Daniel Silveira vai receber medalha que já foi entregue a Carlos Drummond e Gilberto Freyre

Moraes manda Daniel Silveira voltar a usar tornozeleira eletrônica

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) vai receber a Medalha Biblioteca Nacional — Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional. A homenagem é historicamente concedida a acadêmicos, autoridades e intelectuais que contribuem para o universo da literatura. Entre eles estão os escritores Gilberto Freyre e Carlos Drummond de Andrade.

A informação foi confirmada pelo parlamentar à coluna. “É uma honraria muito grande porque é em homenagem aos 200 anos da… É uma coisa que vale muito a pena.” afirma. “Para mim é muito honroso ter o reconhecimento de lá”, segue

A cerimônia será realizada na manhã desta sexta-feira (1º), na sede da instituição, no Rio de Janeiro. Neste ano, a honraria será entregue a 200 personalidades por ocasião do Bicentenário da Independência.

Procurada, a Biblioteca Nacional não compartilhou a lista com todos os homenageados, mas disse que os nomes foram escolhidos pelo presidente da instituição, Luiz Carlos Ramiro Júnior, e pelo secretário Especial da Cultura, Hélio Ferraz de Oliveira.

Silveira ainda não sabe se irá participar do evento. O deputado afirma que já tinha uma agenda prévia, mas vai tentar cancelar seus compromissos para receber o prêmio pessoalmente.

Em abril deste ano, o deputado foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado, por ataques aos ministros da corte. Um dia depois, no entanto, recebeu um indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL).