Clero renova promessas sacerdotais durante Missa do Crisma

Na noite desta quarta (13), o bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Egidio Bisol, presidiu na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios a Missa do Crisma (Santos Óleos).

No início da celebração, dom Egidio falou sobre o momento que estamos vivendo, citando guerra e pandemia. “Nós estamos vivendo tempos complicados, se de um lado estamos mais tranquilos em relação à pandemia, do outro lado a guerra nos traz inseguranças, e não temos sinais concretos que se acabe depressa, infelizmente”, disse.

O bispo também pediu orações pelo Monsenhor João Carlos que se encontra enfermo. “Nós também estamos em comunhão também com os irmãos que não estão aqui, hoje, os padres irão renovar os seus compromissos, todos os que estão aqui, tirando os que estão doentes, estão presentes. Então, estamos todos em comunhão com todos eles e de uma maneira toda especial com o Monsenhor João Carlos para que ele possa sentir também nossa fraternidade e, também, através de nossa oração o Senhor alivie seus sofrimentos”, concluiu.

Durante a missa, foi entregue o resumo sobre o Sínodo realizado pelas 24 paróquias da diocese, onde ficará a critério do coordenador de pastoral da diocese, Pe. Antônio Rogério Veríssimo, fazer a síntese e enviar todo o material para a Conferência Episcopal.

Durante esta celebração, se abençoa o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. Daí o fato de a celebração ser também chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’.

Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades e levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis.

Nela também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de “Missa da Unidade”, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.