A Campanha Nacional de Vacinação deste ano acabou oficialmente em 24 de junho com apenas 47% da população alvo —78 milhões de pessoas— vacinada. A meta, que é atingir 90% desse publico ao final de cada campanha, já não havia sido alcançada no ano passado (52%), a primeira vez que isso aconteceu desde 1999, quando começaram os programas de vacinação contra a gripe.
Apesar de a procura pela vacina cair, o governo federal vem cortando a verba publicitária para divulgar a campanha de vacinação: são R$ 17 milhões para promover a deste ano, 58% menos que em 2019, primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL), indicam dados obtidos por meio de LAI (Lei da Acesso à Informação).
O valor é 46% menor que o de há dez anos (2013) e 82% abaixo dos R$ 92,6 milhões gastos na campanha contra a gripe de 2011, após correção pela inflação.
Na prática, o valor para 2022 é ainda menor porque, pela primeira vez, a campanha contra a gripe foi feita em conjunto com a de sarampo.