
A governadora Raquel Lyra (PSD) encerrou, nesta segunda-feira (27), a missão internacional iniciada no último dia 14, com agendas na China e na Dinamarca. Em Copenhague, ela anunciou a antecipação da segunda fase do terminal de contêineres da APM Terminals, no Porto de Suape, que passará a ter início em 2027, sete anos antes do previsto. Raquel retorna ao comando do Estado nesta quarta-feira (29).
O investimento, que supera R$ 2 bilhões, será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina e deve gerar cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos. A empresa dinamarquesa também pediu nova área para expansão do empreendimento, o que deve ampliar o impacto econômico e logístico de Suape.
Durante o último dia de agendas, Raquel visitou o Instituto Tecnológico da Dinamarca (DTI), em compromisso promovido pelo Senai Pernambuco. A reunião contou com secretários estaduais e empresários e tratou de parcerias voltadas à inovação, transferência de tecnologia e qualificação profissional. A governadora também foi recebida na Embaixada do Brasil em Copenhague, pelo embaixador Leonardo Nogueira Fernandes.
A missão internacional teve início na China, onde o foco foi a atração de investimentos em energia limpa, infraestrutura e tecnologia, e terminou na Dinamarca, com ênfase em inovação e sustentabilidade.