Preço dos ovos dispara e aumento chega a 50% em diversas regiões do País

Preço dos ovos deverá continuar alto por mais dois meses, estima Associação  | Agronegócios | G1

O preço dos ovos registrou um aumento significativo em todo o país, chegando a 50% em algumas regiões, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados. A alta vem sendo sentida pelos consumidores desde o início de janeiro, e tem impacto direto no orçamento das famílias brasileiras.

Em entrevista à Rádio Jornal do Recife, o presidente do Instituto Ovos Brasil, Edival Veras, explicou os principais fatores que levaram ao aumento. Segundo ele, a oscilação dos preços é natural no setor, que muitas vezes opera com margem negativa.

“Os supermercados falam que o preço subiu bastante, mas ele estava abaixo do custo. O milho vem subindo, estamos no verão, período em que as aves produzem menos, e isso influencia diretamente na oferta e no preço”, destacou.

Ainda de acordo com Veras, os insumos utilizados na alimentação das aves, como milho e soja, representam cerca de 70% do custo de produção. A alta do dólar também tem impacto no preço dos alimentos, já que esses ingredientes são comercializados internacionalmente.