Conselho Regional de Medicina de PE defende que festas sejam proibidas pelo governo de Pernambuco, inclusive festejos privados de Carnaval

Veja programação do Carnaval em Afogados da Ingazeira - Portal Nayn Neto

Com o avanço e aumento exponencial de casos da variante ômicron, que tem superlotado os serviços de urgência e emergência em todo o Estado de Pernambuco, e com o número crescente de médicos e demais profissionais de saúde infectados pelo coronavírus, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) defende que festas, reuniões, cerimônias, formaturas e todo tipo de aglomeração sejam proibidas pelo governo do Estado. Para a autarquia, essa é uma forma de demonstrar coerência em mais um duro momento de enfrentamento à covid-19. O comunicado do Cremepe foi divulgado na tarde deste sábado (29).

O conselho ressalta também, na nota, a necessidade de compreensão da sociedade de evitar participar de desses eventos, “já largamente evidenciados como responsáveis por um alto risco de se disseminar a doença, mesmo com a exigência de comprovante de vacinação e testagem prévia dos participantes”. A autarquia destaca que os testes para covid-19 que são utilizados para permitir essas aglomerações deveriam ser destinados exclusivamente para o diagnóstico de pacientes com sintomas, e não em pessoas assintomáticas que desejam ter acesso permitido a eventos privados.

Com relação à permissão de eventos privados para o período de Carnaval, o Cremepe ressalta que não se pode, neste momento, proibir apenas as festividades de rua para o público em geral e permitir que ocorram festas privadas.