Cabo Gilberto escreve carta para primeira-ministra da Itália pedindo que não extradite Carla Zambelli

Filho da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), João Zambelli está pedindo que os colegas de Parlamento da mãe – que está presa na Itália desde 29 de julho – escrevam cartas para a primeira-ministra do país, Giorgia Meloni, pedindo que não extradite Zambelli para o Brasil.

Segundo levantamento, foram quatro cartas escritas pelos deputados federais Luiz Lima (Novo-RJ), Bia Kicis (PL-DF), Cabo Gilberto (PL-PB) e Filipe Martins (PL-TO).

Nos escritos, os aliados de Zambelli alegam que ela é “vítima” de perseguição política no Brasil.

“Sua detenção não apenas viola seus direitos individuais, mas silencia a voz de quase um milhão de eleitores, configurando um ataque direto à representação democrática e aos direitos políticos fundamentais consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU”, alegou Bia.

Já Martins alega que a extradição da deputada “poderia representar a validação involuntária de um processo marcado por questionamentos quanto à imparcialidade e ao devido processo legal”.

Em outubro deste ano, o Ministério da Justiça italiano emitiu parecer favorável à extradição da deputada. O processo ainda não foi concluído.

Ela foi condenada pelo STF a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do CNJ. Mas a parlamentar foi para a Itália antes do trânsito em julgado. Ela ainda enfrenta um processo de cassação na Câmara.