Homem com transtornos mentais morre em violenta ação da PRF em Sergipe

Reprodução

Nesta quarta-feira (25), um homem morreu após ser sufocado em porta-malas de viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado de Sergipe.

A vítima, identificada pelo portal G1 como Genivaldo de Jesus Santos, no momento da abordagem, estava desarmada. Genivaldo tinha 38 anos de idade e, segundo um sobrinho, tinha transtornos mentais.

De acordo com o sobrinho, Wallyson de Jesus, a PRF abordou Genivaldo enquanto o homem pilotava uma moto. Até o momento, não se sabe o que provocou a abordagem.

FOTO: Reprodução

“Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, relatou Wallyson ao G1.

Genivaldo, nervoso, tentou resistir à abordagem, apesar de estar completamente desarmado. Em seguida, dois policiais da PRF usaram a força para conter o homem.

Após a ação, Genivaldo foi atirado dentro da viatura. Imagens que circulam na internet mostram a viatura com repleta de fumaça, enquanto a vítima – presa lá dentro – grita desesperada.

“Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio estava desacordado. Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde”, explica Wallyson.

A família da vítima registrou um Boletim de Ocorrências.

O caso será investigado pela Polícia Federal.

O QUE DIZ A PRF
Em nota, a PRF relatou que a vítima “resistiu ativamente a abordagem” e que “foram empregadas técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção”.

“Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil. No entanto, durante o deslocamento, passou mal, foi socorrido e levado para o Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito”, diz a nota. A PRF disse que lamenta o ocorrido e que instaurou um procedimento para apurar o caso.