Danilo Cabral aciona STF para quebra de sigilo de reuniões de Bolsonaro com pastores envolvidos em corrupção no MEC

 (Foto: divulgação)

O deputado federal Danilo Cabral encaminhará um ofício para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, solicitando o imediato julgamento de uma ação do PSB, pedindo a quebra do sigilo imposto pelo governo à lista de pastores envolvidos em supostos pedidos de propina para liberação de verbas do Ministério da Educação. Com a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, Danilo fez críticas a gestão da educação no governo Bolsonaro e citou que a prisão “é também resultado do assalto aos cofres públicos promovido por esse desgoverno”.

Danilo lembra que, em gravação, o ex-ministro afirmou que recebia os pastores atendendo a uma ordem direta de Bolsonaro e que, diante da pressão da opinião pública, o presidente colocou sigilo de cem anos sobre as dezenas de reuniões que ele teve com esses pastores. O PSB, então, acionou o STF (ADPF 961) para que o sigilo imposto pelo governo à lista de pastores envolvidos em supostos pedidos de propina para liberação de verbas do MEC — que foram recebidos por Bolsonaro — seja quebrado. A ação está nas mãos do ministro André Mendonça.

“Com as prisões de Milton Ribeiro e do pastor, realizadas hoje (22) pela Polícia Federal, torna-se evidente que o sigilo colocado sobre as reuniões não é apenas ilegal, configura-se, na verdade, como obstrução à justiça. Por isso, estou encaminhando ofício ao ministro André Mendonça e ao presidente do STF, Luiz Fux, pedindo o imediato julgamento de nossa ADPF”, afirma Danilo.