
O Gerente de Articulação Regional da Casa Civil no Sertão do Pajeú, Mário Viana, foi exonerado pela governadora Raquel Lyra, e quem vai assumir o cargo será o advogado Edson Henrique, atendendo um pedido do grupo de Danilo Simões, que a partir de agora vai comandar o protagonismo político do Governo Raquel Lyra na região do Pajeú. As informações são do blog do Finfa.
Segundo um fonte, a governadora e a equipe da Casa Civil, após Danilo Simões e Edson Henrique entregarem os seus cargos na Casa Civil, perceberam claramente a importância do grupo de oposição de Afogados da Ingazeira com o Palácio do Campo das Princesas, uma vez que com Mário Viana, o assunto era dúbio.
Depois de conseguir o apoio de dois grupos políticos importantes em Serra Talhada, maior colégio eleitoral da região do Pajeú, chegou a vez de Afogados da Ingazeira, segundo maior colégio eleitoral, ser tratada com a devida importância e estratégica por parte do governo.
A nomeação de Edson Henrique sem dúvida alguma será um “gol de placa” da Governadora Raquel Lyra e um reconhecimento à liderança de Danilo Simões candidato a prefeito nas últimas eleições pela oposição do qual que obteve quase 10 mil votos e ao vereador Zé Negão, que se sagrou mais votado da história no último pleito.
“Agora, a governadora estará dando ao grupo de Danilo Simões o protagonismo que deveria ter dado antes, Mário Viana não está atendendo a nenhum pedido da governadora e sim saindo do cargo a pedido do grupo de Danilo Simões, a partir de agora o governo Raquel Lura terá de fato o apoio real e comprometido em Afogados da Ingazeira. Mário Viana que não tem voto, vai assumir o cargo que será designado pela governadora, se quiser continuar no grupo da governadora, saindo totalmente da área política”, disse a fonte com o Blog do Finfa.
Mario Viana assume o Cargo de Assessor Especial de Comunicação da Secretaria de Comunicação
O Diário Oficial do Estado de Pernambuco deste sábado (18) trouxe a publicação envolvendo o nome de Mário Viana Filho. “O governo estadual exonera Mário Lopes do cargo em comissão de Gerente de Articulação Regional da Secretaria da Casa Civil, com efeito retroativo a 17 de outubro de 2025″. Na sequência, outro ato nomeia o mesmo Mário Lopes para o cargo de Assessor Especial de Comunicação da Secretaria de Comunicação, também com efeito retroativo à mesma data.
De acordo com fontes políticas, a movimentação sinaliza manutenção da confiança da governadora em Mário, apesar das recentes disputas internas envolvendo lideranças de Afogados da Ingazeira.
Mário, que tem sido apoiador de Raquel Lyra desde a campanha ao Governo do Estado, entrou em rota de colisão com o grupo de oposição liderado por Danilo Simões, também aliado da governadora. As divergências locais levaram Mário a não apoiar a candidatura de Danilo à prefeitura nas eleições de 2024, episódio que gerou tensão entre os dois grupos.