Lula lidera, mas Bolsonaro cresce e encosta no petista em nova pesquisa divulgada nesta segunda

TOMAS CUESTA/AFP E ISAC NÓBREGA/PR

A nova pesquisa para presidente 2022 realizada pela FSB/BTG mostra que as eleições 2022 devem, de fato, contar com a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual mandatário, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o levantamento, o petista tem, neste momento, nove pontos de vantagem sobre o ex-capitão e atual presidente, segundo pesquisa FSB/BTG divulgada nesta segunda-feira (25).

Lula aparece com 41% das intenções de voto, enquanto o Bolsonaro tem 32%. A distância entre ambos era maior em março, com 14 pontos percentuais.

A pesquisa mostra que Lula caiu dois pontos porcentuais em relação ao mês passado, ainda dentro da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Há um mês, o petista tinha 43%, ante os 41% atuais.

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, rompeu a margem de erro e subiu três pontos. O mandatário saiu de 29% a 32%.

Todos os outros presidenciáveis considerados no levantamento, juntos, somam 17%. Pela ordem vêm Ciro Gomes, do PDT (9%), André Janones, do Avante (3%), João Doria, do PSDB (3%), Simone Tebet, do MDB (1%) e Vera Lucia, do PSTU (1%).

O ex-juiz Sérgio Moro, que abriu mão de sua pré-candidatura no Podemos e migrou para o União Brasil, não foi testado no levantamento, pois seu partido não chancelou seu nome.

A pesquisa para presidente 2022 ouviu 2.000 pessoas, por telefone, entre os dias 22 e 24 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.