Rússia e Ucrânia se reúnem pela 1ª vez para negociações

Alemanha, França e Holanda vão enviar armas para Ucrânia se defender da  Rússia - 26/02/2022 - Mundo - Folha

A primeira reunião entre as delegações russa e ucranianas para tentar um acordo de cessar-fogo na guerra começou nesta segunda-feira, 28, em Gomel, em Belarus. A expectativa de uma resolução hoje é bastante baixa, mas esse é um primeiro passo para uma tentativa de pacificação.

O quinto dia do ataque da Rússia contra a Ucrânia foi marcado por menos ataques militares e pela expectativa do primeiro encontro formal entre delegações dos dois países.

“As próximas 24 horas serão cruciais para a Ucrânia”, disse o presidente do país, Volodymyr Zelensky, logo no início do dia. O mandatário informou que continua em contato constante com as lideranças ocidentais e que voltou a conversar com o premiê britânico, Boris Johnson, e com o presidente polonês, Andrzej Duda, sobre o atual momento do conflito.

Segundo as autoridades ucranianas, as tropas russas estão “diminuindo o ritmo da ofensiva” com militares que permanecem a cerca de 30 quilômetros do centro da capital Kiev. Alguns ataques pontuais foram registrados próximos à cidade e também em Kharkiv, segundo maior município do país, que está sob ataque mais intenso desde a madrugada de domingo (27).

Mas, os russos pedem que seja reconhecida “sua supremacia aérea” na Ucrânia, algo não feito pelos ucranianos.