Defesa Civil nacional reconhece situação de emergência em 11 municípios do Estado de Pernambuco; Afogados, Serra Talhada e Triunfo na lista

A Defesa Civil nacional reconheceu, nesta segunda-feira (27), que 11 municípios do Sertão e do Agreste de Pernambuco estão em situação de emergência por desastres naturais devido à estiagem.

A integram a lista Jataúba, Riacho das Almas, Taquaritinga do Norte e Vertentes, no Agreste, e Afogados da Ingazeira, Afrânio, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte e Triunfo, no Sertão.

“Estiagem” se difere de “seca”. Isso porque o primeiro termo se refere à falta de chuva em um curto período de tempo, e a seca é um estado de estiagem prolongada ao longo do mês.

O sertão do Estado está vivendo a chamada ‘quadra chuvosa’, que acontece entre janeiro e abril, quando precipita 70% do previsto para todo o ano. No entanto, as cidades citadas choveram pouco até agora, segundo monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).