Brasil é escolhido como país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027

O Brasil foi o país escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

O Brasil confirmou o favoritismo e foi o escolhido para ser o país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027. A decisão ocorreu durante o 74º Congresso da Fifa na madrugada desta sexta-feira, em Bangcoc, na Tailândia, e teve o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, o ministro do Esporte, André Fufuca, a coordenadora de competições femininas da CBF, Aline Pellegrino, e as jogadoras Formiga e Kerolin como alguns dos representantes do País.

Esta foi a primeira vez que a escolha da sede do torneio de futebol feminino foi determinada pelo Congresso da entidade, que tem 211 filiados. Antes, a decisão ficava nas mãos do Conselho, que é composto por 36 membros.

O Brasil tinha como concorrente a candidatura conjunta formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Como os países em disputa não podem votar, participaram do processo 207 eleitores que integram as federações de futebol nacional associadas à Fifa.

Ednaldo Rodrigues e a comitiva brasileira chegaram à Tailândia com foco em angariar cada vez mais votos, e o esforço deu certo. No Congresso, 119 foram favoráveis à Copa feminina no Brasil, e 78 escolheram os países europeus. Além disso, 10 se abstiveram. Com o resultado, o Mundial feminino desembarcará na América do Sul pela primeira vez e tem o País como anfitrião inédito.

A oficialização da candidatura brasileira para sediar a competição ocorreu em dezembro de 2023, durante uma reunião na sede da Fifa, na Suíça. Na ocasião, Ednaldo destacou que todos estavam “confiantes” de que a Copa do Mundo feminina de 2027 seria no Brasil.

Bolsonaro recebe alta depois de 12 dias internado para tratar infecção em SP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta nesta sexta-feira (17) depois de passar 12 dias internado em São Paulo para tratar erisipela, infecção bacteriana que atinge a pele e pode causar inflamação, e dor abdominal.

O político saiu do hospital Vila Nova Star rumo a Brasília depois de cancelar todas as agendas de maio após a internação.

Segundo Fabio Wajngarten, advogado do ex-presidente, a previsão é a de que em uma semana tudo esteja “normal” com a saúde do ex-presidente.

Nessa quinta-feira (16), o hospital divulgou boletim informando que o quadro infeccioso da erisipela havia sido controlado e que Bolsonaro receberia naquele dia, pela última vez, o tratamento endovenoso de antibióticos.

O ex-presidente foi transferido para a capital paulista após ter sido internado no dia 5 de maio em Manaus para tratar os sintomas de erisipela. Ele estava na região para uma série de eventos, que incluíram um encontro do PL Mulher ao lado da esposa, Michelle Bolsonaro. No dia anterior, o político já havia procurado assistência médica para tratar da infecção, mas deixou o local para continuar a agenda.

A transferência para São Paulo ocorreu porque o ex-presidente sentiu também sintomas de obstrução intestinal, quadro que o político costuma tratar no Vila Nova Star, na capital paulista.

Mendonça nega salvo-conduto contra prisão de Bolsonaro; placar é de 8 a 0

André Mendonça atende a pedido de Haddad e valida julgamento do STJ que deu  vitória de R$ 90 bi ao governo

O ministro André Mendonça, do STF, também votou contra um pedido de salvo-conduto para evitar uma eventual prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Placar é de 8 a 0 contra Bolsonaro no Supremo. Mendonça acompanhou os demais colegas da Corte. Faltam os votos de Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes.

Quem já votou contra o pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente: o relator do caso, ministro Nunes Marques, seguido por Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Flávio Dino, André Mendonça e Luiz Fux. Com isso, já existe maioria contra o pedido.

Vereador de Afogados da Ingazeira reclama das matérias postadas pelos blogs

Assistindo a 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, pelo aplicativo YouTube deste dia 16 de maio, deparei-me com um aparte do vereador Erickson Torres durante pronunciamento do vereador Raimundo Lima, onde Erickson disse “que iria na próxima sessão ter muito cuidado, juntamente com seus pares da base, para depois de uma conversa ampla com os colegas vereadores procurar fazer uma abordagem de um tema que Raimundo Lima tinha acabado de citar. O papel dos blogueiro e bloguistas, quanto ao enfoque que foi dado, que seria um direito da mídia, que é de postar a matéria que lhe bem convier, tendo em vista do enfoque que foi dado a uma matéria do vereador Edson Henrique (pelas redes sociais), que foi amplamente divulgada pela mídia local, e depois da conversa com os vereadores da base, procurar o jurídico da Casa Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara para saber como tratar isso (as publicações), e tomarem providências quanto o que escrevia os “blogueiros e bloguistas”. Prestando atenção ao ‘Aurélio’ a palavra “Blogueiro e bloguista” é ignorada pelo dicionário.

Segundo consta no aparte do vereador, “sempre que tudo que é negativo (entre aspas) aparece na mídia local, a exemplo do concurso público”. O vereador só não se aprofundou mais porque o presidente deu prazo para seu aparte.

Informando mais uma vez ao vereador queixoso, que a palavra bloguista não consta em nenhum dicionário, e como ele mesmo disse, de já ter falado nesse assunto por diversas vezes na Câmara, seria mais prudente trocar o vocábulo. Depois agradecer, mas como formador de opinião, informador de notícias e não me considerar blogueiro, pois também não encontrei essa palavra no ‘Aurélio’, agradecer pelo que ele disse, que estamos no direito de informar ao público leitor. Pois bem, estamos informando. Esquece o vereador que vários blogs postam todas as semanas noticias positivas do governo municipal. Mas em outras ocasiões se postam notas que são negativas, a exemplo de obras inconclusas, caos no trânsito, estradas vicinais em péssimo estado de conservação e muitas outras que são informadas por aqueles leitores que nos procuram.

Amordaçar a imprensa senhor vereador é voltar aos tempos escuros de um passado triste, só aqueles que são contra a independência de uma informação quer seja ela boa ou ruim, é que querem a volta de um AI5 por exemplo. O Brasil, Pernambuco e Afogados da Ingazeira com certeza não querem isso de volta. Mas como diz o velho adágio: cada cabeça é um mundo. Mesmo sabendo que ainda existem cabeças no mundo da Lua.

Por Pedro Araújo

‘É preciso superar o negacionismo e promover ações efetivas em todos os níveis’, disse Luciano Duque sobre catástrofe climática enfrentada no Sul

Uma mudança no convívio com o meio ambiente é urgente, na opinião de Luciano Duque (Solidariedade). Ao refletir sobre a “catástrofe climática” enfrentada no Brasil, por meio das fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, o parlamentar argumentou ser necessário “superar o negacionismo e promover ações efetivas em todos os níveis: municipal, estadual e federal”.

Duque afirmou que “as mudanças climáticas deixaram de ser um futuro incerto para se tornar um presente impactante”. Como exemplo, salientou que “as chuvas atingiram 332 municípios no Rio Grande do Sul, deixaram milhares de pessoas desabrigadas e mais dois milhões afetadas”.

“A questão ambiental tem de ser olhada de outra forma. Precisamos promover uma mudança ética e moral. Não podemos aceitar um modelo de desenvolvimento que não pense em sustentabilidade. Flexibilizar não pode ser mais uma saída”, ponderou. O deputado condenou, ainda, a exploração política do tema, por meio da propagação de fake news.

Danilo Simões reitera compromisso com a renovação política de Afogados e faz críticas à gestão Sandrinho

Danilo diz não precisar provar apoio de Raquel, rebate Mário e critica  gestão Sandrinho : Nill Junior

Danilo Simões, pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, reiterou seu compromisso com a renovação política e lançou críticas contundentes à atual gestão municipal durante uma entrevista no Debate das Dez da Rádio Pajeú, realizada nesta quinta-feira (16).

Na entrevista, Danilo abordou diversos temas e destacou sua determinação em promover mudanças positivas para a cidade. Ele ressaltou a importância do apoio popular e da estrutura política para sua campanha, enfatizando que não pode ir para a disputa sem ter apoio político.

“Creio que ela não precisa mais fazer nenhum gesto em relação a minha pessoa. Tenho a convicção de que terei o apoio da governadora e do grupo político que a sustenta no estado. Se isso será externado amanhã, daqui a um mês ou daqui a dois meses, pouco importa para mim. O que importa é ter a garantia de que, ao ganhar as eleições em Afogados da Ingazeira, terei a parceria total do Governo do Estado para ampliar ainda mais as ações para o município”, afirmou Danilo sobre o apoio da governadora Raquel Lyra, que tem sido questionado pela situação.

Quanto ao impasse com o Gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho, Danilo explicou que tentou alinhar-se localmente com o PSDB, mas encontrou resistência por parte de Mário, que sempre transferia a decisão para a governadora. “As portas para o diálogo não estão fechadas”, enfatizou Danilo,” e continuo buscando uma solução”.

Danilo também disse estranhar a falta de defesa da governadora por parte de Mário quando enquanto ela é atacada por membros da Frente Popular do município.

Em relação às prioridades para Afogados da Ingazeira, Danilo criticou a lentidão e falta de entrega da atual gestão em questões como municipalização de trânsito, pátio da Feira e outras promessas não cumpridas.

“Qual é a prioridade? Enquanto a gente tem um monte de rua ainda para calçar, um monte de gente que não consegue entrar em casa quando chove, eu vou eu não vou cuidar disso? As ruas estão todas esburacadas, cidade mal cuidada, má impressão, ruim como se fosse um descuido mesmo falta de governança e aí você vai fazer praça. Não somos contra a praça, mas é preciso ver quais são as prioridades”, destacou.

“Então eu me proponho a fazer esse debate porque eu tô ao lado da população, eu tenho clareza de que a maioria dos afogadenses hoje clama por serviços básicos, eu não tô falando de grandes obras, de coisas mirabolantes. É entregar o que foi prometido e fazer aquilo que o povo precisa e como é que a gente faz o que o povo precisa? Ouvindo o povo”, completou Danilo.

Danilo também defendeu o governo de Raquel Lyra, lembrou que a governadora pegou um estado falido. “Isso é que o PSB não quer admitir, era um estado falido, ela teve que passar um ano organizando as contas do estado, um ano formando a base de sustentação do seu governo e não é fácil. A partir de agora a gente vai estar vendo uma enormidade de investimentos que vão sair para para o estado de Pernambuco”.

O líder da oposição de Afogados da Ingazeira também comentou sobre a formação da majoritária e a possibilidade do vereador Edson Henrique compor a chapa com ele. “Eu acho que o nome de Edson Henrique é um nome extremamente qualificado, ele já demonstrou isso por diversas vezes e eu tenho recebido grandes elogios da atuação dele como líder da oposição, é um rapaz extremamente centrado, inteligente, jovem que tem disponibilidade para ajudar. O que a gente tá fazendo é se unindo para ganhar as eleições, eu entendo que é um nome extremamente qualificado e que me honraria muito na composição da chapa e é uma coisa que eu acho que vai acontecer naturalmente”, afirmou.

Danilo também comentou a tentativa dos governista em lhe rotular como ‘candidato de Zé Negão’. “Eu acho que o próprio Zé Negão é quem fala melhor sobre isso. E ele coloca isso claramente, que hoje a gente faz parte de uma conjuntura, de uma unidade e que obviamente tem o peso de Zé Negão. Algumas pessoas, principalmente da Frente Popular, menosprezam Zé, mas foi um candidato que teve mais de 6 mil votos para prefeito, teve mais de 4 mil votos pra deputado federal, é uma liderança respeitável e que a gente tem que valorizar o seu trabalho. Não tenho nenhum problema de compor Chapa com Edson Henrique ou com próprio Zé Negão não tem problema nenhum em relação a isso com relação a ser o candidato Zé negão, eu acho que eles fazem isso de uma forma pejorativa para que eu me desestabilize em relação a isso, mas não vejo como um problema. Eu sou candidato de Zé Negão, de Edson Henrique e de uma grande parcela da população hoje que com certeza será a maioria da população quando eu ganhar a eleição”, destacou.

Danilo também abordou a questão dos contratados, afirmando que não haverá perseguição e que pretende abrir oportunidades para novas cabeças e ideias na administração municipal.

Denúncia de pagamentos irregulares de jornada extra de trabalho a PMs de Pernambuco é alvo de investigação

Policiais militares fazem jornada extra de trabalho  (Foto: Arquivo)

A Polícia Militar apura a denúncia de fraude no pagamento de jornada extra de trabalho a integrantes da corporação no Estado.

Segundo a PM, foi aberta uma Investigação Preliminar sobre a conduta de 35 homens que teriam recebido dinheiro para fazer plantões, mas sem trabalhar efetivamente.

O caso surgiu a partir de uma denúncia que consta em uma auditoria que teria sido feita por determinação do alto escalão da corporação.

A informação foi divulgada pelo Jornal do Commercio e confirmada, nesta quinta (16), pelo Diario de Pernambuco.

Por meio de nota, a PM disse que a investigação terá “prazo para defesa dos policiais citados no relatório da auditoria, que é realizada mensalmente e, diariamente, monitorada”.

Denúncia

Segundo essa auditoria, os PMs envolvidos fariam parte da Operação Koban, do 17º Batalhão, em Paulista, no Grande Recife.

Eles teriam embolsado, de forma irregular, dinheiro do programa de Jornada Extra (PJEs), entre 2022 e 2023.

Criada para estreitar laços entre PMs e moradores de comunidades, a Koban opera em Maranguape I e Jardim Maranguape.

Estão sob investigação 378 pagamentos. Cada um deles foi de R$ 200.

Também estariam na lista de benefícios irregulares PMs de batalhões de Nazaré da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru além de unidades especializadas do Grande Recife.

Estado se prepara para criar 6 novas unidades de conservação na caatinga

Caatinga é um bioma que precisa de proteção  (Foto: Governo de Pernambuco)

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) deu início a estudos para a criação de seis novas unidades de conservação (UC’s) na caatinga.

A ideia é ampliar o controle sobre um número maior de territórios cobertos pela caatinga, por meio de regime especial de proteção ambiental.

Essa estratégia está incluída em uma série de políticas públicas do Governo Estadual para proteger a Caatinga das pressões e dos efeitos das mudanças climáticas sobre o bioma.

A iniciativa receberá aporte de R$ 1,8 milhões do Fundo Mundial para o Meio Ambiente, através do Programa do Governo Federal GEF Terrestre (GEF, sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund).

A coordenação é do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FunBio) em conjunto com a Semas-PE e em articulação com a CPRH.

“Quase 85% do território do estado é coberto pela Caatinga e ainda assim temos poucas unidades de conservação do bioma, se comparado com a quantidade de UC’s na Mata Atlântica. Essa desproporcionalidade pode ser explicada porque o processo histórico de criação de UCs no Estado aconteceu a partir da proteção das áreas naturais próximas à Região Metropolitana e ao litoral, na década de 80; enquanto as primeiras UCs na Caatinga foram criadas a partir de 2001, sendo as primeiras de gestão estadual criadas em 2012. Com a criação dessas novas Unidades, vamos promover ainda mais a valorização ambiental do semiárido”, explica o secretário executivo de Meio Ambiente da Semas-PE, Walber Santana.

Atualmente, Pernambuco possui 15 unidades de conservação estaduais na Caatinga, incluindo as RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). A demarcação de regiões em UCs é uma maneira de aumentar a proteção sobre essas áreas e, assim, evitar a supressão de vegetação do bioma ou extração indiscriminada dos seus recursos naturais.

Embora a criação de novas unidades de conservação na Caatinga não seja algo inédito, essa não é uma iniciativa trivial em termos de políticas públicas ambientais.

“A Bacia do Pajeú é uma dessas regiões com altíssima prioridade de conservação, por exemplo, com espécies muito emblemáticas da Caatinga e recursos naturais abundantes”, explica o coordenador técnico e especialista em restauração de ecossistemas do Cepan, Pedro Sena.

TREs poderão cassar toda a chapa caso seja comprovada fraude à cota de gênero

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (16), por maioria, uma nova súmula jurisprudencial para orientar as instâncias inferiores sobre o julgamento de fraudes à cota de gênero nas eleições proporcionais.

Pela súmula aprovada, que teve como base dezenas de julgamentos do TSE sobre o assunto, ficou estabelecido que há fraude à cota sempre que estiver presente algum dos seguintes critérios:

  • Votação zerada;
  • prestação de contas padronizada ou com ausência de movimentações financeiras relevantes;
  • ausência de atos efetivos de campanha;
  • divulgação ou promoção da candidatura de terceiros.

Na ocorrência de alguma ou mais de uma dessas hipóteses, os juízes eleitorais e os tribunais regionais eleitorais (TRE’s) ficam autorizados a reconhecer a fraude e cassar toda a chapa do partido envolvido, independentemente dos outros candidatos eventualmente eleitos terem conhecimento ou participação no crime eleitoral.

Pelo texto aprovado, ficam inelegíveis todos os que tiverem participação direta ou anuírem com a fraude. Ficou assentado ainda que os votos recebidos pelo partido envolvido serão anulados, sendo realizado recálculo dos quocientes eleitorais e partidários.

A regra se aplica já para as eleições municipais deste ano, que estão marcadas para 6 outubro, com eventual segundo turno marcado para 27 de outubro, em cidades com mais de 200 mil habitantes.

Cerco a fraudes
Pela legislação atual, os partidos são obrigados a destinar no mínimo 30% das candidaturas e a quantia proporcional dos recursos públicos para gastos de campanha para candidatas mulheres.

A regra vale paras as eleições a vereador, deputado estadual e deputado federal. Nos últimos anos, apesar de movimentos do Congresso para anistiar condutas passadas, o TSE vem fechando o cerco às fraudes.

A nova súmula servirá para “sinalizar não só para os partidos, mas para os candidatos, qual é a posição consolidada, no estado da arte jurisprudencial, sobre a fraude à cota de gênero”, frisou o ministro Floriano de Azevedo Marques.

A única a divergir parcialmente foi a ministra Isabel Galotti. Ela discordou em inserir na súmula a previsão de cassação de toda a chapa do partido envolvido em eventual fraude à cota de gênero. Ela argumentou que, nesse ponto, ainda há casos específicos que colocam dúvidas sobre a jurisprudência.

Um desses casos específicos, pendente de julgamento, ainda deve definir se há cassação no caso de candidata mulher eleita com votos suficientes por conta própria, sem se valer dos votos na legenda para conseguir se eleger, destacou Galotti.

Os demais ministros concordaram com a observação da ministra, mas ponderaram que se houver alguma mudança na jurisprudência em algum caso específico, uma ressalva poderá ser inserida “modificando-se a súmula no futuro”, disse a ministra Cármen Lúcia.

Operação policial evita roubo a um carro-forte e prende dois suspeitos, no sertão da Paraíba

Um roubo a um carro-forte foi evitado, na manhã desta quinta-feira (16) em Malta, próximo ao município de Patos. Durante uma operação conjunta entre as polícias Civil e Rodoviária Federal, dois criminosos foram presos.

Segundo a Polícia Civil, o grupo já estava sendo monitorado. Na ação da policia, outros dois bandidos conseguiram fugir, mas ficaram feridos durante o confronto com os policiais.

Foram apreendidos dois fuzis nos calibres 5.56 e 7.62, nove carregadores e uma grande quantidade de munição. Um dos veículos utilizados pelos bandidos também foi apreendido e será periciado pelo Instituto de Polícia Científica.

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

Morre o narrador Silvio Luiz, aos 89 anos, em São Paulo

O narrador Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16), aos 89 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio. O narrador sofreu um derrame enquanto trabalhava na transmissão digital da Record em Palmeiras x Santos, final do Campeonato Paulista, há mais de um mês.

Ainda segundo o comunicado assinado pelos médicos Roberto Betti e Haggeas da Silveira Fernandes, diretores do Hospital Oswaldo Cruz, Silvio Luiz morreu às 9h40 desta quinta-feira, em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Desde a final do Paulistão, o narrador foi internado duas vezes. Ele foi hospitalizado no dia da decisão do Estadual, se recuperou e voltou para casa poucos dias depois. Depois de um mal estar em casa, voltou a ser internado. O quadro piorou na semana passada e ele estava na UTI desde a última quarta-feira.

Sobe para quatro o número de mortes confirmadas por dengue no Estado, em 2024

Subiu para quatro o número de confirmações de mortes provocadas por dengue em Pernambuco, em 2024.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (15), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do mais recente boletim epidemiológico emitido pela pasta.

O óbito mais recente aconteceu em Moreno, no Grande Recife, no dia 5 de maio.

A vítima é um homem de 79 anos, que já tinha outras doenças pré-existentes, segundo a SES-PE.

Desde o início do ano, o Estado já soma 3.325 casos confirmados da doença.

No boletim divulgado no dia 8 de maio, eram 2.749 casos confirmados da doença.

Desse total, são 60 ocorrências consideradas graves.
O estado também registra, até agora, mais de 25 mil casos prováveis.

CBF anuncia paralisação do Brasileirão por duas rodadas

VÍDEO: imagens aéreas mostram Canoas inundada durante enchente no RS; mais  de 180 mil pessoas foram atingidas, diz prefeitura | Rio Grande do Sul | G1

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou no início da noite desta quarta-feira, 15, a suspensão de todos os jogos da Série A do Campeonato Brasileiro até o dia 27 de maio. A decisão é uma resposta às enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas.

Com a paralisação, a sétima e a oitava rodadas da competição foram adiadas. A expectativa é pelo retorno do torneio no dia 1º de junho, com os jogos da nona rodada.

Em nota, a CBF explicou que a suspensão é válida apenas para a primeira divisão nacional. As demais competições seguem sem alterações, exceto para jogos envolvendo clubes gaúchos. 

Segundo o comunicado, 15 clubes foram favoráveis à paralisação. São eles: Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico-PR, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Bahia, Juventude, Vitória, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Botafogo, Internacional e Vasco da Gama.

Veja o comunicado da CBF:

Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.

Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira.

Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.

Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame.

Os clubes que pediram a suspensão da competição são: 

(1) Atlético Clube Goianiense; 

(2) Atlético Mineiro SAF;

(3) Club Athletico Paranaense; 

(4)Criciúma Esporte Clube; 

(5) Cruzeiro Esporte Clube SAF; 

(6) Cuiabá EsporteClube SAF; 

(7) Esporte Clube Bahia SAF; 

(8) Esporte Clube Juventude; 

(9) Esporte Clube Vitória;

(10) Fluminense Football Club; 

(11) Fortaleza Esporte Clube; 

(12) Grêmio Football Porto Alegrense; 

(13) SAF Botafogo;

(14) Sport Club Internacional; 

(15) Vasco da Gama SAF.

Tal decisão foi baseada também no pedido feito pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.

A CBF informa também que a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A está mantida para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.

Datena diz que sairá candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB

Cadê o Datena? Saiba por que apresentador se afastou do Brasil Urgente ·  Notícias da TV

O apresentador José Luiz Datena disse hoje que será candidato nas eleições deste ano.

Datena anunciou nesta quarta (15) que deve concorrer à Prefeitura de São Paulo como cabeça de chapa pelo PSDB. A informação foi divulgada pelo g1 e confirmada ao UOL News pelo próprio apresentador.

O apresentador se filiou ao PSDB no início de abril, mas estava cotado para ser vice na chapa de Tabata Amaral (PSB). Ele chegou a participar do lançamento da pré-candidatura da deputada federal na casa da família dela, na Vila Missionária, na zona sul de São Paulo.

Foi apurado que Datena afirmou ter “disposição” para ser candidato em jantar com tucanos há cerca de 15 dias. No encontro — que reuniu o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo e outros caciques —, o apresentador viu pesquisas que revelam que ele pode vencer as eleições.

Apresentador mantém contato diário com nomes do PSDB. Em breve, ele deve participar de um encontro para definir a data de anúncio de sua candidatura e outros detalhes. Até o momento, não há um prazo definido para isso acontecer.

Vereador Edson Henrique apresenta representação no Ministério Público de Pernambuco contra a Prefeitura de Afogados da Ingazeira

Nesta terça-feira (14), o vereador Edson Henrique divulgou uma nota informando que apresentou uma Representação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em relação a supostas irregularidades no pagamento dos subsídios aos servidores públicos municipais de Afogados da Ingazeira/PE, especificamente os Guardas Municipais.

Segundo a nota, o Município estaria agindo de forma ilícita ao não realizar o correto pagamento dos subsídios aos guardas municipais, desrespeitando a legislação vigente que determina o pagamento de um adicional de periculosidade de 30% sobre os vencimentos. O vereador afirma: “É devido aos servidores um adicional de periculosidade de 30% sobre seus vencimentos, no entanto, tem sido pago apenas 25%”.

O vereador argumenta que tais ações configuram um claro abuso de poder por parte do gestor municipal, que estaria agindo em desacordo com a legislação municipal. Ele destaca: “Os proventos devidos aos funcionários públicos municipais devem seguir parâmetros específicos estabelecidos pela lei, os quais estariam sendo desrespeitados sem justificativa plausível”.

Para o vereador Edson Henrique, as atitudes do gestor municipal configuram crime de responsabilidade, uma vez que estaria agindo contra a lei e deixando de cumprir obrigações que lhe competem.

Ele destaca ainda: “Ele merece ser responsabilizado legalmente por sua conduta inadequada como gestor municipal”.

O Município de Afogados da Ingazeira/PE, através de seu gestor, tem agido de forma ilícita, pois não realiza o correto pagamento dos subsídios aos servidores públicos municipais, lotados no cargo de Guarda Municipal. De acordo com a legislação vigente, é devido aos servidores um adicional de periculosidade de 30% sobre seus vencimentos, no entanto, tem sido pago apenas 25%.

Essas ações configuram claro abuso de poder por parte do gestor, que está agindo em desacordo com a legislação municipal. Os proventos devidos aos funcionários públicos municipais devem seguir parâmetros específicos estabelecidos pela lei, os quais estão sendo desrespeitados sem justificativa.

Portanto, as atitudes do gestor municipal configuram crime de responsabilidade, pois está agindo contra a lei e deixando de cumprir obrigações que lhe competem, conforme estabelecido pelo Decreto-Lei 201 de 27 de fevereiro de 1967. Ele merece ser responsabilizado legalmente por sua conduta inadequada como gestor municipal.

Vereador Edson Henrique