Secretaria de Cultura lança o 10º Prêmio Pernambucano de Fotografia

Profissão fotógrafo: tudo o que você precisa saber para ser fotógrafo  profissional – Academia UOL Meu negócio

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), divulgou nesta quinta-feira (30) o edital do 10º Prêmio Pernambuco de Fotografia 2021. A premiação vai selecionar e remunerar individualmente em R$ 6 mil um total de 15 fotógrafos, com realização de exposição e edição de catálogo (físico ou virtual) com os trabalhos vencedores.

Neste ano, a premiação presta uma homenagem ao grande fotógrafo Alcir Lacerda. Falecido em 2012, aos 84 anos, ele foi um dos maiores ícones da fotografia pernambucana, tendo trabalhado tanto com a fotografia na publicidade, no jornalismo e em eventos sociais, como também com fotos artísticas autorais, retratando paisagens do interior e do litoral pernambucano.

Temática
O tema dessa edição é “O Olhar Sobre o Confinamento”. “Entende-se por olhar o que faz falar as lentes mudas da fotografia do nosso dia a dia e que diferencia uma pessoa da outra, assim como as nossas impressões digitais nos diferenciam como seres humanos. Cada pessoa fotografa com o seu saber, com a sua cultura, construindo uma forma própria de olhar o mundo e interferir sobre ele com o seu olhar. Sendo assim, cada pessoa é capaz de ver e perceber de forma única”, diz o assessor de Fotografia da Secult-PE, Jarbas Araújo Jr., sobre a proposta da premiação.

Inscrições
Cada proponente pode submeter até quatro fotografias (para saber as especificações técnicas, leia o edital na íntegra aqui), porém, só poderá ser premiado por uma única imagem. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco, no período de 7 de janeiro a 7 de fevereiro de 2022. No último dia do prazo, as inscrições encerram-se às 17h59. Dúvidas sobre o cadastramento ou preenchimento do edital podem ser tiradas por meio do WhatsApp (81) 3184-3018 ou pelo e-mail fotografiasecultpe@gmail.com.

SERVIÇO
10º Prêmio Pernambuco de Fotografia 2021
Período de inscrições: 7 de janeiro a 7 de fevereiro de 2022
Onde inscrever-se: Mapa Cultural de Pernambuco (mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/888)
Mais informações: WhatsApp (81) 3184-3018 ou pelo e-mail fotografiasecultpe@gmail.com