Roubos de veículos crescem pelo sétimo mês seguido em Pernambuco

Roubos e furtos de carro aumentam em 14,5 % apesar de quarentena -  03/04/2020 - UOL Carros

As ocorrências de roubos de veículos em Pernambuco viraram uma forte dor de cabeça para a polícia. Pelo sétimo mês consecutivo, o Estado registrou aumento das queixas nas delegacias por causa dessa modalidade de crime. Desde o mês de maio, houve crescimento das ocorrências quando comparado com o mesmo período de 2020. A Polícia Civil alega que, apesar disso, também houve mais prisões de suspeitos.

De acordo com as estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 8.704 queixas foram registradas nas delegacias entre janeiro e novembro deste ano. No mesmo período de 2020, foram 8.702. Praticamente o mesmo resultado, mas a diferença surge justamente nos períodos do ano.

A partir da análise dos números mês a mês, há preocupação. Afinal, a curva atual de casos se mostra ascendente. Importante destacar que nos primeiros meses deste ano, o Estado vivia com medidas duras de restrição por causa da pandemia da covid-19 – diminuindo a circulação de pessoas e veículos nas ruas. As ocorrências de roubos estavam mais baixas. Aos poucos, houve a flexibilização das atividades econômicas, impulsionando a volta à rotina. E os números de queixas subiram.