCE sobre transparência na vacinação, Afogados atende apenas 3

Brasil tem mais de 685 mil vacinados contra Covid-19 e média móvel de mortes é a maior desde agosto, aponta boletim de imprensa - Jornal O Globo

O Tribunal de Contas realizou um levantamento para saber como anda a transparência da vacinação contra o novo coronavírus em Pernambuco. A análise levou em conta as informações disponibilizadas nos sites oficiais, Portais de Transparência e seções específicas relacionadas à Covid-19 do Estado e das prefeituras. Os resultados foram divulgados em entrevista coletiva com a imprensa nesta quinta-feira (13), pelo auditor responsável pelo estudo, Gustavo Diniz, com a presença do conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, presidente do TCE.

A apuração foi realizada entre os dias 26 de março e 15 de abril, com base no cumprimento da Resolução TC nº 122, de 22 de fevereiro de 2021, que estabelece critérios e diretrizes para maior transparência do Plano de Vacinação contra a COVID-19. A resolução visa possibilitar um maior controle, não só por parte dos órgãos fiscalizadores, mas também da sociedade civil.

Dos 9 quesitos utilizados pelo TCE, Afogados da Ingazeira atende 3, 3 em parte. Os outros 3 que tratam de divulgação em site sobre a quantidade de vacina distribuída pelo município e de todos os dados de toda a vacinação distribuída pelo município, não correspondeu de forma positiva ao que foi pedido pelo TCE.

Em levantamento, TCE fala em falta de transparência na vacinação em Pernambuco

O Tribunal de Contas realizou um levantamento para saber como anda a transparência da vacinação contra o novo coronavírus em Pernambuco.

De acordo com o órgão, a análise levou em conta as informações disponibilizadas nos sites oficiais, Portais de Transparência e seções específicas relacionadas à COVID-19 do Estado e das prefeituras.

Os resultados foram divulgados pelo presidente Dirceu Rodolfo, em entrevista coletiva com a imprensa nesta quinta-feira (13).

A apuração foi realizada entre os dias 26 de março e 15 de abril, com base no cumprimento da Resolução TC nº 122, de 22 de fevereiro de 2021, que estabelece critérios e diretrizes para maior transparência do Plano de Vacinação contra a COVID-19.

A resolução estabelece, entre outros aspectos, a obrigatoriedade da transparência pública dos dados de todas as vacinações realizadas pelos municípios e pelo Governo do Estado, bem como a divulgação dos Planos Municipais e Estadual de Operacionalização da Vacinação e o quantitativo de vacinas recebidas do Governo Federal (no caso do Estado) e do Estado (no caso dos municípios).

O levantamento apontou que nenhum dos municípios pernambucanos, e nem mesmo o Estado, atendia na íntegra às determinações contidas na Resolução TC nº 122/2021.

Em relação aos municípios, 130 (70,7%) atendiam apenas parcialmente e 54 (29,3%) não atendiam a nenhuma das exigências.

A pesquisa indicou que 110 (59,8%) prefeituras não divulgavam o Plano de Operacionalização da Vacinação e que nove delas (4,9%) o fizeram de forma parcial, ou seja, fora de seção referente à pandemia ou de forma incompleta.

A sondagem também mostrou que 115 (65,2%) municípios de Pernambuco não divulgavam o número de doses recebidas e que outros 51 (27,7%) mantinham o registro desatualizado, fora da seção ligada à COVID-19 ou sem indicação do fabricante.

Em relação à divulgação do quantitativo de doses distribuídas para as unidades próprias descentralizadas, verificou-se que somente duas (1,1%) prefeituras atendiam plenamente à exigência e seis (3,3%) atendiam em parte, pois divulgavam informações não atualizadas. Enquanto isso, 176 (95,6%) prefeituras, assim como o Estado, não divulgavam quaisquer informações.

Santa Cruz oficializa contratação do atacante Frank, destaque do Afogados no Pernambucano

Tem mais um reforço no Arruda. Trata-se do atacante Frank, de 26 anos, e que foi destaque do Afogados. Pela Coruja do Sertão, o atacante disputou nove jogos e marcou quatro gols, sendo um dos principais nomes do time. Ele assinou com o Santa Cruz até o fim da Série C. No total, o atacante é o 22º reforço oficializado pelo Tricolor na temporada 2021, marcada por várias contratações até aqui. Alguns desses nomes já deixaram o clube e outros ainda vão estrear.

Além do Afogados, clube onde Frank passou e foi peça fundamental para a Coruja do Sertão chegar nas quartas de final, o atleta também atuou em outros times do futebol brasileiro, com destaque para o Rio Branco-SP, Toledo e Ferroviário. Fora do país, o jogador Ansan Greeners, clube da Coreia do Sul. Agora, após ter um bom desempenho no Estadual, chega ao Santa Cruz para tentar ajudar o Tricolor a conquistar o acesso à Série B.

Apesar de ainda não ter estreado com a camisa do Santa Cruz, Frank recebeu boas referências. do clube. Isso porque o jogador é agenciado por José Wellington da Silva, mais conhecido como Leto, que atuou no Tricolor do Arruda de 1988 até 1991, jogando pelo Infantil até o profissional.

Paulo Câmara convoca 1.085 aprovados em concursos das polícias em Pernambuco

POLÍCIA MILITAR FORMA 495 NOVOS SOLDADOS - Polícia Militar de Pernambuco

Nesta sexta-feira (14), o governador de Pernambuco Paulo Câmara homologou a convocação dos 1.085 aprovados que irão reforçar os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar (PMPE), Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE).

Ao todo, são 750 profissionais para os cargos de soldados da Polícia Militar; 100 para os cargos de soldados do CBMPE; 80 oficiais, sendo 60 da PMPE e 20 do Corpo de Bombeiros; além de 60 concursados para os cargos de delegado da Polícia Civil e 95 para compor a Polícia Científica.

“Nossa intenção é iniciar os cursos de formação nos próximos 30 dias. A maioria dos profissionais deve estar reforçando o Pacto pela Vida ainda em 2021. Ano que vem, serão convocados mais 840 profissionais”, frisou Paulo Câmara. As organizadoras dos concursos estão autorizadas a publicar em seus sites os editais com os cronogramas de matrícula.

“Esse número se soma aos mais de seis mil policiais nomeados desde o início da gestão do governador Paulo Câmara. Neste ano de 2021, são 1.085 servidores da área de segurança que serão convocados para realização de matrícula, apresentação de documentos e início do processo de capacitação nas nossas academias”, detalhou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Protocolos sanitáriosPara possibilitar os cursos, as academias estão sendo preparadas dentro dos protocolos sanitários de distanciamento social estabelecidos pelo Governo de Pernambuco. Para proteger a saúde dos alunos, professores e funcionários das academias, as turmas serão menores e haverá higienização constante dos ambientes.

Modelo de voto impresso proposto já foi testado pelo TSE em 150 municípios, em 2002, e rejeitado na época

O TSE tem sido ineficaz na hora de explicar os motivos pelos quais não há necessidade de “voto impresso” no sistema de votação brasileiro. Dizer que “é caro” é bobagem de fácil resolução.

O valor pode, muito bem, ser retirado dos fundos partidário e eleitoral. Se os deputados e senadores aprovarem no Congresso, certamente não se importarão de arcar com a despesa.

A estimativa é que se gastariam R$ 2,5 bilhões para implantar o sistema de impressão de votos para as eleições, ao longo de dez anos. Considerando o que se gasta com os partidos, é quase nada.

Mas para rebater a acusação de que a “votação não é auditável” é preciso explicar melhor como essa auditoria é feita hoje. Explicar que são feitos ao menos 11 procedimentos de segurança dos equipamentos e que no dia das eleições são emitidas em cada urna eletrônica a zerésima, documento que comprova que não há nenhum voto na urna antes do início da votação e, ao término do período, também são elaborados e afixados em cada seção eleitoral os boletins de urna, em que constam o número de votos de cada candidato em cada seção eleitoral.

Polícia Federal anuncia troca de superintendente em Pernambuco; Carla Patrícia deixa comando

Conheça Daniel Grangeiro, provável substituto de Carla Patrícia na  superintendência da Polícia Federal em Pernambuco

A Polícia Federal confirmou, nesta sexta-feira (14), a troca no comando da superintendência da corporação em Pernambuco. As informações são do Blog do Jamildo.

Também foram anunciadas alterações nos comandos da PF no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, Amapá e Alagoas.

As mudanças são por indicação do diretor geral da PF, Paulo Maiurino.

Em Pernambuco, o novo superintendente será o delegado Daniel Grangeiro de Souza, que substituirá Carla Patrícia. Ela estava no comando da PF em Pernambuco desde dezembro de 2019 e foi a primeira mulher no posto no estado.

Para os outros estados, foram indicados Hugo de Barros Correia (DF), Marcelo Sálvio Rezende Vieira (MG), Caio Rodrigo Pellim (CE), Chang Fan (MS), Luiz Carlos Nóbrega Nelson (RN), Aldronei Antonio Pacheco Rodrigues (RS), Júner Caldeira Barbosa (SE), Anderson de Andrade Bichara (AP) e Sandro Luiz do Valle Pereira (AL).

Durante a gestão de Carla Patrícia, que deixa o cargo de superintendente em Pernambuco, houve sete operações da Polícia Federal na Prefeitura do Recife por suspeitas de irregularidades da gestão no combate à covid-19.

O novo superintendente de Pernambuco, Daniel Grangeiro, foi titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas em Alagoas, onde também atuou no setor de inteligência. Entre as investigações de destaque, Grangeiro comandou o inquérito relacionado ao deputado federal Marx Beltrão, ex-ministro do Turismo do ex-presidente Michel Temer e também apadrinhado pelo senador Renan Calheiros. Beltrão, no entanto, acabou absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Grangeiro também comandou investigações na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Em março do ano passado, quando estava deixando o governo federal, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro declarou que o presidente Jair Bolsonaro estaria fazendo críticas a Carla Patrícia e que ela poderia ser substituída. Moro, no entanto, não esclareceu o motivo das supostas críticas feitas pelo presidente.

Prefeitura de Orobó, em Pernambuco, abre inscrições para seleção; salários chegam a R$ 10 mil

Pernambuco abre seleção simplificada para contratar 139 médicos com  salários de R$ 7,5 mil | Pernambuco | G1

Estão abertas, a partir desta sexta-feira (14), as inscrições para uma seleção simplificada da Prefeitura de Orobó, no Agreste de Pernambuco. O objetivo do certame é a contratação temporária de profissionais para atuação no âmbito da Secretaria de Saúde da cidade. Segundo o edital do processo seletivo os salários podem chegar a R$ 10 mil.

As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelos Correios. O cadastramento é gratuito. O candidato deve entregar a ficha de inscrição preenchida, acompanhada das cópias dos documentos comprobatórios exigidos e indispensáveis, em envelope lacrado, na Rua Professor Mariano de Aguiar, s/n, Bairro da Matriz, Orobó/PE, CEP 55745-000, das 8h às 14h. Se a opção escolhida for os Correios, o candidato deverá enviar os mesmos documentos, via Sedex, com aviso de recebimento, para o mesmo endereço. As inscrições seguem até o dia 26 de maio de 2021. As vagas são para médico.

Pernambuco recebe novo lote de CoronaVac e AstraZeneca e deve resolver falta de segunda dose

Miva Filho/SES-PE

Na noite desta quinta-feira (13), Pernambuco recebeu mais 226.850 vacinas contra a covid-19, sendo 86.600 doses da CoronaVac/Butantan, para a segunda aplicação em idosos entre 65 e 69 anos e nos trabalhadores de saúde, e 140.250 da AstraZeneca/Fiocruz para a segunda dose de idosos entre 65 e 69 anos. Segundo o Governo do Estado, o novo lote deve resolver a questão da segunda dose.

As vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 21h, seguindo para checagem e armazenamento no PNI-PE. A distribuição às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), para disponibilização aos municípios, ocorreu já a partir da madrugada desta sexta-feira (14).

É importante destacar que os municípios receberão cerca de 71 mil doses da Coronavac, e o saldo restante ficará com o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para possíveis ajustes, de acordo com as necessidades e justificativas dos gestores municipais.

Fuga em massa: dezenas de presos fogem da cadeia pública de Serra Talhada

Cortesia/WhatsApp

Na noite da última quinta-feira (13), ao menos 27 detentos fugiram da cadeia pública de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. A movimentação dos detentos para a fuga teria começado por volta das 18h30 e a polícia acredita que houve interferência de pessoas de fora do presídio, que teriam auxiliado no crime.

Assim que as informações sobre a fuga em massa se espalharam na cidade, as ruas ficaram vazias e o movimento era marcado pela presença de carros da polícia, que procuravam pelos detentos. De acordo com a polícia, sete detentos foram recapturados pelos agentes até a meia-noite.

Cortesia/WhatsApp

De acordo com o Sindicato dos Agentes e Servidores Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco, os criminosos tomaram as armas de três policiais, renderam os agentes de segurança e começaram a abrir as celas, liberando os presos. Duas pistolas de PMs do 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Serra Talhada, teriam sido levadas na fuga.

Buscas pelos detentos

A polícia continua realizando buscas para encontrar os demais fugitivos. Um veículo, do modelo Picape, na cor branca, foi localizado na zona rural e apreendido pelos agentes. Acredita-se que o carro teria sido usado para facilitar a fuga.

Até o momento, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) de Pernambuco não se pronunciou a respeito do assunto.

Record demite por e-mail a apresentadora Carla Cecato após 16 anos

Carla Cecato com uma camisa branca na bancada de um telejornal

A jornalista e apresentadora Carla Cecato foi demitida pela Record nesta quinta-feira (13). Ela trabalhou durante 16 anos na emissora e recebeu um e-mail hoje, comunicando seu desligamento. Ela comandava a edição de sábado do telejornal Fala Brasil.

Ao Notícias da TV, Carla confirmou sua saída da Record, mas não deu mais detalhes. A emissora não respondeu à reportagem sobre o motivo do desligamento da âncora até a publicação deste texto.

Carla começou sua carreira na emissora em 2005, atuando como repórter nos principais telejornais da casa, como Repórter Record, Câmera Record e Domingo Espetacular.

Em 2009 foi promovida a apresentadora, assumindo o comando do Fala Brasil, que vai ao ar de segunda a sábado na faixa matinal. Mas em 2020, a jornalista foi deslocada para ficar fixa apenas na edição de fim de semana. Atualmente, o matinal diário está sob as mãos de Mariana Godoy e Sergio Aguiar.

Apac emite alerta de chuvas que podem ultrapassar 150 mm em Pernambuco

Chuva em excesso aumenta a umidade do solo mas dificulta o plantio

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu uma intensificação do aviso nesta quinta-feira (13) indicando a continuidade de chuvas de intensidade forte, com potencial de ultrapassar os 150 mm.

O alerta é válido para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Sul e Fernando de Noronha, podendo se estender para o Agreste. O aviso tem validade até esta sexta-feira (14). Com isso, a Região do Pajeú também poderá registrar precipitações.

Essas chuvas ocorrem devido à atuação de um sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste. Esse sistema é considerado comum para essa época do ano, mas está caracterizado com bastante umidade e possibilita chuvas com intensidade moderada a forte, com aumento gradativo de chuvas.

INSS vai retomar bloqueio de benefícios de quem não fizer prova de vida

Marcello Casal JrAgência Brasil

Suspenso desde março de 2020 por conta da pandemia da covid-19, o bloqueio do benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por falta de realização da prova de vida será retomada pelo órgão. A medida foi anunciada por meio da Portaria Normativa nº 1.299 de 12 de maio e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13).
Os bloqueios serão retomados a partir do dia 1º de junho, então é preciso ficar atento para os meses de vencimento da prova de vida para evitar a suspensão do benefício. A comprovação de vida deve ser feita anualmente de acordo com o calendário do INSS.

A suspensão começará a ser feitas para o caso de benefícios com vencimento da prova de vida no mês de maio de 2021. Esse grupo será selecionado para integrar a primeira etapa de prova de vida por meio de biometria facial.

Os aposentados e pensionistas desse grupo poderão fazer a prova de vida por meio da biometria facial nos aplicativos do “Meu INSS” e “Meu gov.br” ou na agência bancária onde recebem o benefício.

No caso do Meu INSS, o segurado pode realizar a prova de vida se possuir cadastro da biometria facial pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso ele não possua biometria cadastrada, deverá comparecer à sua agência bancária com documento de identificação com foto.

A partir de junho, o bloqueio do restante dos benefícios que estiverem com a prova de vida pendente será feito de forma escalonada.

Veja o cronograma de bloqueios

VENCIMENTO DA COMPROVAÇÃO DE VIDA          MÊS DO BLOQUEIO
MARÇO E ABRIL/2020                                                                     JUNHO/2021
MAIO E JUNHO/2020                                                                        JULHO/2021
JULHO E AGOSTO/2020                                                                   AGOSTO/2021
SETEMBRO E OUTUBRO/2020                                                      SETEMBRO/2021
NOVEMBRO E DEZEMBRO/2020                                                  OUTUBRO/2021
JANEIRO E FEVEREIRO/2021                                                      NOVEMBRO/2021
MARÇO E ABRIL/2021                                                                      DEZEMBRO/2021

Carnaval, São João e Festiva de Inverno de Garanhuns não acontecerão a curto prazo, afirma Gilberto Freyre Neto

O secretário de Cultura de Pernambuco refletiu sobre as perspectivas para a classe artística no contexto de pandemia (Foto: Hélia Scheppa/Governo de Pernambuco
)

Em entrevista ao jornalista e músico AD Luna, no programa InterD – música e conhecimento dessa quarta-feira (12), na Universitária 99.9 FM, o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, falou sobre a dificuldade de realização de eventos de grande porte no estado. “A gente sabe que não vai acontecer, no curtíssimo prazo, nenhum tipo de atividade que se relacione, por proximidade, ao que a gente faz no Carnaval, no São João, num Festival de Inverno de Garanhuns”, destacou.

Freyre discorreu ainda sobre a possível retomada de execução da Lei Aldir Blanc, caso receba sanção presidencial e do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). “Todos estamos aguardando, com muita ansiedade, a sanção presidencial. É óbvio que ela pode vir com vetos total, parcial, pode voltar para o Congresso. A gente realmente não sabe o que esperar. Mas estamos todos acreditando que a Lei Aldir Blanc vai ter essa segunda frente, que vai fazer com que os estados e municípios possam utilizar o saldo de recursos disponíveis em conta corrente, daquilo que não foi aplicado no ano passado”, pontuou.

Sobre o formato, o secretário acredita que seguirá a mesma dinâmica da rodada anterior de distribuição de recursos. “Imaginamos fazer a mesma coisa que foi feita no primeiro ciclo: novos editais para contemplar quem por acaso tenha ficado de fora no primeiro ciclo”, contou Freyre. Destacou, ainda, que a secretaria deverá fazer uma análise sobre os editais anteriores, identificando aqueles que melhor conseguiram aplicar, capilarizar esse volume de recursos que foi transferido, para que mais artistas possam usufruir desses recursos, mais grupos culturais possam se proteger dessa paralisação”, disse.

Pernambuco registra 3.195 casos da Covid-19 e bate recorde de confirmações em um dia desde início da pandemia

 (Foto: AFP)

Pernambuco registrou, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), recorde de novos casos da Covid-19 confirmados em 24h ao registrar, nesta quinta-feira (13), 3.195 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 207 (6,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.988 (93,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 434.808 casos confirmados da doença, sendo 42.155 graves e 392.653 leves.

Também foram confirmados 79 óbitos, ocorridos entre 07/12/2020 e 12/05/2021. Com isso, o Estado totaliza 14.798 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Senador Humberto Costa pressiona PSB: ‘O PT não vai ficar esperando’

Humberto Costa comemora aprovação de projeto que pune importunação sexual —  Senado Notícias

O Senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que as articulações do PT para as eleições nacionais têm enfrentado um entrave em Pernambuco em relação à aliança instável com o PSB. O Senador afirmou que sua legenda está aberta para diálogo, mas deu um ultimato ao Partido Socialista, ressaltando a necessidade de um gesto da parte da sigla. “É preciso que o PSB se resolva. O PT não vai ficar esperando”, comentou. As declarações foram dadas durante entrevista na Rádio Clube AM 720, no programa Manhã da Clube, apresentado pelo titular da coluna Diario Político, Rhaldney Santos.

Até o momento, Humberto afirmou que o PT não descarta a aliança com o PSB, pelo partido ser “um aliado estratégico de primeira hora”, mas o parlamentar ressaltou as “dúvidas” que cercam a legenda socialista, citando lideranças, como o prefeito e o ex-prefeito do Recife, João Campos e Geraldo Júlio, que afirmaram não querer aliança com o PT na corrida nacional. O senador destacou que se o partido socialista não acenasse de alguma forma ao PT, a legenda dos trabalhadores iria “seguir em frente”. “Se o PSB não quiser conversar conosco, vamos seguir nosso caminho”, afirmou. “ Por falta de palanque, Lula não vai deixar de vir à Pernambuco”, complementou.

Humberto Costa ressaltou a fragilidade da aliança entre as duas siglas por conta do embate das eleições municipais de 2020 no Recife. “Tivemos uma eleição traumática, no segundo turno o tratamento não foi de um aliado leal, foi quase de inimigos. Para superar essas coisas é preciso ver algum gesto”, assinalou. O senador comentou que houve diálogo com algumas lideranças socialistas, como os governadores do Espírito Santo e Brasília, além do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, mas a situação ainda não está resolvida em Pernambuco. “Não consigo entender por que Pernambuco ainda vive esse drama de [O PSB] não saber onde vai se colocar”, concluiu.