Papa pede ‘trégua de Páscoa’ na Ucrânia para ‘alcançar a paz’

Filippo MONTEFORTE / AFP

Uma “trégua de Páscoa” na Ucrânia. Esse foi o pedido feito pelo Papa Francisco, neste domingo (10), ao falar sobre a guerra entre o país ucraniano e a Rússia. Em sua fala, o pontífice afirma que essa trégua é necessária para “alcançar a paz de negociações verdadeiras”, segundo informações da AFP.

“Deponham as armas! Que se inicie uma trégua de Páscoa, mas não para voltar a carregar as armas e retomar o combate. Não! Uma trégua para alcançar a paz através de negociações verdadeiras”, declarou o Papa, após ter celebrado a missa do domingo de Ramos na praça de São Pedro.

“Que vitória será essa que colocará uma bandeira sobre um monte de escombros?”, questionou-se Francisco sobre esta “guerra que a cada dia nos põe diante dos olhos massacres ferozes e crueldades atrozes, cometidas contra civis indefesos”.

Por outro lado, o Papa Francisco também disse estar “perto do querido povo do Peru, que está atravessando um momento difícil de tensão social”. O Peru é cenário de manifestações e mobilizações pelas altas dos preços dos combustíveis e dos alimentos.

“Eu os acompanho em oração – prosseguiu o papa, dirigindo-se aos peruanos – e incentivo todas as partes a encontrar o quanto antes uma solução pacífica pelo bem do país, especialmente dos mais pobres, no respeito aos direitos de todos e das instituições”.