
Ao menos seis pessoas morreram em meio às fortes chuvas que marcaram o feriado do Dia do Trabalhador em Pernambuco e na Paraíba. Segundo informações oficiais atualizadas neste sábado, 2, a situação de emergência no Nordeste deixa mais de 2 mil famílias fora de suas casas. Segue ativo o alerta de perigo para chuvas intensas na região.
Em Pernambuco, de acordo com boletim da Defesa Civil são mais de 2.190 pessoas fora de suas casas, sendo 1.096 desabrigadas e 1.094 desalojadas, até a manhã deste sábado.
Lá, foram quatro mortes registradas em contexto de ocorrências de deslizamentos, conforme confirmado pelo Corpo de Bombeiros.
Em Recife, no bairro Dois Unidos, uma mulher de 24 anos e o filho, uma criança que não teve a idade divulgada, não resistiram após ficarem soterrados. O pai e a filha do casal, que também estavam no local, foram socorridos em estado grave.
Já em Olinda, no bairro Passarinho, o deslizamento derrubou ao menos cinco casas e provocou a morte de uma mulher, de 20 anos, e do filho de seis meses.
Em paralelo, entre às 17h da sexta-feira e às 7h deste sábado, 23 ocorrências de pessoas ilhadas foram atendidas, totalizando 149 vítimas resgatadas nesse período. Entre as áreas de destaque estão os bairros do Cajueiro, no Recife; Peixinhos, em Olinda; e Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.
“Em situações de risco, é fundamental buscar locais seguros, evitar áreas alagadas ou com sinais de deslizamento e seguir as orientações dos órgãos oficiais. Em caso de emergência, o CBMPE pode ser acionado pelo telefone 193”, reforça a corporação.
Segue ativo um alerta de perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para chuvas intensas em Pernambuco. Além disso, há previsão de volumes expressivos no litoral da Paraíba, “adentrando ao interior do estado, abrangendo também as cidades de Campina Grande, Sapé e Areia, com volumes chegando até 80 mm/dia”, informaram, em boletim referente a sexta e sábado, 2. A previsão é de chuvas fracas e ocasionais, com acumulados inferiores a 10 mm, no restante do litoral do Nordeste.
Em nota, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC/SDS) informa que estão sendo distribuídos suprimentos essenciais às vítimas em meio à situação. No total, a operação de resposta rápida distribuiu 637 colchões, 764 lençóis, 246 kits de limpeza e 146 kits de higiene.
“A Defesa Civil mantém o monitoramento contínuo das áreas de risco, alertando a população para a continuidade das chuvas e a importância de seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança de todos”, reforçam.