
A entrega de equipamentos de segurança pública pelo Governo de Pernambuco na manhã desta segunda (17) repercutiu na reunião plenária da Alepe. Deputados da situação ressaltaram os investimentos da ordem de R$ 73 milhões em armas, viaturas e drones, além de um helicóptero.
“Desde 2023, já são cerca de R$ 2,3 bilhões investidos em segurança pela governadora Raquel Lyra. Isso muda o patamar do nosso Estado. O que vimos hoje foi a consolidação desse novo momento”, enalteceu Wanderson Florêncio (Solidariedade), para quem Pernambuco está passando pela “maior modernização da área em décadas”.
O parlamentar destacou a aquisição de 700 fuzis, 1.970 pistolas Glock e 404 miras de precisão, bem como de 51 novas caminhonetes 4×4 e 14 veículos utilitários (SUV), dos quais dez serão destinados à Patrulha Maria da Penha. “Também foram comprados 30 drones operacionais capazes de ampliar a capacidade de visão das equipes e um helicóptero H-135 Airbus, com tecnologia de ponta e capacidade de voar mesmo sem visibilidade”, listou Florêncio.
Presidente da Comissão de Segurança Pública da Alepe, Joel da Harpa (PL) também elogiou o Governo do Estado pelos investimentos feitos em equipamentos e armamentos para os profissionais do setor. Segundo o parlamentar, os recursos possibilitaram um feito inédito para Pernambuco: a compra de diversos fuzis. Com isso, conforme frisou o deputado, a gestão Raquel Lyra, mais uma vez, deu provas do compromisso com o Programa Juntos pela Segurança.
“É uma mudança de padrão. Pela primeira vez, o Estado realiza a compra direta desses fuzis, um marco histórico que corrige justamente uma defasagem de décadas e coloca nossas forças em outro nível de capacidade operacional. Essas entregas fazem parte de uma estratégia ainda maior: o Programa Juntos pela Segurança, que destina cerca de 2,3 bilhões para estruturar a segurança pública.”
Em sentido semelhante, Débora Almeida (PSDB) declarou que é a primeira vez em muito tempo que a segurança é prioridade para um governo estadual. A parlamentar acrescentou que Pernambuco vive atualmente o maior investimento da sua história nessa área e que isso demonstra o compromisso da governadora que, segundo ela, “não terceiriza responsabilidades”.
A deputada destacou que a atual gestão encontrou a segurança pública abandonada e que a falta de planejamento dos governos anteriores resultaram em números desastrosos para o Estado. Ela acrescentou, porém, que o cenário mudou drasticamente com Raquel Lyra.
“Pernambuco vive um novo tempo. Um tempo de coragem, de investimento, de eficiência e, sobretudo, de resultados. Temos hoje o menor número de homicídios nas últimas duas décadas. São 17 meses consecutivos de redução da violência em nosso Estado”, comemorou.
Débora Almeida abordou também a aprovação, em segundo turno, do substitutivo para combater a violência em eventos esportivos. A nova legislação prevê a criação do cadastro estadual de torcidas organizadas e o cadastro de maus torcedores, além de exigir biometria e reconhecimento facial nos estádios.