
A cantora e cirandeira Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco e uma das maiores representantes da cultura popular brasileira, anunciou na noite desta quinta-feira (4) sua exoneração do cargo de secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Ilha de Itamaracá. A decisão foi tomada pelo prefeito Paulo Galvão (PSD) e confirmada pela própria artista em comunicado publicado nas redes sociais.
Na nota, Lia afirmou que não deixa a cultura, mas a Prefeitura da Ilha. Aos 80 anos, com mais de sete décadas de carreira dedicadas à ciranda e à valorização da identidade cultural pernambucana, ela disse que enfrentou entraves para exercer suas funções na pasta e que foi desrespeitada pela gestão municipal.
“Não concordei com projetos que não pude opinar em nada, nos quais não tive direito de decisão sendo titular da pasta. Minha equipe também não foi consultada para a destinação de recursos para a contratação de bandas dos eventos que serão realizados na cidade, onde não haverá a participação de artistas da cultura popular”, declarou.
A cirandeira destacou ainda que chegou a ser exonerada temporariamente em uma manobra administrativa para realização de eventos, o que classificou como mais uma demonstração de desrespeito. Ela também informou que levará o caso ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na próxima semana.