Governadora Raquel Lyra entrega restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, símbolo da fé e da história do Recife

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, um dos mais importantes marcos religiosos e históricos do Recife, foi entregue restaurada à população nesta sexta-feira (16).

Localizado na Praça da Independência, no Centro da capital, o templo barroco do século XVIII passou por uma ampla intervenção que devolveu ao espaço suas características arquitetônicas e artísticas, além de permitir a retomada plena das atividades religiosas e do convívio comunitário.

A solenidade foi conduzida pela governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, e marcou a primeira entrega de obra do Governo de Pernambuco em 2026 dentro da política de preservação do patrimônio histórico.

“Estamos entregando, como a primeira obra de 2026, uma igreja que é símbolo de afeto, de memória e de história aqui no coração do Recife. A Matriz de Santo Antônio faz parte de um conjunto de obras arquitetônicas que expressam a cultura pernambucana e a religiosidade do nosso povo”, afirmou a governadora.

Segundo Raquel Lyra, a intervenção integra um esforço mais amplo de requalificação do Centro.

“Não existe cidade no mundo que se sustente sem um centro forte, com moradia, comércio, escolas e igrejas como esta, que hoje temos a alegria de devolver ao povo pernambucano”, completou.

A restauração foi executada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC.

O investimento total foi de R$ 3,4 milhões, destinados à recuperação dos bens móveis e integrados que compõem o acervo artístico e litúrgico da igreja.

As obras de restauro, realizadas ao longo de 13 meses, incluíram a recuperação do forro, dos retábulos, dos ornamentos da capela-mor e de peças históricas como a pia batismal, o arcaz da sacristia e imagens sacras.