Intoxicação por metanol: três possíveis casos e duas mortes são investigados em Pernambuco

Pacientes estavam no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru/Foto: SES-PE

Dois homens morreram no Agreste de Pernambuco com suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Os casos estão sendo investigados pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). As vítimas estavam internadas no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, para onde também foi encaminhado um terceiro paciente, que sobreviveu, mas perdeu a visão nos dois olhos.

Os três homens são residentes dos municípios de Lajedo e João Alfredo. As mortes ocorreram após quadro clínico compatível com envenenamento por metanol, substância inflamável, tóxica e de difícil identificação, apenas destinada à indústria, mas que tem sido usado para adulterar bebidas. O Instituto de Medicina Legal (IML) ficará responsável por confirmar a causa por meio de exames.

Autoridades estaduais de saúde iniciaram investigações e fiscalizações em distribuidoras de bebidas para apurar a origem da contaminação. A recomendação é que as vigilâncias municipais intensifiquem as vistorias, coletem amostras suspeitas e, se necessário, interditem lotes adulterados.

Os sintomas iniciais podem ser confundidos com os da ingestão de álcool comum e incluem náuseas, vômitos, dor abdominal e sonolência. No entanto, entre seis e 24 horas após o consumo, surgem sinais graves como visão turva, cegueira, convulsões e coma.

A Apevisa emitiu uma nota destacando que “orienta a busca ativa de pessoas que possam ter consumido bebidas da mesma origem, além da capacitação das equipes de saúde para o manejo clínico adequado, incluindo uso de antídotos específicos e hemodiálise nos casos graves”. A Agência ainda reforçou a importância de verificar os sinais de adulteração e que é “essencial redobrar a atenção com drinques prontos e evitar produtos sem procedência ou com preços muito abaixo do mercado”.

Morte de detento na cadeia pública de Serra Talhada está com investigação em andamento

Cadeia Pública de Serra Talhada, no Sertão

Ainda há muitas perguntas sem respostas sobre a morte de Marcones Pereira dos Santos que foi encontrado morto em uma das celas da cadeia pública de Serra Talhada que havia sido recolhido para o sistema prisional após ser acusado de abusar de uma criança de 7 anos.

Adriana, que é irmã do detento, insiste que as circunstâncias de sua morte são suspeitas e que há informações contraditórias circulando. A investigação continua e os familiares buscam a verdade.

A família do detento pede uma investigação completa e justiça. Eles mantêm que Marcones, apesar das acusações contra ele, também era uma vítima do sistema prisional falho e injusto.

Detalhes do Incidente

No sábado (27) à noite, Marcones foi acusado pela mãe da criança de beijar a menina e passar as mãos nas partes íntimas dela. O acusado foi levado para a delegacia e passou por uma audiência de custódia. O juiz, então, decidiu que ele devia ficar preso.

Na manhã de segunda-feira (29), os familiares souberam por meios de comunicação que um detento havia sido assassinado em uma das celas da prisão. A irmã de Marcones foi ao local e recebeu a informação de que ele estaria morto.

De acordo com Adriana, irmã de Marcones, ele apresentava problemas mentais e estava passando por uma crise. Ela afirma que fez todos os esforços possíveis para informar à prisão sobre a condição de seu irmão e esperava que ele fosse colocado em uma cela separada. No entanto, suas tentativas foram em vão.

STF forma maioria para manter 513 deputados federais e adia redistribuição para 2030

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta terça-feira (30) para referendar a decisão liminar do ministro Luiz Fux que mantém o atual número de 513 deputados federais e a distribuição em vigor das vagas por estado para as eleições de 2026.

Com a decisão, qualquer alteração no total de cadeiras da Câmara dos Deputados, que chegou a ser debatida no Congresso, ou qualquer normatização que pudesse advir do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve ser aplicada somente a partir do pleito de 2030. A votação no Plenário Virtual será encerrada nesta quarta-feira (1º).

A liminar de Fux foi proferida na segunda-feira (29), atendendo a um pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

O ministro Fux enviou sua decisão ao plenário virtual da Corte para ser referendada. Até o momento, a decisão foi seguida pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Dias Toffoli.

O pedido do Congresso argumentou que era necessário garantir a segurança jurídica e o princípio da anualidade eleitoral, que exige que as regras das eleições sejam definidas com um ano de antecedência.

O que está por trás do aumento de infartos entre jovens no Brasil

Casos de infarto entre crianças e jovens dispararam nos últimos dois anos  na região de Campinas; entenda

Tradicionalmente ligado a pessoas mais velhas, o infarto tem crescido entre brasileiros com menos de 40 anos. Entre 2022 e 2024, mais de 234 mil atendimentos nessa faixa etária foram registrados pelo Ministério da Saúde, resultando em 7,8 mil mortes. São Paulo concentrou o maior número de óbitos, seguido pelo Rio de Janeiro.

Especialistas apontam que grande parte dos casos poderia ser evitada. Fatores como tabagismo, colesterol alto, hipertensão, obesidade, diabetes, uso de drogas e anabolizantes estão entre os principais gatilhos. O cigarro continua sendo o mais crítico, mas o uso de esteroides e cigarros eletrônicos também aumenta significativamente os riscos, mesmo em jovens saudáveis.

Impactos da pandemia e estilo de vida

A pandemia de Covid-19 agravou a situação. O isolamento reduziu a prática de exercícios, alterou a alimentação, piorou o sono e elevou os níveis de estresse, favorecendo o acúmulo de gordura visceral, ligada a infartos precoces.

Além disso, atrasos em exames e consultas dificultaram a detecção de fatores de risco. Estudos mostram que a infecção pelo coronavírus pode causar inflamações nos vasos e no coração, aumentando o risco de eventos cardíacos em pessoas jovens.

Diferenças por sexo e região

Nos últimos três anos, homens até 40 anos tiveram mais de 156 mil procedimentos relacionados a infarto, enquanto mulheres somaram cerca de 77 mil. A maioria dos casos ocorre entre 31 e 40 anos, mas registros em adolescentes e crianças não são raros. O risco é maior em regiões com acesso limitado a serviços de saúde, como o Norte e o Nordeste, refletindo desigualdades socioeconômicas.

Especialistas enfatizam que identificar sintomas como dor no peito, formigamento nos braços e falta de ar é essencial. Outras doenças cardiovasculares, como AVC e cardiomiopatia, também representam ameaça, especialmente para quem tem histórico familiar. A prevenção inclui hábitos saudáveis desde a infância, combate ao tabagismo, drogas e anabolizantes, além de acompanhamento médico regular.

Inmet aponta risco de baixa umidade para toda a região do Pajeú

Inmet alerta para baixa umidade em cidades do Sertão e Sertão do São  Francisco; confira lista | Últimas: Pernambuco.com - O melhor conteúdo  sobre Pernambuco na internetO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso de baixa umidade para 33 municípios de Pernambuco. O alerta é válido até as 23h59 desta terça-feira (30).

O aviso do Inmet é de ‘Perigo Potencial’, quando a umidade relativa do ar fica entre 30% e 20%. Todos os municípios fazem parte do Sertão do estado.

Para proteger-se da baixa umidade, hidrate o corpo bebendo bastante água e sucos, evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, umidifique o ar com umidificadores ou recipientes com água e proteja-se de irritações usando hidratantes para pele, soro fisiológico para os olhos e nariz, e máscaras, se necessário.

Ex-promotor Marcellus Ugiette é condenado por improbidade por receber um iPhone para beneficiar preso

O ex-promotor Marcellus Ugiette. (Foto: Thalyta Tavares/Arquivo DP)

O ex-promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Marcellus Ugiette foi condenado, na última quinta-feira (25), por improbidade administrativa por ter recebido R$ 3 mil e um iPhone 7 para beneficiar preso. Em março deste ano, ele já havia sido condenado a 10 anos e 9 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo mesmo episódio.

A petição inicial narra que o então promotor, após receber depósitos em dinheiro e o smartphone, teria agido para que o preso Gilson Fonseca dos Santos fosse recolhido ao Presídio de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, e não na comarca do Recife, como determinado.

Ugiette também é acusado de encaminhar ofícios para elaboração de relatórios psicossociais visando “subsidiar um futuro pedido de prisão domiciliar” do preso.

As condutas foram tipificadas como atos de improbidade administrativa que resultam em enriquecimento ilícito e que atentam contra os princípios da administração pública.

Empréstimo e presente de aniversário

Outros réus no processo, o detento Gilson Fonseca dos Santos e a esposa Genilza Gonçalves Carneiro alegaram que, sendo pessoas de pouca instrução e oriundas de cidade do interior, “agiram por desespero diante da condenação de Gilson e buscaram orientação junto ao promotor de Justiça por intermédio de uma amiga em comum”.

Segundo o casal, a relação com o ex-promotor evoluiu para uma amizade. O aparelho celular seria um presente de aniversário. Já o dinheiro era um empréstimo, devidamente quitado, sem qualquer nexo com a função pública, de acordo com a versão.

Já Marcellus Ugiette apresentou contestação alegando não haver elementos mínimos de materialidade e dolo. Ele também destacou que, por estar aposentado desde 30 de abril de 2019, seria impossível a aplicação da sanção de cassação de aposentadoria, prevista no pedido de condenação.

O ex-promotor também negou a prática de enriquecimento ilícito, reiterando que os valores recebidos foram de um empréstimo e o celular, um presente. Sua atuação, segundo alega, foi legítima e rotineira, visando garantir o cumprimento da pena em local próximo à família de Gilson.

No processo, o Ministério Público apresentou réplica, afirmando ter havido dolo e citando uma tentativa de dissimular os valores recebidos através de depósito na conta do filho de Ugiette.

A juíza Maria do Rosário Arruda de Oliveira, do Gabinete da Central de Agilização Processual, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), afirma na sentença que “a aposentadoria do agente público não constitui um salvo-conduto para os atos ilícitos praticados na ativa”.

“As vantagens patrimoniais não foram concedidas de forma desinteressada; elas foram a contrapartida, a moeda de troca por uma atuação funcional do então Promotor de Justiça que, sabidamente, extrapolava suas atribuições legais e visava a um benefício pessoal para o apenado”, escreve.

Ela também conta que o réu atuou em um processo de execução penal para o qual não possuía atribuição.

“Ao intervir pessoalmente, acompanhar o apenado ao presídio e utilizar seu cargo para requisitar documentos, o Réu não agiu como fiscal da lei, mas como verdadeiro advogado particular do sentenciado, o que é vedado”.

Sanções

Sobre Gilson e Genilza, a magistrada defende que eles não figuram “como meros expectadores”. “Eles foram os agentes corruptores, os particulares que induziram e concorreram para a prática do ato de improbidade, dele se beneficiando diretamente”, afirma.

Marcellus Ugiette foi condenado à perda dos valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio: o montante de R$ 3 mil e o valor de mercado correspondente a um aparelho iPhone 7 à época dos fatos. Ele também deverá pagar uma multa equivalente ao acréscimo patrimonial, além de ter os direitos políticos suspensos por oito anos e estar proibido de contratar com o poder público nos próximos cinco anos.

Gilson Fonseca dos Santos e Genilza Gonçalves Pinheiro foram condenados a pagar solidariamente entre si e com o ex-promotor uma multa equivalente ao acréscimo patrimonial de Ugiette. Eles também tiveram determinadas a suspensão dos direitos políticos por quatro anos e a proibição de contratar com o poder público pelo prazo de oito anos.

Surpresa

Em nota, o advogado Leonardo Aguiar, que representa o ex-promotor, declarou que recebeu com surpresa a sentença.

“Entendemos que a decisão foi precipitada, pois havia pedido expresso da defesa para a realização da fase de instrução processual, com a oitiva das testemunhas, oportunidade em que certamente todos os fatos restariam esclarecidos”, diz o posicionamento.

O advogado adiantou que vai recorrer. “Estamos convictos de que, diante da devida análise das provas e da ampla defesa, prevalecerá a verdade e o Dr. Marcellus de Albuquerque Ugiette será absolvido”, finaliza.

Pernambuco inova na modernização da gestão de medicamentos e passa a ser pioneiro com o e-SUS AF

Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com o Ministério da Saúde e o Cosems-PE, realiza oficina sobre transformação digital na assistência farmacêutica

Pernambuco se torna o primeiro Estado brasileiro a implantar o e-SUS AF, sistema inovador que promete maior agilidade, transparência e qualidade na gestão e no acompanhamento do acesso aos medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A novidade permitirá monitorar em tempo real o percurso dos medicamentos, do estoque até a entrega ao cidadão. Dessa maneira, é possível reduzir o tempo de atendimento nas farmácias públicas e ampliar a segurança do paciente.

Neste segunda e terça-feira (dias 29 e 30), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), realiza a oficina Transformação Digital na Assistência Farmacêutica e Cuidado Farmacêutico no SUS, na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no Recife.

Os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Caruaru, Salgueiro e Cedro serão os primeiros municípios a receber o sistema.

Decisão inédita no Sertão: mulher poderá incluir na certidão nomes dos pais biológico e socioafetivo

Em decisão inédita em uma comarca no Sertão de Pernambuco, o juízo da 2ª Vara Cível de Salgueiro concedeu a uma mulher o direito de incluir, em sua certidão de nascimento, o nome de seu pai biológico conjuntamente com o nome de seu pai socioafetivo.

A sentença foi proferida pela juíza Ticiana Rafael, que reconheceu a existência da multiparentalidade. A declaração, com a manutenção do pai socioafetivo no registro civil e a inclusão do pai biológico, permitirão que ambos os vínculos de filiação produzam efeitos jurídicos.

Segundo os autos, a criança foi registrada com o nome do homem que acreditava ser seu pai biológico na época de seu nascimento, mas que, na verdade, desenvolveu com ele um vínculo de paternidade socioafetiva.

Posteriormente, ao descobrir que era fruto de uma relação extraconjugal de sua mãe e após a morte do homem que a registrou inicialmente, a jovem demonstrou o desejo de incluir o nome do pai biológico em sua certidão de nascimento.

A sentença considerou o parecer favorável do Ministério Público de Pernambuco, que destacou a importância da proteção integral e do melhor interesse da adolescente.

A realização de estudo psicossocial atestou a existência de fortes laços afetivos entre a autora e a família de seu pai registral, confirmando a posse do estado de filha e a existência de um ambiente familiar estável e afetuoso.

Ainda no curso do processo, a adolescente alcançou a maioridade e reiterou o desejo de ver reconhecida a multiparentalidade, mantendo o vínculo com a família de seu pai socioafetivo e incluindo o pai biológico em seu registro de nascimento.

Em sua fundamentação, a magistrada alegou que “a própria autora, de forma madura e consciente, expressa o desejo de manter esse laço, que foi fundamental para sua formação e bem-estar. A relação paterno-filial socioafetiva está, portanto, inequivocamente comprovada”, defendeu.

Por outro lado, considerou que o direito ao reconhecimento da ancestralidade biológica é um direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, ligado à própria identidade do ser humano. “Impedir a autora de conhecer e ter em seu registro o nome de seu pai biológico seria uma violação a esse direito fundamental”, afirmou a juíza Ticiana Rafael.

Por fim, a sentença reconhece que “não há hierarquia entre a paternidade biológica e a socioafetiva. Ambas as formas de filiação merecem a tutela do Estado, pois refletem a complexidade das relações humanas e atendem, em última análise, ao melhor interesse da pessoa, que tem o direito de ver sua história e sua identidade plenamente reconhecidas, com todos os direitos e deveres decorrentes de ambos os vínculos paternos”.

Do Diario de Pernambuco

PSDB define esta segunda-feira se é governo ou oposição na Assembleia Legislativa

Os deputados estaduais Diogo Moraes e Débora Almeida

O PSDB, presidido no estado pelo presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto, vai reunir sua comissão executiva estadual e bancada na Alepe para definir esta segunda-feira às 11 horas se vai integrar a base da governadora Raquel Lyra ou se incorporar em definitivo ao grupo oposicionista, que apoia a candidatura do prefeito João Campos. A maioria dos integrantes da executiva é oposicionista pois foi designada pelo atual presidente mas a bancada estadual está dividida ao meio: os deputados Débora Almeida e Izaías Regis, defendem o apoio à governadora enquanto Álvaro e Diogo Moraes, filiado recentemente após deixar o PSB, são oposicionistas.

Na última reunião realizada no dia 18 de agosto na qual Diogo foi recebido como novo membro do partido, a deputada Débora Almeida foi destituída da liderança e ele assumiu o posto após a própria executiva decidir que, havendo empate na bancada sobre a liderança, caberia ao órgão estadual resolver a questão. Como Débora continuou tendo o apoio de Izaías e Diogo foi apoiado por Álvaro Porto, o ex-socialista acabou vencedor, incorporando a legenda à oposição e assumindo, em seguida, a presidência da CPI da Publicidade, criada pela oposição para investigar possíveis irregularidades na licitação para escolha das agências encarregadas de fazer a divulgação das ações governamentais.

Débora Almeida ajuizou a questão e voltou à liderança por decisão do Tribunal de Justiça. A filiação de Diogo e sua escolha como líder foram argumentos da parlamentar para justificar a ação judicial sob alegação de que ambas feriram o estatuto do PSDB. Como nada mudou de lá para cá é impossível saber o que haverá na reunião desta segunda, mas a disposição do presidente estadual é fazer Diogo voltar a ser líder. Para isso, ele proporia, antes da escolha do líder, a decisão do partido em apoio à candidatura a governador do prefeito do Recife. O entendimento é o de que, diante deste xeque-mate, Débora e Izaías se sentiriam constrangidos a liderar um partido contrário ao entendimento dos dois. Haja o que houver e, sabendo da disposição de Débora de não dar o braço a torcer, é provável que o assunto continue judicializado.

Do Jornal do Commercio

Suspeito de matar estudantes em escola de Sobral é preso

Novo vídeo de ataque em escola mostra criminosos atirando

Um dos suspeitos de matar dois estudantes e ferir três em uma escola de Sobral, na quinta-feira, 25, foi preso nesta sexta-feira, 26. Ele foi localizado no bairro Sumaré e contra ele constava um mandado em aberto por homicídio. Conforme O POVO apurou, duas mulheres, que seriam irmã e companheira do homem, foram detidas e conduzidas para a Delegacia Regional de Sobral.

As capturas foram executadas pelo Núcleo de Homicídio da Delegacia Regional de Sobral e contaram com apoio da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ainda de acordo com a apuração do O POVO, a moto utilizada no crime era roubada e foi apreendida.

Governador publica vídeo da prisão do suspeito

O governador Elmano de Freitas (PT) publicou nas redes sociais o vídeo do momento em que o preso chega à delegacia.”Nossa Polícia acaba de prender um dos envolvidos no bárbaro crime ocorrido ontem em uma escola de Sobral. Seguimos na caça do segundo envolvido no caso. Parabenizo nossas forças de segurança pela rápida resposta. Que esses bandidos não fiquem impunes!”, disse na postagem.

Câmeras de segurança flagraram a ação de dois homens que atiraram contra estudantes da escola nessa quinta-feira, 25. Nas imagens, é possível ver que os homens estacionam a moto na esquina da escola, descem e se dirigem até o estacionamento da instituição. Mais de dez tiros foram ouvidos. A dupla volta para a motocicleta e foge.

Os tiros foram disparados da calçada, em direção à grade da escola, onde os alunos estavam encostados durante o intervalo. Dois adolescentes, Victor Guilherme Sousa de Aguiar, 16, e Luiz Cláudio Sousa Oliveira Filho, 17, não resistiram aos ferimentos. Outros três foram baleados e socorridos. Um deles continua internado.

Durante coletiva de imprensa em Sobral ainda na noite de quinta-feira, 25, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, afirmou que há indícios de que o crime pode ter sido premeditado.

“Toda aquela movimentação dos dois que estavam na motocicleta terem estacionado, ido para aquele local que a gente perde a visão naquele filme, terem efetuado disparo, me parece que sim, premeditaram”, comentou o gestor.

Indagado sobre o crime ser investigado como ação de facções criminosas, o secretário disse que as pessoas envolvidas estão sendo ouvidas. Roberto Sá também afirmou que um dos jovens feridos responde por ato infracional análogo a homicídio, roubo, porte de arma e dano. Com uma das vítimas que morreu, foram encontradas drogas e uma balança de precisão.

Inmet: 133 municípios sob ameaça de ventania no Agreste e Sertão de Pernambuco

Previsão de ventania no Sertão e Agreste/REPRODUÇÃO/SITE INMET

Boa parte do estado de Pernambuco pode ter ventania nesta sexta-feira (26). É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com o alerta publicado em seu portal e validade até as 23h59 desta noite.

Segundo o Inmet, 133 municípios do estado fazem parte da área amarela no mapa, apontado risco de ‘Perigo Potencial’, com ventos variando entre 40km/h e 60km/h.

A região apontada pelo Inmet abrange o Agreste e Sertão pernambucano. Confira quais são:

Afogados da Ingazeira, Afrânio, Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Araripina, Arcoverde, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Betânia, Bezerros, Bodocó, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejinho, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cabrobó, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Calumbi, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Casinhas, Catende, Cedro, Correntes, Cumaru, Cupira, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Frei Miguelinho, Garanhuns, Granito, Gravatá, IatiIbimirim, Ibirajuba, Iguaracy, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itaíba, Itapetim, Jaqueira, Jataúba, Jatobá, João Alfredo, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lagoa Grande, Lajedo, Macaparana, Machados, Manari, Maraial, Mirandiba, Moreilândia, Orobó, Orocó, Ouricuri, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Parnamirim, Passira, Pedra, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Poção, Quipapá, Quixaba, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Salgueiro, Saloá, Sanharó, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria do Cambucá, Santa Terezinha, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São Caitano, São João, São Joaquim do Monte, São José do Belmonte, São José do Egito, São Vicente Férrer, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Surubim, Tabira, Tacaimbó, Tacaratu, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Terra Nova, Toritama, Trindade, Triunfo, Tupanatinga, Tuparetama, Venturosa, Verdejante, Vertente do Lério, Vertentes e Vicência.

Fundarpe avança em estudos para tombamento do Núcleo Histórico de Triunfo

Guia de Triunfo - Pernambuco

O município de Triunfo recebeu entre os dias 23 e 25 de setembro a visita de técnicos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A ação faz parte do processo de elaboração do Exame Técnico de Tombamento Estadual do Núcleo Histórico da cidade, área que reúne edificações marcantes como o Theatro Cinema Guarany e o Açude João Barbosa.

A programação incluiu entrevistas com representantes da gestão municipal, visitas a equipamentos culturais, consultas a acervos históricos e rodas de diálogo com moradores de diferentes bairros. Também foram realizados levantamentos físicos e registros fotográficos, incluindo o uso de drone para mapeamento da área tombada em estudo.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destacou que o processo vai além da preservação arquitetônica. Segundo ela, o trabalho busca garantir a continuidade de uma memória que se confunde com a identidade cultural da população triunfense.

O Núcleo Histórico de Triunfo está em processo de tombamento desde 2010, já protegido por legislação estadual específica. A área em análise soma cerca de 357 mil metros quadrados e representa um dos conjuntos urbanos mais relevantes do interior de Pernambuco, conhecido por seu patrimônio arquitetônico e pela tradição cultural ligada às artes, ao turismo e à memória local.

Prefeitura instaura processo administrativo contra diretoras de escola onde menina foi espancada em Belém de São Francisco

Apesar dos esforços médicos, Alícia Valentina teve morte cerebral confirmada pelo HR nesta segunda-feira (8) /Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar possíveis responsabilidades da diretora e da vice-diretora da Escola Municipal Tia Zita, onde Alícia Valentina, de 11 anos, foi espancada por cinco colegas. A menina morreu no Hospital da Restauração (HR), no Recife, quatro dias após as agressões.

A medida foi publicada no Diário Oficial dos Municípios na segunda-feira (22). De acordo com a portaria assinada pelo prefeito Calby de Carvalho Cruz, há indícios de irregularidades no desempenho das funções que motivaram a abertura do procedimento administrativo.

Para conduzir a apuração, foi designada uma comissão composta pelas servidoras efetivas Laramire Maria Pereira (presidente), Sandra Soraia Barbosa Pereira dos Santos (membro) e Hilmara Roriz da Silva (membro).

Segundo a publicação, o processo seguirá os trâmites previstos no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, assegurando o contraditório e a ampla defesa, conforme determina a Constituição Federal.

Uma familiar da vítima que não quis se identificar afirmou que houve “negligência da escola” no caso, como “mostram as câmeras”.

Governo do Ceará recebeu ofício pedindo transferência de alunos ameaçados em Sobral, diz ONG

A imagem mostra uma cena de intervenção policial em uma rua urbana. Há vários policiais armados e com coletes à prova de balas, alguns deles de costas para a câmera. Um veículo de emergência, possivelmente uma ambulância, está estacionado na rua. Há uma multidão de pessoas observando a cena, algumas em pé e outras sentadas em motocicletas. O céu está claro e ensolarado, e as construções ao fundo são de um estilo simples, com paredes brancas e algumas janelas.

Em 8 de agosto, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará, junto à ONG de proteção à infância Visão Mundial, enviou um ofício à Secretaria de Educação do Ceará solicitando a transferência de um aluno da Escola Estadual Luis Felipe, em Sobral, por eles receberem ameaças. As informações são da Folha de São Paulo.

Nesta quinta-feira (25), um ataque à unidade de ensino matou dois estudantes e feriu outros três.

Uma das vítimas, assim como outros alunos, vivia em uma comunidade chamada Nova Caiçara. Segundo a polícia, ela é dominada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), organização rival do Comando Vermelho. que atua em Campo dos Velhos, bairro onde está a escola Luis Felipe.

Ao ir de um local ao outro, os estudantes são ameaçados pelos integrantes das facções. Já no caminho, recebem juras de morte, também enviadas por mensagens, segundo relatos recolhidos pela Visão Mundial.

Por isso, a ONG e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente disse que encaminharam um pedido ao governo Elmano de Freitas (PT) para que ao menos um desses adolescentes fosse transferido urgentemente para uma escola em Nova Caiçara. Por medo, ele havia perdido todas as aulas no primeiro semestre deste ano, acumulando 125 faltas, diz o ofício. Antes disso, era muito ativo e tinha boas notas.

O documento foi encaminhado por email a uma mulher que trabalha na Célula de Mediação Escolar, Justiça Restaurativa e Cultura de paz da Secretaria da Educação estadual.

A reportagem teve acesso ao documento e ao email no qual ele foi enviado à pasta.

“A secretaria respondeu que não tinha vaga para isso”, disse Régis Pereira, responsável dentro da ONG por acompanhar o caso do adolescente.

A reportagem procurou a Secretaria de Educação sobre o caso, mas não houve resposta até a publicação deste texto.

O aluno voltou à escola Luis Felipe no segundo semestre, afirma a ONG. Nesta manhã, ele estava na unidade e não foi atingido pelos disparos. Um dos mortos era seu vizinho.

“A única possibilidade para quem vive nessa disputa de facções é não se deslocar. Todos sabem disso, e o governo deve garantir que o adolescente fique em seu bairro”, diz Régis. Continuar transitando pela cidade é um assinar o próprio atestado de óbito, afirma.

Caso Alicia: polícia encerra apuração sobre morte de garota agredida em escola em Belém de São Francisco

Apesar dos esforços médicos, Alícia Valentina teve morte cerebral confirmada pelo HR nesta segunda-feira (8) /Reprodução/Redes sociais

A Polícia Civil de Pernambuco concluiu o procedimento especial de menor que investigava a agressão sofrida pela estudante Alícia Valentina, de 11 anos, dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no Sertão do Estado.

O caso, ocorrido no dia 3 de setembro, foi finalizado no último dia 19 e encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que dará prosseguimento às medidas cabíveis.

Durante o processo, foram analisadas imagens de câmeras de segurança da escola, laudos médicos e depoimentos de testemunhas, além de informações prestadas pela família da vítima.

O inquérito foi conduzido pela Delegacia de Belém do São Francisco, que havia registrado a ocorrência inicialmente como lesão corporal. Após a confirmação da morte da estudante, em 7 de setembro, o caso passou a ser tratado como lesão corporal seguida de morte.

Um adolescente de 12 anos foi apreendido no dia 10 de setembro, em cumprimento a mandado de internação, por ato infracional análogo ao crime.

Há informações de que a garota foi atingida pela porta do banheiro da escola durante uma confusão que envolveu outros alunos. O laudo apontou que o óbito foi provocado poer uma lesão com objeto contundente.

Relembre o caso

No dia 3 de setembro de 2025, Alícia Valentina foi espancada dentro do banheiro da Escola Municipal Tia Zita. As câmeras de segurança registraram a movimentação de alunos na área próxima ao local da agressão. Após ser socorrida e passar por atendimentos médicos em unidades de Belém do São Francisco e Salgueiro, a menina foi transferida para o Hospital da Restauração, no Recife, onde permaneceu internada por quatro dias.

A morte cerebral foi confirmada em 7 de setembro, com laudo apontando traumatismo cranioencefálico provocado por instrumento contundente. O corpo da estudante foi sepultado no dia 9.

No dia 10 de setembro, um adolescente foi apreendido como suspeito da agressão. A investigação apontou que ele teria agido sozinho, diferente da versão inicial que mencionava a participação de outros estudantes. A Escola Municipal Tia Zita retomou as aulas em 11 de setembro, quatro dias após a confirmação da morte, e divulgou nota lamentando a perda da aluna.