Prepare-se: TV aberta vai mudar e trazer recursos diferentes; entenda

Getty Images

A TV digital como conhecemos hoje deve mudar nos próximos anos. O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), responsável pelo desenvolvimento de normas técnicas do setor, anunciou os primeiros resultados da segunda fase de teste do novo modelo, chamado de TV 3.0, que deve chegar à casa de alguns poucos brasileiros já em 2024.

De forma resumida, a próxima geração de transmissão de TV aberta poderá proporcionar imagens 4K (3.840 x 2.160 pixels), além de um sistema de som imersivo e conexão à internet.

O fórum que trabalha no desenvolvimento da tecnologia é composto por representantes de diferentes setores, entre eles da radiodifusão, da indústria de receptores e transmissores, de universidades, empresas de softwares e do governo.

Principais mudanças
Nos testes da TV 3.0 foram avaliados novos formatos de vídeo, áudio e processamento de cores, assim como o potencial das chamadas Camadas Física e de Transporte, que diz respeito a transmissão de dados.

O novo sistema deve trazer melhorias como som imersivo de alta qualidade, imagem de altíssima resolução, conteúdo segmentado por regiões e uma grande novidade: a integração entre TV aberta e internet.

“O que se pretende é que toda experiência seja gerenciada por um aplicativo. Então, ao invés de você ter um conceito de um canal que é um serviço linear de áudio e vídeo, você tem conceito de App”, explica Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD.

“Você não vai receber mais o canal da emissora, você vai abrir o app da emissora. Isso dá muito mais flexibilidade para aumentar essa integração entre o conteúdo da TV aberta transmitido pelo ar, da TV digital terrestre com o conteúdo da internet”, completa.

Hoje, o padrão de resolução da TV digital é o full HD, já no novo sistema ele deve ficar entre o 4K (3.840 x 2.160 pixels) e o 8K (8.192 x 8.192 pixels), com processamento de imagem HDR, que produz cores mais vivas e brilhantes.

“A resolução da TV Digital atual é 1920 x 1080 pixels. Há quem considere que existem dois formatos HD: 1280 x 720 pixels e 1920 x 1080 pixels, sendo a última chamada de Full HD. Outros consideram que ‘HD’ se refere apenas à resolução de 1280 x 720 pixels. Então, para ser mais preciso e específico, é melhor sempre se referir à resolução atual como Full HD”, explica Fausto.

O áudio também deve sofrer alterações, adotando padrões técnicos que permitam áudio imersivo similares aos encontrados hoje em serviços de streaming.