Pesquisa aponta que 1 em cada 5 jovens usa cigarro eletrônico no Brasil

Esquenta o debate sobre os cigarros eletrônicos — conheça os diferentes  tipos - Jornal O Globo

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) aponta que um em cada 5 jovens de 18 a 24 anos usa cigarros eletrônicos no Brasil. O dado inédito é resultado de entrevistas feitas com 9 mil pessoas por telefone, em todas as regiões do Brasil.

O relatório Covitel mostra pela primeira vez dados referentes ao consumo de cigarros eletrônicos no país. De acordo com a pesquisa, 10,1% entre os homens entrevistados usam o aparelho, contra 4,8% das mulheres. A região que mais fuma o e-cigarro é a Centro-Oeste, com 11,2% da população.

Os dados apontam também a taxa de experimentação de narguilé (dispositivo usado para o fumo de essências) entre os brasileiros. 9,8% dos homens dizem já ter consumido, contra 5% das mulheres. A faixa dos 18 aos 24 anos também é a que mais usa — 17% da população da faixa etária.

A Covitel também fez um estudo comparativo de tabagismo entre o período pré-pandemia e o primeiro trimestre deste ano. Os dados, que mostram a porcentagem fumante da população, apontam que o número de brasileiros tabagistas ficou estável entre um período e outro, passando de 14,2% para 12,2%, diferença percentual que está dentro do intervalo de confiança da pesquisa.

Uma exceção é a região Norte, que apresentou uma queda no número de usuários. O índice passou de 12,1% antes da pandemia para 8% no primeiro trimestre deste ano.