Datafolha: Lula tem 52% dos votos válidos e poderia vencer no 1º turno

Conheça as estratégias de Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet para atrair  eleitores que hoje os rejeitam | Eleições 2022 | O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% das intenções de votos válidos na disputa da sucessão de Jair Bolsonaro (PL), o que o faria ganhar a eleição que ocorrerá em 2 de outubro no primeiro turno se o pleito fosse hoje.

É o que indica a pesquisa do Datafolha feita nesta quarta (27) e quinta (28) com 2.556 eleitores em 183 cidades. Ela foi contratada pela Folha e está registrada com o número BR-01192/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

A posição de Lula é semelhante à registrada na pesquisa anterior feita pelo instituto.

Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos, Lula pode ter tanto 50%, necessitando um voto a mais para liquidar a fatura no primeiro turno, como pode ter mais confortáveis 54%.

Bolsonaro registra 32% dos válidos, mas aqui as atenções vão para os 9% auferidos por Ciro Gomes (PDT), que rejeitou qualquer possibilidade de diálogo no campo da esquerda para tentar firmar-se como opção para quem não quer nem o petista, nem o presidente no Planalto.