Candidatos de oposição reagem à proposta de Danilo Cabral de reduzir o IPVA em Pernambuco: ‘cara de pau’

IPVA 2022: Qual o valor em Pernambuco? Quantas parcelas para pagar? Veja  calendário

Poucas horas após o candidato a governador do PSB, Danilo Cabral, afirmar em uma rádio de Caruaru que pretende tornar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) o menor do Nordeste, postulantes de oposição vieram a público para criticar o gesto do aliado do governador Paulo Câmara (PSB). Danilo falou com a Rádio Liberdade na manhã desta segunda-feira (15).

O primeiro a se manifestar sobre a proposta foi Anderson Ferreira (PL), que há três meses apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), através da bancada do PL na Casa, um projeto de lei que visava justamente reduzir o valor do IPVA no Estado.

“É muita cara de pau de Danilo Cabral e Paulo Câmara abordarem a redução do IPVA quando, ao mesmo tempo, ignoram que há protocolado na Alepe um projeto de lei de nossa autoria que trata sobre o assunto e não anda para frente por falta de interesse do governador em mobilizar a bancada”, disparou o liberal.

E completou: “Bastaria um simples gesto, ou até mesmo um decreto, para que milhões de pernambucanos proprietários de veículos pudessem ter o sofrimento aliviado”, disse Anderson Ferreira.

O candidato a governador do presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, ainda, que a iniciativa de Danilo só demonstra que o seu partido, o PSB, está “desorientado”.

“Essa é mais uma prova de que o PSB vive sempre correndo atrás do próprio rabo feito gato, sem saber para onde vai, desorientado. O próprio candidato do governador Paulo Câmara externou o caráter abusivo da política tributária instalada nos últimos oito anos, que transformou o governo estadual em uma máquina de arrecadação de impostos e que penaliza a população, sobretudo os mais vulneráveis”, destacou Anderson.

No início da tarde, foi a vez de Miguel Coelho (União Brasil) ir a público para criticar o gesto de Danilo Cabral. O ex-prefeito de Petrolina considerou a fala do socialista uma “mentira eleitoreira”.

“Só pode ser piada. O povo de Pernambuco registrando os carros na Bahia, na Paraíba e no Ceará para se livrar do IPVA alto, aí, agora, vem o candidato do PSB falar em baixar o imposto. É mais uma mentira eleitoreira. Danilo subestima a inteligência dos pernambucanos ao prometer baixar o IPVA”, alfinetou o candidato.

Para Miguel, os governos do PSB em Pernambuco tornaram-se especialistas em cobrar impostos. “O pernambucano está cansado do PSB cobrar tanto imposto e não entregar nada. O governador criou até um imposto sobre o sol. Resultado: várias empresas de energia solar estão migrando para outras regiões, estamos perdendo empregos e o povo penalizado. Mas Danilo finge que não é do PSB ou que o pernambucano é besta”, declarou.