Sem número de doses suficiente, PE diz que prefeituras podem aplicar Pfizer como reforço para quem tomou dose única de Janssen

Secretário estadual de Saúde, André Longo, e Ana Catarina Melo falaram sobre vacinação contra Covid-19, nesta quinta (9), no Recife — Foto: Priscilla Aguiar/g1

O governo de Pernambuco recomendou, nesta quinta (9), que os municípios utilizem a vacina da Pfizer para aplicar o reforço da vacina contra a Covid-19 em quem tomou a dose única da Janssen. O estado justificou que não recebeu grande parte do material esperado para imunizar esse público. Seriam necessárias 173 mil unidades da Janssen, mas só chegaram 19 mil.

A autorização do esquema heterólogo, ou seja, a mistura de vacinas de fabricantes diferentes, foi anunciada em coletiva, na sede da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Participaram o secretário de Saúde, André Longo, e a Superintendente de Imunizações do estado, Ana Catarina de Melo.

Segundo Longo, a medida foi tomada, porque, neste momento, “não há segurança de quando chegará um número de doses suficiente da Janssen”.

” É seguro o esquema heterólogo [mistura de vacinas]. Estamos autorizando os municípios a aplicar, na falta de vacina da Janssen, a vacina da Pfizer”, destacou André Longo.