Operação da PF destrói plantações que poderiam produzir cerca de 100 toneladas de maconha

Operação da PF destrói plantações que poderiam produzir cerca de 100 toneladas de maconha
 (Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal erradicou entre os dias 9 de setembro e 21 de outubro deste ano cerca de 286 mil pés de maconha, distribuídas em 49 roças localizadas em diferentes municípios sertanejos, durante a Operação Carcará, Fase IX. A ação foi realizada em conjunto com a Delegacia de Salgueiro.

De acordo com a PF, caso os plantios fossem colhidos e processados, seria possível produzir cerca de 95 toneladas de maconha.

Os pontos de plantio foram descobertos após levantamentos de inteligência que identificaram áreas de cultivo nos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Betânia, Floresta, Ibimirim e Carnaubeira da Penha.

Segundo a PF, as operações de erradicação têm como objetivo impedir o ciclo produtivo da cannabis e evitar a secagem e comercialização da droga. A corporação destacou que as ações contínuas no Sertão têm reduzido a produção local e provocado o aumento do tráfico interestadual e da importação de maconha do Paraguai, o que vem sendo evidenciado pelas apreensões recentes.

A Polícia Federal ressaltou ainda que a diminuição da oferta de drogas impacta diretamente nos índices de violência, contribuindo para o desabastecimento de pontos de venda e para a redução de crimes como homicídios, roubos e latrocínios.

A ação contou com apoio da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), envolvendo policiais civis, militares, penais e bombeiros, além de uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA/SDS). As equipes realizaram incursões terrestres e fluviais, com o uso de botes infláveis para alcançar áreas de difícil acesso.

Balanço de resultados

  • 2022: 1,6 milhão de pés de maconha erradicados; 320 toneladas da droga deixaram de ser produzidas; 5 toneladas apreendidas; 320 plantios destruídos.
  • 2023: 618 mil pés erradicados; 124 toneladas impedidas; 168 plantios destruídos.
  • 2024: 1,37 milhão de pés erradicados; 475 toneladas impedidas; 260 plantios destruídos.

Pernambuco cria 15,6 mil empregos formais em setembro e lidera geração de no empregos no Nordeste

Em Pernambuco, a indústria foi o setor que mais gerou empregos (8.367), seguido pela agropecuária (2.814) e pela construção civil, que registrou saldo de 2.354/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pernambuco fechou o mês de setembro no terceiro lugar entre os estados com a maior geração de empregos com carteira assinada no país. Levando em conta a diferença entre contratações e demissões, o saldo positivo foi de 15.602 novos postos de trabalho formais. O estado alcançou novamente a liderança na geração de empregos no Nordeste.

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado nesta quinta-feira (30), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Do total das 15,6 mil novas vagas, a indústria foi o setor que mais gerou empregos (8.367), seguida pela agropecuária (2.814) e pela construção civil, que registrou saldo de 2.354. Já os setores de Comércio e serviços também registraram saldo positivo na geração de empregos, com 1.217 e 850 empregos registrados, respectivamente.

Ao todo, foram 69.114 admissões e 53.512 desligamentos. Já no acumulado de 2025, de janeiro a setembro, Pernambuco já soma, 61.620 novos empregos formais. Nesse período, o resultado foi puxado pela construção civil, que abriu 12.163 vagas, com crescimento de 55,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em paralelo, a indústria avançou com 8.008 contratações (+50%). Outros setores que também registraram saldo positivo foram serviços, agropecuária e comércio.

“Pernambuco volta à liderança na geração de emprego no Nordeste e está novamente entre os três primeiros do Brasil. Isso não é por acaso. É fruto de um trabalho forte do nosso time para fortalecer o ambiente de negócios e assim atrair novas empresas e fortalecer as que já atuam por aqui, promovendo geração de emprego e renda em todas as áreas da economia. Esse trabalho não para, e a tendência é que esses números melhorem cada vez mais com os novos investimentos que estão chegando ao nosso estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Justiça condena Luciano Hang a indenizar Lula em mais de R$ 33 mil por declarações ofensivas

Luciano Hang é empresário e apoiador de Jair Bolsonaro

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) decidiu, nesta quinta-feira, 30, condenar o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas de departamento Havan, a pagar mais R$ 33 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por declarações consideradas ofensivas.

Os episódios ocorreram entre 2019 e 2020, quando Hang fez publicações e manifestações públicas com frases que, segundo o tribunal, macularam a imagem de Lula.

Luciano Hang ainda não se manifestou publicamente sobre a decisão do TJ-SC.

A ação foi movida pelos advogados Ângelo Ferraro e Miguel Novaes, que argumentaram que as manifestações do empresário ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, configurando ataques pessoais ao presidente.

Apesar disso, em 2023, na primeira instância, a Justiça considerou improcedente o pedido de indenização por danos morais feito pela defesa do presidente, ao entender que, por se tratar de uma figura pública, Lula está sujeito a críticas.

“O convívio com denúncias, acusações e críticas ácidas é inerente à vida pública”, destacou o tribunal na época. Na nova decisão, o tribunal afirmou que “mesmo figuras públicas têm direito à proteção da honra e da imagem”. Luciano Hang ainda pode recorrer.

PRF apreende madeira irregular transportada em oito caminhões no Sertão de Pernambuco

Agentes da PRF apreenderam madeira irregular em três rodovias federais de PE/DIVULGAÇÃO/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, durante seis dias de fiscalização, 331,6 m³ de madeira irregular, que era transportada em oito veículos de carga. Os flagrantes foram feitos nas BRs 232, 116 e 316, que cortam as cidades de Serra Talhada, Salgueiro e Ouricuri.

A operação teve como finalidade combater o desmatamento ilegal e coibir a poluição ambiental.

Em 12 comandos de fiscalização ambiental e de produtos perigosos, foram recolhidos 22 veículos, detidas oito pessoas e emitidas 101 autuações por diversas irregularidades.

As ações continuarão a ser realizadas pelo Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (GECAM) em todo o estado.

Foragido da Justiça é preso em Serra Talhada com pistola da Polícia Militar de São Paulo

PCPE/Arquivo/DP

Um jovem de 23 anos, identificado como Cícero Luan Hermenegildo da Silva, foi preso na tarde desta quarta-feira (29), no bairro Cachoeira II, em Serra Talhada. O foragido da Justiça estava armado com uma pistola calibre .40 que pertencia à Polícia Militar do Estado de São Paulo.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Cícero possuía dois mandados de prisão em aberto: um por homicídio, expedido pela 2ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte (CE), e outro por roubo, expedido pelo Plantão Judiciário da Paraíba.

As diligências ocorreram por volta das 17h30, na Rua Doutor Sebastião Pereira de Aguiar. Ao perceber a aproximação dos agentes, o suspeito tentou fugir, mas foi contido e preso.

Com ele, os policiais apreenderam uma pistola Taurus PT100, calibre .40, com numeração parcialmente suprimida e o brasão da PM paulista, além de dois carregadores reserva, 33 munições intactas e três celulares.

Segundo a corporação, o homem foi autuado em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e receptação. Ele foi encaminhado à 21ª Delegacia Seccional de Serra Talhada, onde permanece à disposição da Justiça e aguarda audiência de custódia.

A ação foi realizada em conjunto entre a Polícia Civil de Pernambuco e do Ceará.

Conta de luz mais barata: Câmara aprova MP para reduzir tarifas do setor elétrico

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (30), a medida provisória que propõe reduzir tarifas do setor elétrico e tem como um dos impactos a redução da conta de luz. O texto agora segue ao Senado e há previsão de que seja analisado ainda hoje.

Entre destaques, o texto prevê modernizar as cobranças tarifárias e coloca um limite de gastos para a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), que é uma conta dividida entre todos os consumidores.

A indicação de um teto para gastos não alcança programas sociais, como o Tarifa Social e Luz para Todos. A exceção é voltada para evitar impactos na concessão dos benefícios.

Em outra frente, a medida provisória estipula a abertura gradual do mercado de energia e prevê que recursos de hidrelétricas sejam direcionados para pagamento da CDE, com ideia de reduzir valores pagos por consumidores.

A proposta passou por uma primeira etapa de votação em comissão mista, na manhã desta quinta, e ainda precisa ser analisada por senadores.

O Congresso tem que aprovar o texto a tempo de sanção presidencial até o dia 7 de novembro, para que a adequação não perca a validade.

PF investiga prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, por suspeita de ligação com facção nas eleições de 2024

A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), por suspeita de envolvimento com uma facção criminosa durante o processo das eleições municipais de 2024. A apuração tem como base indícios levantados pela Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba (PRE-PB) a partir da Operação Território Livre, deflagrada no ano passado para investigar esquemas de aliciamento eleitoral e a influência de organizações criminosas em comunidades da capital.

Na ocasião, a primeira-dama Lauremília Lucena chegou a ser presa e, posteriormente, tornou-se ré por corrupção eleitoral junto com outros oito investigados. O inquérito, instaurado em agosto de 2025, tem prazo inicial de 30 dias para conclusão. Ao término das investigações, o relatório da PF será encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que decidirá sobre o oferecimento de denúncia ou arquivamento do caso.

Confira a nota da Prefeitura de João Pessoa

Curiosamente, mais uma vez, quando o nome de Cícero Lucena aparece liderando pesquisas eleitorais, surgem tentativas de desgastar sua imagem por meio de interpretações distorcidas e maldosas.

Nesta terça-feira (28), uma publicação exibindo supostos documentos sob segredo de Justiça tenta induzir o leitor a acreditar em um conjunto de ilações, sem qualquer base concreta ou denúncia apresentada à Justiça Eleitoral.

A assessoria do prefeito e pré-candidato ao Governo da Paraíba em 2026 esclarece que o processo nº 0600222-50.2024.6.15.0070, vinculado à Operação Livre Arbítrio, não inclui Cícero Lucena entre os investigados.

Em decisão proferida em 11 de setembro de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) acolheu parecer da Procuradoria Regional Eleitoral e determinou a devolução do inquérito à 64ª Zona Eleitoral, reconhecendo que os atos atribuídos ao prefeito já estavam sendo analisados no âmbito da Operação Território Livre. Assim, Cícero não integra o escopo investigativo da Operação Livre Arbítrio.

Cícero Lucena reafirma que sempre esteve e continuará à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento, por confiar na verdade, na justiça e na transparência de sua vida pública, se submetendo ao maior julgamento que um político pode passar – o processo eleitoral.

O prefeito lamenta ainda o uso político e recorrente de informações distorcidas em períodos eleitorais — prática já enfrentada em outras campanhas — e reitera sua serenidade e confiança de que, mais uma vez, a verdade prevalecerá, com a reafirmação de sua conduta ética e irrepreensível ao longo de toda sua trajetória.O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, é alvo de um inquérito da Polícia Federal para apurar a suspeita de ligação dele com uma facção criminosa no processo das eleições municipais de 2024.

Eleições 2026: João Campos tem 52% e Raquel Lyra 30% na disputa pelo Governo de PE, diz Datafolha

Eleições 2026 João Campos tem 52% Raquel Lyra 30% na disputa pelo Governo de PE, diz Datafolha/Fotos: Rafael Vieira/DP Foto

O prefeito do Recife, João Campos, lidera, com 52% das intenções de voto, a disputa para o Governo de Pernambuco, segundo pesquisa encomendada pelas Rádios CBN Recife e CBN Caruaru e divulgada nesta quarta-feira (29), pela Datafolha. A governadora Raquel Lyra (PSD) aparece com 30%.

Este foi o resultado apresentado na pesquisa estimulada, quando os entrevistados são apresentados os nomes dos candidatos.

Conforme a pesquisa, na sequência aparecem o vereador do Recife Eduardo Moura (NOVO), com 4% das intenções, seguido pelo ex-ministro Gilson Machado (PL), que tem 3%, e, por último, o ex-vereador Ivan Moraes.

Brancos ou nulos somam 8%, enquanto os indecisos são 2%.

Em um possível segundo turno, a vantagem de João sobe para 58% e Raquel fica com 35%.

O cenário muda, entretanto, na pesquisa não estimulada, quando o entrevistador não menciona o nome dos candidatos e, assim, João Campos e Raquel aparecem empatados, com 23%.

Megaoperação contra o CV deixa 64 mortos e 81 presos no Rio de Janeiro

A megaoperação da polícia no Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28), deixou 60 pessoas foram mortas, sendo 56 suspeitos de elo com o crime, quatro policiais civis e do Bope. A ação também prendeu 81 supostos traficantes e apreendeu 75 fuzis e 9 motos.

O agente Marcos Vinícius, da 53ª DP (Mesquita), conhecido como Máskara, e o agente Rodrigo, da 39ª DP (Pavuna), foram atingidos por disparos de arma de fogo e não resistiram aos ferimentos. Além deles, outros nove agentes de segurança e três inocentes foram baleados.

A Operação Contenção, que mobiliza 2.500 policiais civis e militares, busca capturar lideranças criminosas do Rio de Janeiro e de outros estados, além de impedir a expansão territorial da maior facção do estado. Os dois complexos abrigam 26 comunidades.

A ação, que também conta com promotores do Ministério Público Estadual, foi iniciada a partir de mais de um ano de investigação e mandados de busca e apreensão e de prisão obtidos pela DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes).

Participam da Operação Contenção policiais militares do Comando de Operações Especiais e das unidades operacionais da PM da capital e região metropolitana. A Polícia Civil mobilizou agentes de todas as delegacias especializadas, distritais, da Core, do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.

O Grupamento de Recapturas da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) também atua na operação, identificando os foragidos do sistema prisional beneficiados com a “saidinha” e não voltaram para a prisão.

Ex-secretário é indiciado por suposto caixa dois e uso irregular de recursos públicos na campanha de 2024 de Sandrinho Palmeira e Daniel Valadares

A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito que investigava o ex-secretário municipal Jandyson Henrique, de Afogados da Ingazeira, por suposta prática de caixa dois eleitoral e desvio de recursos públicos durante a campanha municipal de 2024. O relatório final foi encaminhado ao Ministério Público, que agora avaliará o oferecimento de denúncia à Justiça. A informação veio à tona primeiramente pelo Blog do Finfa no inicio da noite desta terça (28)

Conforme a investigação, houve uma discrepância significativa entre os gastos oficiais declarados à Justiça Eleitoral e os valores efetivamente despendidos na campanha. Os autos apontam que, embora os gastos oficiais registrados tenham atingido R$ 328.529,07, o valor real apurado pelos investigadores seria de aproximadamente R$ 469.306,34. Essa diferença de R$ 140.777,27 indicaria despesas não declaradas.

Dentro desse montante, destaca-se o gasto com combustível: foram declarados apenas R$ 68.448,15, mas os valores analisados no inquérito indicam que teriam sido utilizados R$ 140.777,27, resultando em um suposto caixa dois de R$ 72.329,12 destinado à compra de votos, segundo aponta o relatório.

Outro ponto que pesou no indiciamento foi a apreensão de notas fiscais sem identificação das placas dos veículos abastecidos, o que comprometeria a rastreabilidade dos atos e sugeriria possível uso de recursos da Prefeitura para fins particulares da campanha. Em diversas notas constariam autorizações com assinaturas atribuídas a “Jandson” ou “Janderson”, além da sigla “MJSL”, utilizada para identificar a campanha do então candidato Alessandro Palmeira (“Sandrinho Leite”).

Segundo o inquérito, esse conjunto de evidências sugeriria que o investigado, na época secretário municipal, teria misturado as atribuições do cargo público com atividades eleitorais, supostamente autorizando pagamentos tanto referentes à frota oficial quanto aos veículos utilizados na campanha.

A conclusão do inquérito também traz fortes elementos probatórios para a Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada para apurar abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024 em Afogados da Ingazeira, autos nº 0600001-75.2025.6.17.0066, ainda em trâmite perante a Justiça Eleitoral.

Ex-vereador no Grande Recife é condenado a indenizar Patati e Patatá

A dupla Patati e Patatá./Foto: Divulgação/SBT/Gabriel Cardoso

O ex-vereador de Igarassu, no Grande Recife, Rivaldo Moraes da Silva Filho, conhecido como Neinho do Povo (PV), foi condenado a indenizar os palhaços Patati e Patatá por uso indevido da marca dos personagens em um evento de Dia das Crianças na cidade.

No último dia 13 de outubro deste ano, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) negou recurso do político e manteve a indenização por danos morais de R$ 5 mil.

Segundo a Rinaldi Produções & Publicidade Ltda, que se apresenta nos autos como idealizadora, criadora e produtora da dupla de palhaços, o ex-vereador promoveu em 2019 um evento que divulgava a participação de Patati e Patatá, quando, na verdade, se tratariam de covers dos artistas.

“Ocorre que uma série de pessoas vêm utilizando a marca ‘PATATI PATATÁ’ de forma totalmente ilegal, principalmente para espetáculos covers, fato que acarreta enorme prejuízo à Autora e aos consumidores finais, quais sejam, as crianças”, escreve a empresa, na petição. “Agindo dessa maneira, o Réu induz o público alvo – que são as crianças – a erro, pois estas acreditam que o espetáculo que assistirão é o original.”

Ação

Na ação, a Rinaldi Produções & Publicidade acusa o ex-vereador de aproveitar o sucesso “atualmente transnacional” da dupla para auferir vantagens indevidas. “Não é demais destacar que o Réu direcionou a apresentação do espetáculo ao público infantil, que se sentirá frustrado com o show realizado fora dos padrões de qualidade e de idoneidade da obra”, assinala.

Em sua contestação, o então vereador diz que o conhecimento dos fatos chegou de forma distorcida ao autor da ação, “uma vez que as imagens foram postadas por outra pessoa nas redes sociais”. Segundo ele, foi uma empresa contratada para realização do show que usou a marca indevidamente.

A Rinaldi rebateu a versão nos autos. Segundo a autora, Rivaldo se beneficiou do evento com forte ação de marketing. A produtora salientou que a arte do evento traz a imagem de Rivaldo como realizador do festival.

Decisão

Na sentença de primeira instância, o juiz Marco Aurélio Mendonça de Araújo, da 2ª Vara Cível da Comarca de Igarassu, do TJPE, destaca que o titular da marca tem o privilégio de uso ou exploração, o que é regido pelos princípios constitucionais de defesa do consumidor e de repressão à concorrência desleal.

“O dano moral oriundo da violação de marca registrada é aferível in re ipsa, ou seja, sua configuração decorre da mera comprovação da prática de conduta ilícita, revelando-se despicienda a demonstração de prejuízos concretos ou a comprovação probatória do efetivo abalo moral”, argumenta o juiz.

O magistrado determinou a compensação por danos morais de R$ 5 mil e a exclusão, caso ainda existam, de todas as imagens referentes ao evento nas mídias sociais do ex-vereador.

O advogado Charles Roger, que representa o ex-vereador, informou que entrou com embargos de declaração nesta segunda-feira (27), alegando obscuridades e contradições na decisão. “Se o desembargador mantiver a decisão, devemos recorrer com recurso especial para ir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)”, diz o advogado.

“A gente vem defendendo que ele contratou o pessoal, que fez a festa. Ele não teve nenhuma participação em fazer a divulgação, usar esses personagens”, comenta Charles.

Neinho do Povo foi eleito vereador de Igarassu em 2016 e 2020. Ele concorreu nas últimas eleições municipais, em 2024, mas saiu derrotado das urnas.

Encerrando missão internacional, Raquel Lyra anuncia antecipação de investimentos em Suape e parcerias na Dinamarca

Governadora Raquel Lyra (PSD) retorna ao cargo na próxima quarta-feira (29) após missão internacional iniciada no último dia 14, passando por China e Dinamarca

A governadora Raquel Lyra (PSD) encerrou, nesta segunda-feira (27), a missão internacional iniciada no último dia 14, com agendas na China e na Dinamarca. Em Copenhague, ela anunciou a antecipação da segunda fase do terminal de contêineres da APM Terminals, no Porto de Suape, que passará a ter início em 2027, sete anos antes do previsto. Raquel retorna ao comando do Estado nesta quarta-feira (29).

O investimento, que supera R$ 2 bilhões, será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina e deve gerar cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos. A empresa dinamarquesa também pediu nova área para expansão do empreendimento, o que deve ampliar o impacto econômico e logístico de Suape.

Durante o último dia de agendas, Raquel visitou o Instituto Tecnológico da Dinamarca (DTI), em compromisso promovido pelo Senai Pernambuco. A reunião contou com secretários estaduais e empresários e tratou de parcerias voltadas à inovação, transferência de tecnologia e qualificação profissional. A governadora também foi recebida na Embaixada do Brasil em Copenhague, pelo embaixador Leonardo Nogueira Fernandes.

A missão internacional teve início na China, onde o foco foi a atração de investimentos em energia limpa, infraestrutura e tecnologia, e terminou na Dinamarca, com ênfase em inovação e sustentabilidade.

Trapezista morre após queda durante apresentação de circo em Sergipe

 Mirinha Carvalho tinha 28 anos e deixa seis filhos e esposo

A trapezista Valdemirian Alves de Carvalho, conhecida como Mirinha Carvalho, de 28 anos, faleceu na noite de sábado, 25, durante uma apresentação no Circo de Touros São Geraldo, na cidade de Cumbe, em Sergipe. Ela caiu de uma altura de aproximadamente 10 metros, durante uma apresentação de acrobacias, e não resistiu.

Em nota, o circo comunicou que as atividades estão suspensas por tempo indeterminado devido ao luto na comunidade circense. “Nesse momento tão difícil, pedimos a compreensão de todos. Estamos bastante abalados pelo ocorrido. Sobre a lona do céu ficam saudades, brilho, carisma e os aplausos eternos”, escreveram.

Mirinha era baiana, natural de Carajutiba, e era reconhecida por suas performances aéreas. Seu falecimento mobilizou diversos outros circos, que também prestaram seus pêsames nas redes sociais.  

A prefeitura de Cumbe também se manifestou: “O acidente, que transformou um momento de alegria em profunda tristeza, comoveu todo o município. Mirinha encantava o público com seu talento, carisma e dedicação à arte circense — uma paixão que marcou sua trajetória e deixou um legado de coragem e sensibilidade”.

A prefeitura se colocou à disposição para oferecer o “apoio necessário aos familiares da artista e aos integrantes do Circo São Geraldo” e expressou seus sentimentos aos familiares e amigos da trapezista.

O corpo de Mirinha foi velado no domingo, dia 27, e seus colegas de circo prestaram homenagens.

Mulher é agredida e mantida em cárcere privado com os filhos em Serra Talhada

Teoria e Debate | Violência contra as mulheres: um olhar sobre os números e  a vida - Teoria e Debate

Uma mulher foi vítima de agressões físicas e mantida em cárcere privado junto aos quatro filhos, na madrugada desta segunda-feira (27), no bairro Bom Jesus, em Serra Talhada.

De acordo com informações da Polícia Militar, o efetivo do 14º Batalhão foi acionado por volta das 0h44 para verificar uma ocorrência de violência doméstica. No local, testemunhas e uma das filhas do casal informaram que o homem havia trancado a esposa e os filhos dentro de casa, e que a mulher estava sendo espancada.

A filha relatou ainda que as agressões eram recorrentes e presenciadas pelos filhos e vizinhos. Segundo ela, o pai é usuário de drogas e costumava levar outras pessoas para consumir entorpecentes dentro da residência.

Durante a ação, os policiais insistiram para que a vítima abrisse a porta. Ao atender, a mulher apresentava marcas de agressão no rosto e pelo corpo. O suspeito, ao perceber a chegada do efetivo, fugiu pulando muros de casas vizinhas.

Ainda conforme a PM, a mulher negou as agressões e as denúncias feitas pelas crianças, optando por não registrar queixa formal na delegacia.

O acusado, que já possui passagens pelo sistema prisional, segue foragido e ainda não foi localizado. Em nota, a PM informou que um boletim de ocorrência foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil local para serem tomadas as providências cabíveis.

América vence Caruaru City e enfrenta o Vitória na final da Série A2 do Pernambucano

No estádio Paulo Coelho, Petrolina e Náutico ficaram no empate — Foto: Emerson Rocha / ge Petrolina

O América está na final do Campeonato Pernambucano da Série A2. Jogando na Arena de Pernambuco neste domingo (26), o Alviverde venceu o Caruaru City por 2 a 1 e garantiu presença na decisão contra o Vitória, que eliminou o Centro Limoeirense no sábado (25).

O confronto foi equilibrado e de alto nível técnico, com atuações seguras das duas equipes e participação importante do VAR, que auxiliou a arbitragem em lances decisivos.

O América abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Brown, que subiu mais alto e marcou de cabeça. O Caruaru City reagiu e empatou também pelo alto, com João Victor, igualando o marcador. Na segunda etapa, Pedro Maycon, em bela cobrança de falta, garantiu o triunfo do Mequinha e a vaga na final.

Além do espetáculo em campo, a semifinal teve um gesto de solidariedade marcante. Mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis foi arrecadada nas duas partidas semifinais, realizadas com acesso solidário mediante doação de 1kg de alimento. Todo o material será destinado à Casa do Pão, instituição mantida pela Arquidiocese de Olinda e Recife, que presta assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com a vitória, o América avança à grande final da Série A2 para enfrentar o Vitória. A decisão será realizada no próximo sábado, 1º de novembro, novamente na Arena de Pernambuco, com transmissão da TV Guararapes.

Vale lembrar que apenas o campeão garantirá vaga na elite estadual de 2026. Quem conquistar o acesso entre América e Vitória, se juntará a Sport, Santa Cruz, Náutico, Retrô, Maguary, Decisão e Jaguar na Primeira Divisão do Campeonato Pernambucano da próxima temporada.