uiz nega pedido de Ribeiro e determina transferência para PF em Brasília

Milton Ribeiro: quem é o ex-ministro de Bolsonaro que foi preso hoje

Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação preso hoje de manhã em sua casa em Santos (SP) por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção e tráfico de influência, será transferido para a superintendência da Polícia Federal em Brasília. O advogado Daniel Bialski disse que a Justiça negou o pedido feito pela defesa para que ele permanecesse em São Paulo e fizesse a audiência por videoconferência para ficar perto da família.

O ex-ministro é suspeito de ter coordenado o esquema com dois pastores sem cargos públicos durante a sua gestão no MEC. “A Justiça não acolheu o meu pedido. Ele será transferido para Brasília”, disse Bialski. “O ex-ministro não representa qualquer perigo à ordem pública. A prisão é desnecessária”.

Ribeiro é suspeito de fazer tráfico de influência a fim de beneficiar aliados com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão do MEC controlado por políticos do centrão. O caso foi revelado inicialmente em reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”. O inquérito da PF cita ao menos quatro investigados, e há ainda indícios de corrupção passiva, prevaricação e advocacia administrativa.

Também foi detido hoje o pastor Gilmar Santos, um dos dois religiosos ligados ao ex-ministro e que foram citados como lobistas do “balcão de negócios” no ministério. O segundo é Arilton Moura — a Polícia Federal não informou à imprensa a situação dos demais alvos das diligências.