Operação Frígia prende policiais e vice-prefeito de Serrita envolvidos com garimpo ilegal

 (Foto: Divulgação)

Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a operação Frígia, que visa combater organização criminosa que atuava com garimpo ilegal no Sertão de Pernambuco. Neste momento estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão, sendo três mandatos destinados a policiais militares, já afastados das funções, que atuavam diretamente na atividade criminosa, além do vice-prefeito de Serrita que dava suporte aos criminosos e afastamento das funções de um policial federal envolvido no esquema. A operação foi batizada com o nome Frígia para fazer menção a terra do Rei Midas da mitologia grega, pois tudo o que ele tocava virava ouro.

Além de garimpeiros, vice-prefeito de Serrita e policiais militares e  federal são alvos de Operação da PF - Ricardo Antunes

A operação está sendo cumpridas em cidades de Pernambuco e Ceará, sendo elas: Serrita-PE, São José do Belmonte-PE, Verdejante-PE, Igarassu-PE, Juazeiro do Norte-CE e Jardim-CE. Nestas cidades foram constatados o envolvimento na organização criminosa de agentes públicos e particulares, financiadores, refinadores de minério e receptadores. A operação contou com a participação de 57 policiais federais e foi oriunda de uma investigação conjunta realizada entre a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e o Ministério Público Federal.

A atividade praticada pelos criminosos consistia na extração de minérios em terrenos públicos e particulares, localizados na Zona Rural de Verdejante, com o consequente beneficiamento, que era realizado no município de Serrita, e, por fim, a comercialização do ouro. Os valores oriundos da venda eram colocados em circulação através da aquisição de veículos e outros bens, caracterizando em lavagem de dinheiro. Também se constatou que alguns pagamentos pelos serviços realizados em favor do garimpo eram feitos através de verbas da Prefeitura Municipal de Serrita.