
A retomada das obras da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco, anunciada pelo Governo Federal na última semana, repercutiu na reunião plenária desta segunda (3). Parlamentares comemoraram o lançamento do edital de licitação para concluir o trecho de 73 quilômetros entre os municípios de Custódia e a Arcoverde.
João Paulo (PT) celebrou a publicação do edital de licitação. Para o deputado, a retomada das obras representa uma conquista histórica para Pernambuco e para o Nordeste, pois fortalece a indústria, estimula a economia regional e diminui custos operacionais. Segundo o parlamentar, o ramal havia sido excluído do traçado original da ferrovia de forma arbitrária e movido por interesses empresariais e políticos, alheios ao desenvolvimento regional.
“A Transnordestina é mais do que uma ferrovia, é um símbolo de integração regional, de soberania econômica e de justiça federativa. Ela conecta o Sertão ao Litoral, encurta distância, reduz custos e fortalece cadeias produtivas da agricultura, da mineração e da indústria”, salientou.
No mesmo sentido, João Paulo Costa (PCdoB) celebrou a notícia. O deputado destacou que vão ser investidos R$ 415 milhões na obra por meio do Novo PAC, com geração de oito mil empregos diretos e indiretos. Ele ressaltou, ainda, que a ferrovia vai permitir dobrar as operações do Porto de Suape. “É uma obra extremamente importante para o desenvolvimento econômico do nosso Estado e de todo o Nordeste”, frisou.
				
															
								




