Raquel Lyra diz que Lula não é muleta e descarta abrir mão de disputa em Pernambuco

Livros

Pré-candidata ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) admitiu que já votou no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu a pré-candidatura de Simone Tebet (MDB), escolhida no momento como o nome da terceira via, mas afirmou que não pretende se apoiar nesse assunto durante a campanha. Ela participou hoje da sabatina promovida por UOL e Folha de S. Paulo.

“Votei no Lula três vezes e na Dilma [Rousseff] uma vez, porque representava naquele momento tudo o que acreditava ser o melhor para o Brasil. E eles deram contribuições. Hoje a gente apresenta a candidatura centro-democrática e não pode querer cair na pegadinha de escorar candidatura estadual usando como muleta a candidatura do Lula ou do Bolsonaro para chegar ao segundo turno sem fazer debate sobre Pernambuco”, declarou Raquel.

“Mas não é porque vai mudar o presidente que o PSB vai fazer uma gestão melhor em Pernambuco.”

Ela também criticou Jair Bolsonaro (PL) por ataques contra a democracia. “Ataque à democracia não cabe no Brasil de hoje. Temos democracia fortalecida e precisamos preservá-la. Acho que parte do discurso do Bolsonaro pode ser ameaça à democracia”, afirmou.

Chamou o governo de Paulo Câmara de “encastelado”, criticando os baixos índices de aprovação e a falta de entregas de projetos para a população, principalmente em moradia e em água.

“Paulo Câmara conduz o pior governo da história de Pernambuco. Qualquer pesquisa aponta. Seu governo não faz entregas. Vivemos desemprego, a região metropolitana é a mais pobre do Brasil, somos o pior estado para empreender, porque o estado se acostumou a acomodar e não entregar”, afirmou.

“O governo de Pernambuco é bom em cobrar tributo e não entregar resultado. Com essa incapacidade de gestão, acaba por perder a liga com o povo.”