Polícia Federal prende quatro militares suspeitos de planejar golpe e morte de Lula

Saiba quem são os suspeitos presos por planejar golpe e morte de Lula |  Metrópoles

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) uma nova operação para aprofundar o envolvimento de militares das Forças Especiais do Exército em um plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022. A operação cumpre a prisão preventiva de quatro militares das Forças Especiais, os chamados “kids pretos”, e um policial federal suspeitos de envolvimento nos fatos.

Os militares alvos de prisão são Hélio Ferreira Lima, Mario Fernandes, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo. Também é alvo Wladimir Matos Soares, policial federal.

O alvo de mais alta patente é o general da reserva Mario Fernandes. Ele foi secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência durante o governo Bolsonaro e chegou a ocupar interinamente o comando da pasta, além de ter atuado no gabinete do deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) de março de 2023 a março de 2024.

Segundo foi apurado, dois deles —os tenentes-coronéis Rodrigo de Azevedo e Hélio Lima— estavam escalados na segurança do G20, no Rio de Janeiro, e foram detidos no Comando Militar do Leste.

Os indícios colhidos pela PF apontam que os alvos da operação elaboravam em 2022 um plano de golpe que incluía a execução dos presidente e vice-presidente eleitos, Lula e Geraldo Alckmin, além do ministro do STF Alexandre de Moraes, que vinha sendo alvo de monitoramento.

Essas novas provas foram obtidas a partir da análise do material apreendido com militares alvo de operação em fevereiro deste ano, para apurar o caso do plano de golpe.