Tribunal Regional Eleitoral cassa registro de chapa e determina perda de mandato de dois vereadores do Recife

Avante tem chapa cassada no Recife e dois vereadores perdem mandato | Blog  do Carlos Peruca

O registro de chapa proporcional do Avante nas eleições de 2020 foi cassado pela Justiça Eleitoral de Pernambuco. O Tribunal Regional Eleitoral aponta descumprimento da cota de gênero pelo partido, resultando na anulação de votos e perda de mandatos na Câmara dos Vereadores do Recife.

Pelo partido, elegeram-se em 2020 dois vereadores no Recife: Dílson Batista e Fabiano Ferraz. Com a decisão, os votos dos então candidatos do Avante seriam anulados.

A decisão foi tomada pela 150ª Zona Eleitoral de Recife, resultado de uma ação movida pelo DEM. Fabiano Ferraz recebeu 5.276 votos, ficando em 33º lugar. Dilson Batista apareceu pouco depois, ocupando o posto de 35º mais votado, com 4.404 votos. A Câmara é formada por 39 vereadores.

Os parlamentares, porém, continuam com seus mandatos porque a decisão deu-se em primeira instância. Isso acontece porque os vereadores entraram com recurso e permanecem no cargo até, pelo menos, o trânsito em julgado do processo.

Em nota conjunta, os parlamentares do avante dizem estar “confiantes e tranquilos e, enquanto a ação está em curso, continuam atuando como vereadores do Recife e colaborando por uma cidade ainda melhor”.