O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que o governo federal deve encaminhar, até esta quarta-feira (24), o projeto que estabelece o novo limite de faturamento para o enquadramento como Microempreendedor Individual (MEI).
A proposta será integrada aos trabalhos de uma comissão especial da Câmara já dedicada ao tema, buscando agilizar a tramitação da matéria que corre em regime de urgência. E prevê elevar o teto de faturamento anual de R$ 81 mil para até R$ 130 mil ou R$ 140 mil.
A medida é fruto de articulações entre o Legislativo e o Executivo. O governo federal e a Câmara dos Deputados articulam o envio e a fusão de textos para formalizar essa mudança, que deve ocorrer de forma escalonada até 2028.
Motta reuniu-se recentemente com representantes do Ministério do Planejamento e da Secretaria de Relações Institucionais para alinhar um texto que atenda às demandas dos pequenos empreendedores, sem comprometer o equilíbrio fiscal do País.
O Pix por aproximação ganhou uma nova etapa de integração com o open finance (compartilhamento legal de dados entre instituições financeiras). Desde segunda-feira (22), os usuários podem autorizar o compartilhamento de informações de saldo e limite da conta para visualizar esses dados antes de concluir um pagamento por meio de carteiras digitais.
A novidade, chamada pelo Banco Central (BC) de “jornada otimizada”, busca reduzir falhas causadas por falta de saldo e tornar o processo de pagamento mais rápido. A funcionalidade é opcional e depende da autorização ativa do cliente.
Com a mudança, ao conectar uma conta bancária a uma carteira digital ou autorizar movimentações automáticas via open finance, o consumidor poderá consultar, na tela, informações como:
saldo disponível em conta;
limite autorizado para transações;
possibilidade de conclusão do pagamento antes da confirmação.
Segundo o Banco Central, a atualização reúne em uma única etapa procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.
A medida vale para duas modalidades dentro do open finance:
quando o cliente vincula uma conta bancária a uma instituição iniciadora de pagamento, incluindo o Pix por aproximação; quando autoriza transferências automáticas entre contas do próprio titular, chamadas de transferências inteligentes.
O pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, Ronaldo Caiado, saiu em defesa da neutralidade da governadora Raquel Lyra – do mesmo partido – diante do apoio ao presidente Lula, que irá disputar a reeleição. Em entrevista à Rádio CBN Recife, o governador de Goiás defendeu a isenção de Lyra, que tem mantido uma relação institucional estreita com o governo do presidente Lula para garantir investimentos federais no Estado.
Para Caiado, a gestora demonstra uma “capacidade ímpar de gestão” e está correta ao priorizar os problemas locais e a consolidação de seu governo antes de se envolver na nacionalização do debate eleitoral. O pré-candidato cumpre agenda em Pernambuco nesta quarta-feira (24), passando pelo Recife e por Caruaru, em pleno São João, para trabalhar sua popularidade.
Na entrevista, o presidenciável minimizou a ausência de um apoio imediato da correligionária à sua pré-candidatura: “Vejo com muita tranquilidade a postura da governadora, é algo que, no momento atual, não pode ser cobrado”, afirmou, ressaltando que Lyra precisa focar em cuidar do Estado neste momento.
No entanto, apesar das declarações de apoio à postura da governadora, o encontro pessoal entre os dois durante sua estadia em solo pernambucano permanece indefinido, sem registro oficial na agenda da gestora estadual até o momento.
Pernambuco recebeu um lote inicial de 25.700 doses da vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococcus, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite. Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS.
A estratégia nacional de imunização foi lançada no último fim de semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. As vacinas destinadas a Pernambuco fazem parte das primeiras 573,7 mil doses já enviadas para os outros estados. A previsão do Ministério da Saúde é disponibilizar mais de 6,1 milhões de doses ao longo deste ano para todo o país.
Esse é o quarto imunobiológico incorporado ao calendário infantil do SUS durante a atual gestão — na rede privada, o custo do imunizante ultrapassa R$ 500.
O diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção imunológica, relacionada aos sorotipos que mais causam pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, sendo mais abrangente do que as formulações anteriores. A vacina também atua contra a otite média, condição que pode levar à perda auditiva e infecção generalizada que pode levar à morte.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos no Brasil, o que representa uma taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina em dezembro de 2023. As primeiras doses começaram a ser aplicadas na rede privada em 2025, mas com acesso restrito devido ao alto custo. Com a incorporação ao SUS, a vacina passa a ser ofertada gratuitamente à população.
Ao menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas durante um tiroteio na Estação do Forró, em Serra Talhada, durante os festejos juninos, na madrugada desta quarta-feira (24). Entre as vítimas, estão cinco policiais militares.
O suspeito de efetuar os disparos, um homem de 36 anos, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Já as outras 15 vítimas receberam atendimento médico no Hospital Eduardo Campos e no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).
Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco informou que a Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado atuou na ocorrência por meio de duas operativas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado e mobilizou três viaturas, sendo duas ambulâncias de resgate e uma viatura de combate a incêndio e salvamento, que atuaram em conjunto com equipes do Samu e de ambulâncias locais.
“A Polícia Militar de Pernambuco acompanha a ocorrência e o estado de saúde das vítimas, prestando o apoio necessário às equipes envolvidas”, disse a PMPE. “A Polícia Civil de Pernambuco instaurará inquérito policial para apurar rigorosamente as circunstâncias e motivações da ocorrência.”
Pouco mais de um ano depois de a quantidade de motos ultrapassar o número de carros em Pernambuco, agora os veículos de duas rodas têm excedente de 93 mil em relação aos veículos de passeio no estado. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).
Atualmente, 1.660.364 veículos de duas rodas (motocicletas, motonetas e ciclomotores) são registrados no território pernambucano, em contraponto aos 1.567.307 veículos de passeio. A diferença exata é de 93.057.
De acordo com o Detran-PE, a frota de veículos de Pernambuco, ao todo, é de 3.920.928, o que significa dizer que a quantidade de motos equivale a 42,3% do total de veículos.
Novas motos
Ainda conforme o painel de estatísticas do Detran-PE, só neste ano, 49.770 novas motos foram registradas nos primeiros cinco meses deste ano no estado. A média mensal é de 9.554. Em 2025, foram registrados 39.833 novos veículos entre janeiro e maio, 7.937 a menos que este ano.
Recife é a cidade com maior quantidade de motos em Pernambuco, com 173.401. Petrolina tem o segundo maior número, com 71.491. Jaboatão dos Guararapes tem a terceira maior contabilização, com 68.088.
Olinda fica em quarto lugar com 45.369 motos, enquanto Paulista tem 71.491, ficando em quinto lugar.
A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou um novo caso de intoxicação por metanol no município. A vítima, um homem de 32 anos, faleceu no dia 19 de maio, nas proximidades de um shopping da cidade, mas a causa da morte só foi identificada após a conclusão dos laudos da Polícia Científica.
Segundo a Secretaria de Saúde, a confirmação oficial foi repassada na última semana, após exames apontarem a intoxicação por metanol como responsável pelo óbito. O caso segue sob investigação para identificar a procedência da bebida consumida pela vítima.
Com a nova confirmação, Petrolina passa a contabilizar quatro casos de intoxicação por metanol. Duas dessas ocorrências evoluíram para morte, incluindo uma vítima residente em Petrolina e outra no município de Juazeiro, na Bahia.
A Secretaria de Saúde reforça o alerta à população sobre os riscos do consumo de bebidas de origem desconhecida ou possivelmente adulteradas. As autoridades seguem apurando o caso para esclarecer as circunstâncias da intoxicação.
A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira, 23, a Operação Miragem, que investiga fraudes no sistema bancário nacional, praticadas pela gestão do Banco Digimais, controlado por Edir Macedo, bispo evangélico e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.
Segundo informações da PF, mais de 50 policiais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões.
A suspeita é de que o banco tenha usado fundos de investimentos para maquiar um rombo bilionário.
As investigações foram baseadas em relatórios do Banco Central, e apontam que os investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira do Digimais, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares, segundo a PF.
Os investigados poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
De acordo com informações do Estadão, o bispo Edir Macedo é um dos investigados na operação, por ser proprietário do banco. Ele não é alvo de mandado de busca e apreensão porque reside no exterior, no entanto, houve pedido de quebra do sigilo bancário de Macedo.
Entre os alvos das buscas, estão dirigentes do Digimais, como é o caso do bispo João Urbaneja, homem de confiança de Edir Macedo e seu filho, Thiago Urbaneja. Os executivos do banco Marcelo de Lima Brasil, João Alves de Campos e Rodrigo Ruggero também foram alvos de buscas.
A PF ainda cumpre buscas em endereços de José Roberto Giancoli Filho e Rodrigo Balassiano, donos da ID, gestora dos fundos do Digimais. Eles são suspeitos de ajudar na maquiagem contábil
Como funcionava o esquema
A Polícia Federal afirma que após Edir Macedo assumir o controle do banco, ele passou a focar em crédito consignado e financiamento de veículos. Houve, segundo a PF, um breve período de crescimento e depois uma “severa” deterioração, com prejuízos expressivos. Entre 2023 e 2024, então, o banco passou a emitir Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com taxas superiores a 110% do CDI.
Segundo a PF, a emissão dos CDBs atrelada à “posterior decretação de liquidação extrajudicial do Banco Master em novembro de 2025, evidenciou uma exposição de aproximadamente R$ 600 milhões do Banco Digimais a carteiras de crédito da instituição”.
De acordo com investigadores, o banco passou a fazer “sistemática superavaliação de ativos inseridos nos fundos administrados pela corretora ID. Essa manobra, de acordo com a PF, teve o “o escopo de inflar artificialmente o patrimônio do Banco Digimais para viabilizar a emissão desproporcional de títulos de captação consubstancia fortes evidências da prática de gestão fraudulenta e de inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis”.
A governadora Raquel Lyra (PSD) encerrou, neste domingo (21), uma maratona de compromissos pelo Sertão de Pernambuco. A agenda que combinou entregas de obras, anúncios de investimentos e ações voltadas a áreas estratégicas da gestão estadual. Ao longo dos últimos dias, a chefe do Executivo percorreu mais de 2,8 mil quilômetros por municípios sertanejos e participou de eventos que somam mais de R$ 100 milhões em investimentos públicos.
A ofensiva administrativa ocorre em um momento em que o governo busca ampliar sua presença política no interior do Estado, região considerada estratégica para a disputa eleitoral de 2026. Durante o roteiro, Raquel passou por cidades do Sertão do São Francisco, do Pajeú e do Moxotó, concentrando ações nas áreas de abastecimento de água, educação, segurança pública, infraestrutura viária e habitação.
Na educação, a governadora entregou uma creche em Tuparetama, construída com investimento de R$ 5,7 milhões, e autorizou o início das obras de uma escola de tempo integral em Orocó.
Na área de segurança, inaugurou uma central de videomonitoramento e um novo hangar que servirá de base avançada para o Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Segundo o governo, trata-se da primeira estrutura permanente do grupamento instalada fora da Região Metropolitana do Recife.
O abastecimento de água, uma das principais demandas do Sertão, também esteve na agenda. Em Cabrobó, Raquel acompanhou o andamento das obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), investimento de R$ 16,8 milhões que, de acordo com a gestão, deverá beneficiar cerca de 34 mil moradores e eliminar o rodízio no abastecimento.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 623 metros cúbicos de madeira transportada de forma irregular e resgatou 26 aves silvestres durante uma série de fiscalizações realizadas entre os dias 8 e 19 de junho nas rodovias federais que cortam os municípios de Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.
As ações fazem parte do Nivelamento em Identificação Macroscópica de Espécies de Madeira (NIMEM), capacitação voltada ao aperfeiçoamento das técnicas de identificação de espécies florestais e ao fortalecimento do combate a crimes ambientais.
Durante a fase operacional da iniciativa, foram registradas 20 ocorrências ambientais. Segundo a PRF, a maior parte das cargas de madeira fiscalizadas tinha origem no Pará e seguia para cidades do Nordeste e de outras regiões do país.
As equipes identificaram diferentes tipos de irregularidades, entre elas divergências entre a rota percorrida e a declarada nos documentos, inconsistências quanto à espécie transportada, diferenças no volume informado e ausência da documentação exigida para o transporte do material.
Nos casos constatados, foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por crimes ambientais. As cargas apreendidas foram encaminhadas para pátios sob responsabilidade da fiscalização ambiental e permanecerão à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Após análise do órgão, a madeira poderá ser destinada a instituições sociais, de ensino e pesquisa ou a órgãos públicos.
O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Túlio Gadêlha (PSD), usou as redes sociais para afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não estava feliz” no vídeo em que expressa apoio à pré-candidatura de João Campos ao governo de Pernambuco. A declaração vem uma semana após a divulgação do material.
“Eu sou amigo de Lula, eu conheço ele e quem conhece Lula um pouquinho sabe que ele não estava feliz quando gravou aquele vídeo. Ele precisou gravar aquele vídeo por conta desses acordos de aliança política partidária”, ressaltou o deputado.
Em outro trecho do vídeo, o pré-candidato ao Senado relembrou que o PSB não esteve ao lado do presidente Lula no momento em que foi preso, em 2018, e contribuiu para o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
“Uma coisa muito importante: eu estava com Lula quando ele foi preso. Eu acho que deviam ter, no máximo, cinco ou seis pernambucanos; nenhum desses era do PSB. Muito pelo contrário, o PSB de Pernambuco saiu daqui para Brasília para afastar a presidente Dilma [Rousseff] e colocar [Michel] Temer no lugar dela. Eu lembro disso porque foi durante o governo Temer que Lula foi preso. A gente não esquece”, criticou.
O cantor pernambucano fez um desabafo durante o show de sábado (20), no polo do Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Registros da declaração têm repercutido nas redes sociais.
O compositor pernambucano, nascido na cidade considerada a capital do forró, contou que tentaram retirá-lo da programação do palco e levar o show para a área rural do município.
“Estou muito triste, não era para eu estar aqui. Eles tinham me colocado lá na Zona Rural. Depois de muita conversa me trouxeram para cá”, revelou Petrúcio.
Ainda segundo ele, o show ficou marcado para o meio-dia, horário distante dos principais shows da programação.
Com base em duas obras do presidente Lula, a Transposição do São Francisco e a construção de um campus da UFPE em Sertânia – que citou em seus pronunciamentos como “exemplos da atenção do presidente Lula e dos que estão em seu palanque com a região”- o pré-candidato a governador João Campos visitou este final de semana o Sertão do Pajeú, antigo reduto do PSB, e fez críticas indiretas à governadora Raquel Lyra quando afirmou: “hoje quem está no Governo sai de casa para ficar dizendo que o que não fez foi por culpa de A, B ou C, mas eu vou sair de casa para trabalhar”.
E completou: “A gente não está aqui para ficar reclamando das coisas. A gente está aqui fazendo um diagnóstico do tempo presente, mas para poder inaugurar um tempo novo, de grandes realizações”. Também se referindo a Raquel Lyra ele explicou que “no último ano de mandato, o governante tem que fazer entregas e não anúncios”, se referindo a iniciativas da governadora que ainda não saíram do papel.
Em Sertânia, município administrado pela prefeita Pollyanna Abreu, aliada da governadora, João Campos participou de um evento de escuta da população acompanhado pelo ex-prefeito e socialista histórico Ângelo Ferreira e pelos prefeitos de mais quatro municípios da região como Sandrinho Palmeira, de Afogados da Ingazeira, Luciano Torres, de Ingazeira, Márcia Conrado, de Serra Talhada e Bebe Água, de Betânia.
Mas, assim como em Sertânia onde o PSB perdeu a eleição local em 2024, no Pajeú muita coisa mudou nos últimos tempos. Hoje João tem o apoio de apenas 7 prefeitos contra 11 que estão no palanque de Raquel Lyra. Além dos quatro citados acima ele conta com os prefeitos de Carnaíba, Itapetim e Solidão. Já a governadora está apoiada pelos prefeitos de Tabira, Tuparetama, São José do Egito, Brejinho, Santa Terezinha, Calumbi, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Quixaba, Flores e Iguaraci.
Na viagem ao Pajeú, além dos prefeitos citados, João Campos estava com seu candidato a vice-governador Carlos Costa e os pré-candidatos ao Senado, Humberto Costa e Marília Arraes.
Izilda Sampaio de Sousa Lira, emitiu, neste domingo (21), nota à imprensa, informando em “Carta Aberta aos Afogadenses”, sua renúncia do cargo de Presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACs Fundeb).
Como é do conhecimento de todos, Izilda Sampaio, mostrou abertamenta a imprensa e todos os afogadenses que a Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, tenta negar que não há desvio de finalidade com os recursos do FUNDEB.
O Rotary Club de Afogados da Ingazeira, entidade que a indicou para compor o conselho em 2023, renunciou ao assento no colegiado por decisão unilateral de seu presidente, Márcio André, que segundo Izilda é esposo de uma funcionária comissionada da Secretaria Municipal de Educação, sugerindo influência política na decisão, e que mais três conselheiros da sociedade civil apresentaram cartas de desligamento.
Atração da primeira noite do São João de Petrolina, o cantor Leonardo recebeu um cachê de R$ 950 mil para se apresentar na noite da sexta-feira (19). O valor foi divulgado pela prefeitura no Diário Oficial do Município. Esse é o terceiro maior cachê divulgado até agora. O sertanejo fica atrás de Gusttavo Lima, que vai ganhar R$1,5 milhão, e Ivete Sangalo, que fechou contrato por R$ 1 milhão.
Outra atração da festa, o cantor Nattan vai receber R$ 900 mil para se apresentar no dia 27. Um dos nomes mais esperados do evento, João Gomes ganhará R$ 750 mil pelo show deste domingo na cidade onde cresceu e deu os primeiros passos na música.
Atração deste sábado (20), o cantor Pablo vai receber R$ 700 mil para apresentar suas músicas românticas ao público petrolinense. Já Tarcísio do Acordeon teve cachê de R$ 500 mil para subir ao palco na véspera do São João.
A expectativa é que os valores pagos aos demais artistas que vão se apresentar na festa sejam divulgados nas próximas edições do Diário Oficial.