
O governo federal decidiu revogar o convênio com o estado de Alagoas e parou de financiar uma das maiores e importantes obras hídricas do Nordeste: o Canal do Sertão Alagoano, que é uma pequena transposição do rio São Francisco para atender os sertanejos do estado.
A obra, que custou até aqui R$ 2,3 bilhões dos cofres federais, tem 123,5 km dos 250 km previstos já prontos e em funcionamento, com quatro trechos concluídos.
A inauguração do último deles ocorreu em 13 de maio de 2021 e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) em São José da Tapera. Com a fase 4 entregue, 189 mil habitantes do sertão alagoano já foram beneficiados com o canal, segundo o estado.
Porém, menos de dois meses após a vinda de Bolsonaro, no dia 7 de julho, o governo federal decidiu rescindir o convênio, alegando que o estado não cumpriu exigências para receber recursos para o trecho 5 da obra.
O impasse entre os governos estadual e federal adiou o início do novo trecho de 26,5 km e que atenderá 239 mil pessoas. A obra deveria ter começado no primeiro semestre deste ano.