Bombeiros confirmam mais um resgate e número de vítimas chega a 127 no Grande Recife

Chuvas no Recife: "Foi como um tsunami que arrastou tudo pela frente"

O governo de Pernambuco divulgou no início da noite desta quinta-feira (2) a lista com os nomes de 127 mortos com os temporais no Estado ao longo da semana. Ao menos uma pessoa continua desaparecida após a sequência de deslizamentos e inundações.

Os bombeiros seguem procurando por uma senhora que teria sido soterrada em um deslizamento na comunidade do Areeiro, em Camaragibe. A busca conta com o auxílio de cães farejadores.

Com 127 mortos, a tragédia supera as cheias de 1975, quando 107 pessoas morreram no estado. A enchente de maio de 1966 matou 175 pessoas e continua como o maior desastre da história de Pernambuco.

O total de desabrigados supera 9.000 pessoas. Elas foram acolhidas por 111 instituições, como escolas, de 27 municípios. Campanhas de doações foram abertas para ajudar as famílias atingidas.

Desde 2013, a Prefeitura do Recife executou apenas 17% do orçamento previsto para obras de urbanização em áreas de risco, como locais de encostas e alagados.

Dentre os R$ 980 milhões disponibilizados para essas ações na Lei Orçamentária Anual (LOA) do município, enviada à Câmara de Vereadores a cada ano, apenas R$ 164,6 milhões foram aplicados na área. Os dados constam no Portal da Transparência do município.