Governo de Pernambuco nomeia 240 novos policiais penais, mas déficit ainda segue alto no Estado

Inspetores de Polícia Penal passam a acessar aplicativo para registrar  ocorrências em unidades prisionais - Servidor Público - Extra Online

O governo de Pernambuco convocou mais 240 novos policiais penais para integrar a segurança do sistema prisional do Estado, uma das áreas da segurança pública que têm impacto direto na atuação do crime organizado. A publicação dos nomeados integra o Programa Juntos pela Segurança e foi divulgada no Diário Oficial do Estado deste sábado (29/6).

Desde o início da nova gestão estadual, 421 policiais penais foram nomeados. Com os convocados deste sábado, são 661 novos profissionais na área, mas o déficit segue alto. “Estamos em ação constante de acompanhamento e monitoramento das necessidades da segurança pública para trazer mais paz social a todos que estão em Pernambuco. A nomeação dos novos policiais penais reforça nossa atenção e dedicação à segurança do Estado, que precisa de mais efetivo das unidades prisionais”, ressaltou a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Danilo Simões e Edson Henrique oficializam pré-campanha da oposição em Afogados

Nesta sexta-feira (28), a oposição de Afogados da Ingazeira demonstrou força e união ao reunir mais de 500 pessoas no evento de oficialização da chapa liderada pelo pré-candidato a prefeito, Danilo Simões (PSD), e pelo pré-candidato a vice, Edson Henrique (PP). O evento, realizado no Kabbana Recepções, marcou um importante passo na pré-campanha municipal e contou com a presença dos pré-candidatos a vereadores dos partidos PSD, PP e NOVO, que darão sustentação à chapa majoritária.

O evento contou ainda com as presenças do ministro de Pesca e Aquicultura e presidente estadual do PSD, André de Paula, do deputado estadual Romero Sales Filho, da pré-candidata a prefeita de Sertânia, Pollyana Abreu, da pré-candidata a prefeita de Ingazeira, Alcineide Oliveira, do pré-candidato a prefeito de Itapetim, Anderson Lopes e de Carlinhos Valadares, filho do ex-prefeito Totonho Valadares e irmão do atual vice-prefeito de Afogados, Daniel Valadares. A governadora Raquel Lyra (PSDB), que havia confirmado presença no evento, teve um atraso na agenda institucional no Alto Pajeú e não pode comparecer, mas foi representada pelo ministro André de Paula que falou em seu nome: “A governadora me pediu para dizer que em Afogados da Ingazeira, ela e todo o seu time do PSDB estão com Danilo Simões”.

O ex-senador Armando Monteiro e deputada federal Iza Arruda, não puderam comparecer, mas enviaram vídeos com mensagens à militância e aos pré-candidatos.

Durante o evento, Danilo Simões fez um discurso emocionado e motivador, destacando a importância da união e da determinação para a construção de um novo momento para Afogados da Ingazeira. Ele agradeceu aos presentes e aos pré-candidatos dos partidos aliados, reforçando seu compromisso com a transformação do município.

Agradeço a cada pré-candidato que está aqui, do Partido Social Democrata (PSD), o meu partido, ao Partido Progressistas (PP) e ao Partido Novo, por acreditarem nesse projeto. Nada disso seria possível se vocês não acreditassem e se não estivessem aqui colocando o seu nome, sua disponibilidade e seu tempo para poder construir Afogados da Ingazeira no novo momento que vamos viver a partir de 2025. Então, eterna gratidão a cada homem e a cada mulher que está se dispondo a levar o seu nome para essa eleição junto com nossa chapa majoritária e fazer a transformação e a mudança que Afogados precisa. Muito obrigado a todos!”

Danilo também ressaltou sua trajetória pessoal e profissional, enfatizando seu compromisso com o município e sua determinação em trabalhar pela melhoria de Afogados da Ingazeira.

“Nem nos meus melhores sonhos, eu sonhei um dia viver o que estou vivendo hoje e nos últimos 10, 12 meses. Sempre soube uma coisa na minha vida e tinha isso muito claro: que um dia voltaria para Afogados da Ingazeira, iria morar aqui e fazer uma nova etapa da minha vida em Afogados, e que a política, a vida pública, em algum momento se mostraria. Porque foi assim durante a minha vida inteira. Mesmo quando eu ainda não podia voltar para morar aqui, após o falecimento da minha mãe, as pessoas falavam que eu deveria voltar para ser candidato, que deveria voltar para continuar a história de minha mãe. E eu dizia: tudo no tempo de Deus, tudo tem o seu propósito.”

Ele continuou: “Eu precisava cuidar da minha família. Eu precisava cuidar do meu emprego porque nunca dependi de prefeitura, nunca fiquei mamando em prefeitura. E nunca fiquei devendo nada a ninguém. Saí de Afogados da Ingazeira com 14 anos para estudar em Recife, coisa que a maioria das pessoas de classe média fazia na época. Não fui por vontade própria, fui porque era uma necessidade. Eu sei que sou um privilegiado porque vários nordestinos, vários sertanejos, precisam sair daqui para não morrer de fome. Eu fui para estudar. Estudei, me formei, entrei no meu trabalho sem depender de ninguém. Criei a minha família, adquiri minha independência e agora tenho o direito de viver um novo ciclo na minha vida, voltar para minha terra e cuidar dos problemas de minha terra. Não sou forasteiro, não me incomoda que me chamem de forasteiro, porque não me sinto forasteiro. Esse é um discurso que eles querem que cole em mim, mas não vai colar porque eu estudei no Colégio Normal, porque a maioria dos meus amigos são daqui. Minha esposa é daqui de Afogados da Ingazeira, meu filho foi registrado aqui em Afogados da Ingazeira. E o que tem a ver eu ser forasteiro se amo essa terra e tenho o sangue de Orisvaldo e Giza, que amaram essa terra e a transformaram?”

Ele afirmou que está consciente do que está fazendo e com a consciência tranquila de que pode dar o próximo passo no desenvolvimento de Afogados da Ingazeira.

“Não estaria aqui, se não acreditasse na minha capacidade. Foi sempre assim na minha vida. Todo ano eu renovava meu contrato com a empresa porque eu batia as minhas metas, eu entregava o que eles precisavam e eu entregava o resultado que eles queriam. E aí eu fui construir minha vida. São 24 anos de iniciativa privada em uma das maiores empresas do mundo no mercado financeiro, que não é fácil. 24 anos no mercado financeiro podem ser multiplicados por 3, é quase como 70 anos de trabalho porque é muito trabalho e pressão toda hora e todo dia. Mas a gente venceu, eu constituí minha família, criei meus filhos e estamos construindo aí o nosso caminho juntos com muita determinação. E a mesma determinação que eu coloquei na minha vida na iniciativa privada, eu vou colocar para assumir os destinos de Afogados da Ingazeira a partir de 1º de janeiro de 2025. A mesma energia, a mesma vontade, o mesmo foco, a mesma coragem eu vou colocar na minha vida aqui para comandar o destino de Afogados da Ingazeira.”

E continuou: “vocês sabem por quê? Porque eu já tinha esse sonho de ser prefeito de Afogados da Ingazeira. Mas eu só ia assumir essa vontade e essa vocação na hora que eu recebesse o chamado do povo, porque prefeito não é prefeito de um partido, é prefeito da vontade do povo. E eu só aceitei esse desafio a partir do momento que percebi e acreditei que recebi o abraço do povo de Afogados da Ingazeira. Então, a gente vai fazer o debate porque o que estou vendo aqui em Afogados da Ingazeira é um governo lento. Eles ficam com raiva quando eu falo isso, porque não admitem. Mas eles sabem que é um governo lento, inoperante e que não entrega o que promete. É promessa, promessa, promessa e não entrega nada. E a gente vai mudar essa lógica em Afogados da Ingazeira. Hoje, a lógica aqui é simplesmente eleitoreira. É a lógica de trocar um emprego pelo voto, é a lógica de trocar uma obra por um voto. A gente vai mudar isso. A lógica da prefeitura tem que estar a serviço do povo de Afogados da Ingazeira.”

Danilo reforçou a importância de ouvir e atender a população. “Sabe o que eu mais escuto aqui quando ando na zona rural? Que o prefeito não atende telefone, que o prefeito não responde no WhatsApp e que o prefeito não abre a porta de casa. Que o povo não sabe onde ele mora. Isso vai mudar a partir do dia 1º de janeiro, porque a casa que eu vou morar é a mesma casa onde morei, onde minha mãe morou e que todo mundo em Afogados da Ingazeira conhece. E não vai ter porta de casa fechada, já vou avisando. Minha família vai ter que aceitar como eu aceitei na adolescência, a casa cheia, querendo tomar café, a mesa lotada. Mas a gente tem que esperar o povo comer para depois ir comer. Foi assim que eu aprendi. Prefeito tem que estar na rua, tem que estar ouvindo o povo, tem que estar sentindo o calor, tem que estar sentindo a dor. Porque se não for assim, não governa. E é por isso que esse governo vai perder a eleição, porque o prefeito não governa, ele não é líder. Ele é um liderado, com todo respeito a ele.”

Danilo concluiu seu discurso destacando a importância da luta e da união para vencer as eleições.

“Meus amigos, nós estamos numa luta. Não será uma luta fácil, nem para a gente nem para eles. Estavam cantando vitória já. Não contam mais. Falaram que iam ganhar com 8 mil votos, foi caindo para cinco, para três, para dois, para um. E hoje eles não sabem nem fazer aposta porque não sabem como é que vão perder. Eles vão perder a eleição porque a prepotência, a arrogância e a distância do povo é que vai dar a derrota a eles nessa próxima eleição. Afogados da Ingazeira, hoje, não é governada para a maioria. Afogados da Ingazeira, hoje, tem um governo que está a serviço de uma minoria, de seus interesses particulares. É uma panelinha que está lá, e a gente vai desmanchar. Vai desmanchar porque eu tenho coragem. E a coragem está aqui, no sangue de Giza, está no sangue de Orisvaldo e está no sangue do povo de Afogados da Ingazeira. Peço a ajuda de cada um de vocês, levem essa mensagem adiante para a gente dar um troco naqueles que tripudiam sobre o povo e que compraram a consciência do povo. Precisamos garantir isso, e eu preciso da ajuda de cada um de vocês”.

Cachês milionários em ano eleitoral: a farra dos shows de prefeitura

Em ano de eleições municipais no Brasil, shows caros bancados com verbas de prefeituras viram comícios, misturando música e política.

Gusttavo Lima exaltou Simão Durando (União Brasil) em Petrolina (PE): “Isso não é um prefeito, é um paizão”. Cachê no São João: R$ 900 mil.

O prefeito de Baturité (CE), Herberlh Mota (Podemos), subiu no palco, bateu palmas e pulou enquanto Mari Fernandez puxava um coro de “Já ganhou” para ele no Carnaval. Pelo show, a cantora levou R$ 400 mil.

A reportagem levantou o valor de cachês pagos em shows de prefeituras em todo o primeiro semestre.

Os gastos foram os maiores dos últimos dez anos, segundo dados disponíveis no painel do Portal Nacional de Contratações Públicas.

Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Ana Castela, Nattan e Zé Neto & Cristiano — os artistas brasileiros com os maiores cachês — receberam juntos R$ 76,8 milhões em dinheiro público municipal por 106 shows.

A verba supera a destinada pela Lei Rouanet a projetos musicais no período (R$ 61,7 milhões).

A Balada Eventos, empresa de Gusttavo Lima, afirmou que “cabe aos Tribunais de Contas a tarefa de fiscalizar as contas públicas”.

Edson Lucas, assessor jurídico da Prefeitura de Baturité, afirmou à reportagem que foi “uma situação irrelevante, que não trouxe benefício nem malefício para ninguém”.

Mari Fernandez não quis comentar o caso.

Ana Castela e Wesley Safadão argumentam que o valor que cobram das prefeituras paga equipe e logística.

A assessoria de Zé Neto e Cristiano afirmou que a dupla não diferencia o cachê por se tratar de prefeitura. “A valoração segue a mesma para todos os contratantes.”

O UOL também procurou Nattan e a Prefeitura de Petrolina, mas não obteve retorno.

Ex-diretora da Americanas vai se entregar à PF neste domingo, diz colunista

Anna Saicali, ex-Diretora da Americanas

Anna Saicali, um dos alvos da Operação Disclosure, investigação da Polícia Federal que mira fraudes na Americanas, deve se entregar às autoridades brasileiras neste domingo, 30, informa a coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo.

De acordo com a jornalista, a ex-diretora da Americanas vai se apresentar à polícia de Portugal, onde vive, na noite deste sábado, 29, embarcar para o Brasil, chegando no domingo, e se entregar à Polícia Federal.

Saicali, que foi incluída na lista de procurados da Interpol – a polícia internacional – solicitou que o pedido de prisão preventiva contra ela fosse reconsiderado ao apresentar sua passagem aérea de volta ao Brasil.

O juiz Marcio Muniz da Silva Carvalho, da 10a Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, determinou que Saicali não será presa ao se entregar às autoridades brasileira, porém, a ex-diretora fica proibida de deixar o País enquanto as investigações da PF não forem concluídas.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para restauração da PE-220, em Arcoverde

 (Foto: Hesíodo Góes/Secom )

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (28), que assinou a ordem de serviço para a execução de obras de restauração da rodovia estadual PE-220.

O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB), em visita ao município de Arcoverde, distante 254 quilômetros do Recife. O investimento total para a execução das obras será de R$ 22,2 milhões.

A previsão da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), é de concluir as obras no primeiro semestre de 2025.

Segundo a gestão estadual, com as obras, mais de 77 mil habitantes daquele município serão beneficiados, contemplando um trecho de via de 17,5 quilômetros.

“Por muito tempo Pernambuco não recebeu investimentos em estradas e, por esse motivo, temos obras aguardadas por anos. A PE-220 é um exemplo disso, mas essa realidade está mudando. Anunciamos esta obra, que tem o investimento de mais de R$ 20 milhões, recursos já garantidos, para atrair mais desenvolvimento econômico para a região e também para que a população possa se locomover com segurança”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Segundo o governo, a obra contemplará o trecho da via que vai do entroncamento com a BR-232 e a PE-252 até o entroncamento com a PE-219, no povoado de Ipojuca.

De acordo com a gestão estadual, as intervenções incluem a recuperação do pavimento, revestimento com asfalto em concreto e novas drenagem e sinalização.

Ainda segundo o Palácio do Campo das Princesas, a restauração da rodovia também vai melhorar o escoamento da produção agrícola de Arcoverde, que se destaca nas atividades da bovinocultura e caprinocultura.

Deputados de Pernambuco debatem descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de descriminalizar o porte de maconha para consumo próprio pautou pronunciamentos na reunião plenária desta quarta (26). A Corte estabeleceu que a quantidade de até 40 gramas ou seis plantas fêmeas da cannabis será usada como critério para diferenciar usuários de traficantes da substância.

Coronel Alberto Feitosa (PL) lamentou o resultado na data que marca o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. “O que o STF fez é um absurdo, porque toda droga, em qualquer quantidade que seja, vai ser adquirida do comércio ilícito e vai retroalimentar o tráfico de drogas e o crime organizado”, pontuou. Para ele, a matéria deveria ser discutida de forma mais ampla no Congresso Nacional, envolvendo entidades de saúde, escolas e famílias de usuários de drogas.

Para Doriel Barros (PT), entretanto, o entendimento do STF foi acertado. Segundo o parlamentar, é preciso separar o traficante do usuário. “Não há como dar o mesmo tratamento aos dois. A gente não pode penalizar quem consome por causa de quem está na criminalidade. O STF tomou uma decisão corajosa”, argumentou.

Perseguido por 50 quilômetros na BR 232, homem foge e deixa para trás carro roubado e maconha

A PRF divulgou foto das apreensões. (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 10,5 kg de maconha e um carro roubado na madrugada desta quinta-feira (27) após uma perseguição de 50 quilômetros na BR-232, entre os municípios de Arcoverde e Pesqueira. O motorista conseguiu fugir a pé após abandonar o veículo no acostamento.

Segundo a PRF, agentes estavam promovendo uma fiscalização, quando um veículo acelerou ao visualizar os policiais. O condutor desobedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade na contramão, realizando manobras e ultrapassagens perigosas.

Após 50 km de fuga, o condutor abandonou o carro no acostamento próximo da cidade de Pesqueira, e fugiu a pé pela vegetação. As equipes da PM foram acionadas para apoiar na busca pelo infrator, mas ele não foi localizado.

Os policiais encontraram um celular abandonado que deve servir na identificação do suspeito.

No porta-malas do carro, foram encontrados cerca de 10,5 kg de maconha, distribuída em sacolas e pacotes. Foi identificado também que o veículo possuía registro de roubo no mês de abril deste ano, em Recife.

O carro e a droga foram entregues à Polícia Civil de Pesqueira, para dar continuidade às investigações.

Datena com 17% em pesquisa surpreende aliados, e PSDB comemora

Datena perde a paciência com equipe e briga ao vivo para exaltar Globo -  ISTOÉ DINHEIRO

O resultado do apresentador José Luiz Datena (PSDB), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, na pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27), surpreendeu aliados do partido.

Surpresa é atribuída ao fato de o apresentador não ter iniciado agenda nas ruas. “Começamos a mexer nas redes sociais do Datena na semana passada, então surpreende alguns integrantes do partido”, afirmou o presidente do PSDB em São Paulo, José Aníbal.

Pré-campanha acredita que tendência é aumentar intenção de votos. Aníbal diz que eleitor não sabe ainda que Datena é pré-candidato. “Isso vai mudar nas próximas semanas, mas já estamos muito felizes e agradecidos com esse resultado”, afirma.

‘Taxa das blusinhas’ começa a valer a partir de 1º de agosto

Imposto de importação vai incidir apenas sobre compras de valor de até US$ 50.

A taxação das compras internacionais de até US$ 50 (R$ 275, na cotação atual) em sites como Shoppe, AliExpress e Shein começa a valer a partir de 1º de agosto. Popularmente conhecido como “taxa das blusinhas”, a proposta foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira, 27.

Inicialmente, a taxação entraria em vigor imediatamente após sanção e publicação no Diário Oficial da União (DOU), mas o governo decidiu que vai encaminhar uma Medida Provisória (MP) ao Congresso Nacional regulamentando a taxação e estabelecendo a nova data. A importação de medicamentos também será retirada da taxação.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a modificando do início da vigência é para organização das receitas e adaptações das plataformas. A declaração foi dada pelo ministro enquanto deixava reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o chamado Conselhão.

A taxação das blusinhas foi aprovada no Congresso no início do mês. A partir de 1º de agosto compras em sites internacionais de até US$ 50 passarão a ter a cobrança do Imposto de Importação, com alíquota de 20%. Compras dentro desse limite são muito comuns em sites de varejistas como Shopee, Shein e  AliExpress.

Esquema de fraude bilionária das Americanas envolveu cerca de 60 funcionários, diz jornal

Ao menos 60 funcionários fizeram parte de práticas irregulares para acobertar a fraude bilionária da Americanas. A lista foi apurada pelo Estadão/Broadcast, em contato com fontes ligadas à empresa. Nesta quinta-feira, 27, a Polícia Federal deflagrou a Operação Disclosure, em que cumpre mandados de prisão de executivos suspeitos de atuarem nas fraudes bancárias.

As fontes ouvidas pelo jornal detalharam que muitos executivos passavam mais tempo tentando esconder as irregularidades do que, de fato, trabalhando na gestão da empresa. A Americanas se defende afirmando que foi vítima de uma fraude de resultados pela sua antiga diretoria.

A nova gestão, que também investiga as fraudes internamente, pode buscar um ressarcimento bilionário frente aos antigos diretores. Em depoimento à CPI das Americanas, foi informado que, em 10 anos, a diretoria da empresa recebeu R$ 700 milhões em salários e bônus. Comprovado que os resultados foram forjados propositalmente, as remunerações variáveis pagas com base no desempenho falso teriam de retornar ao caixa da Americanas.

Na apuração interna, que se estendeu por 17 meses, executivos foram chamados para prestar depoimentos e, ainda de acordo com o Estadão/Broadcast, alguns apresentaram resistência. Mas o ex-presidente do grupo, Miguel Gutierrez, que teve hoje o pedido de prisão decretado, está entre os que teriam colaborado com o processo, com três depoimentos e cerca de 16 horas de gravação.

Eleições 2024: transmissão de programa em emissoras de rádio e tv com pré-candidato fica proibido a partir de 30 de junho

TRE-PE - Eleições 2024: transmissão de programa com pré-candidato fica proibida a partir de 30 d...

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) informa que, a partir deste domingo, 30 de junho, emissoras de rádio e de televisão estão impedidas de transmitir qualquer programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato.

A regra está prevista no art. 43, § 2º, da Resolução 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em caso de descumprimento, o candidato pode ter o registro de candidatura cancelado e a emissora fica sujeita a multa de R$ 21 mil até R$ 106 mil, duplicando o valor se houver reincidência.

Policial militar de Pernambuco é expulso da corporação por violência doméstica

 (Foto: Arquivo/DP)

Um policial militar foi expulso da Polícia Militar de Pernambuco por violência doméstica. As informações foram repassadas no Diário Oficial de Pernambuco de hoje (26).

Segundo os autos divulgados no Diário, Antonio Carlos Silva Santos foi julgado culpado por agredir fisicamente e ameaçado de morte no contexto da violência doméstica e familiar a sua ex-companheira, em julho de 2021.

Além de Antonio Carlos, outro policial, Eronildo Sebastião de Souza, também foi considerado incapaz de permanecer ligado à PM.

Eronildo Sebastião de Souza assassinou uma mulher com um disparo próximo ao tronco, por desavenças familiares. A vítima estava em luta corporal que estava sendo travada entre ela e o filho do policial. O PM teria desferido um tiro no tronco da mulher para separar a briga.

Incêndio destrói ônibus escolar com 11 crianças, no Sertão de Pernambuco

 (Foto: Reprodução)

Um ônibus escolar pegou fogo na cidade de Lagoa Grande, no Sertão pernambucano, nesta terça-feira (25).

No momento do incêndio, onze crianças, além do motorista, iam para a Escola Municipal Tarcila de Araújo, no distrito de Jutaí. Ninguém ficou ferido.

O ônibus se deslocava entre os sítios de Alagoinha e Sombrio quando o incidente iniciou.

Segundo a Prefeitura de Lagoa Grande, “o motorista percebeu a tempo e removeu todos os estudantes do veículo”.

Em nota, a Prefeitura de Lagoa Grande afirmou que o ônibus era terceirizado, prestava serviço para o município e estava com a manutenção em dia.

A prefeitura ainda afirma que “as possíveis causas do incêndio serão investigadas pelas autoridades competentes, com todo o auxílio necessário por parte da administração do município”.

Leia a nota na íntegra

“A Prefeitura de Lagoa Grande lamenta profundamente o ocorrido com o ônibus escolar terceirizado na manhã desta terça-feira (25), que transportava estudantes para a Escola Municipal Tarcila de Araújo, no distrito de Jutaí.

Ressaltamos que o veículo escolar no momento do incidente, na estrada entre os sítios Alagoinha e Sombrio, transportava 11 alunos, e felizmente ninguém se feriu. O motorista percebeu a tempo e removeu todos os estudantes do veículo. Havendo assim apenas danos materiais.

Informamos ainda que, a manutenção do veículo estava em dias. As possíveis causas do incêndio serão investigadas pelas autoridades competentes, com todo o auxílio necessário por parte da administração do município.

Estamos tomando as providências necessárias e preventivas em relação aos demais veículos da frota, evitando assim que casos similares possam ocorrer.

Por fim, nos colocamos à disposição de toda comunidade lagoa-grandense, especialmente pais e responsáveis, para prestar todos os esclarecimentos e suporte necessário em virtude do ocorrido”.

Policia Federal apura manipulação de resultado em jogo da Série D do Brasileirão

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25), a Operação Jogo Limpo, que visa apurar suspeitas de manipulação de resultado em uma partida de futebol válida pelo Campeonato Brasileiro da série D.

Os agentes cumprem 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Patrocínio (MG), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Tanguá (RJ) e Nova Friburgo (RJ).

A PF informou que a partida investigada ocorreu no interior de São Paulo, mas não revelou detalhes sobre os times ou alvos da operação, afirmando apenas que integrantes e ex-integrantes de uma das equipes estão entre os investigados..

A TV Globo, contudo, afirma que o clube em questão é o Patrocinense, e que a partida supostamente manipulada ocorreu no dia 1º de junho, contra o Inter de Limeira. O clube de Limeira, mandante do jogo, venceu por 3 a 0.

Segundo o g1, a sede do Patrocinense foi um dos alvos dos mandados de busca da operação da PF.

Investigação
A investigação teve início após a empresa Sportradar, voltada a detectar fraudes em apostas esportivas, procurar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reportando movimentação suspeita em casas de apostas no jogo em questão.

Um relatório da companhia indicou que apostadores tinham conhecimento prévio de que um time perderia o primeiro tempo da partida por ao menos dois gols.

Durante a realização da partida, a equipe visitante sofreu três gols ainda no primeiro tempo, sendo um deles contra.

Segundo o apurado, determinada empresa teria firmado parceria com um dos clubes e vários jogadores agenciados por ela foram contratados. A investigação visa apurar a influência de tais pessoas no resultado da partida.

Caso seja confirmada a fraude, os suspeitos podem responder por crimes contra a incerteza do resultado esportivo, que encontram as condutas tipificadas na Lei Geral do Esporte, com penas de dois a seis anos de reclusão.

A PF atua no caso com autorização do Ministro da Justiça e Segurança Pública. De acordo com a Polícia Federal, a CBF colaborou com as investigações desde o início da apuração.

Papa critica legalização das drogas e chama traficantes de ‘assassinos’

O Papa Francisco alertou contra a legalização das drogas e chamou traficantes de “assassinos” em discurso durante sua audiência semanal na praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira, 26. A fala do pontífice se deu no contexto do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1987 e celebrado hoje.

“A redução da dependência de drogas não pode ser alcançada através da liberalização do seu consumo, isto é uma ilusão, como foi proposto por alguns, ou já implementado, em alguns países. Se for liberalizada o consumo será maior”, disse.

O religioso comentou sobre a necessidade de prevenção, ensinando aos jovens os “valores que constroem a vida pessoal” e dando suporte as pessoas que já estão em vício.

“Não podemos ignorar as intenções e más ações dos distribuidores e traficantes de drogas. Eles são assassinos”, disse o Papa, que deu continuidade a fala sobre traficantes pouco depois, chamando-os de “traficantes da morte”.

“Quantos traficantes de morte existem, porque os traficantes de drogas são traficantes de morte! Quantos traficantes de morte existem, movidos pela lógica do poder e do dinheiro a qualquer custo! Esta praga, que produz violência e semeia sofrimento e morte, exige um ato de coragem de toda a nossa sociedade”, disse.

Francisco também destacou o impacto da produção e do tráfico das substâncias no meio ambiente. “Isto tem se tornado cada vez mais evidente na bacia amazônica”.

O Papa não falou especificamente sobre nenhuma droga e nem fez diferenciação entre as drogas consideradas “pesadas”, como cocaína, ou drogas consideradas “leves” como a maconha, legalizada em diversos países par uso recreativo.