Governo privilegia TVs religiosas em campanha pró-vacinação da covid

Edir Macedo na cerimônia de posse de Jair Bolsonaro na presidência da República  - Alan Santos/PR

Ao escolher as emissoras para divulgar suas propagandas sobre a vacinação da covid-19, o governo federal decidiu priorizar TVs religiosas e canais de menor audiência, deixando em segundo plano a emissora de maior audiência do país, a Globo. É o que mostra um levantamento inédito feito pela Repórter Brasil, que revelou ainda que canais simpáticos ao governo – como SBT, Rede TV! e Record TV – também foram privilegiados na divisão das publicidades.

A análise, que considerou 11 campanhas do Ministério da Saúde no primeiro semestre deste ano, mostrou que os canais religiosos ou que alugam a maior parte da grade para igrejas foram contratados para receber 544 propagandas (20% do total), enquanto a Globo exibiu 80 (3%), e principalmente fora do horário nobre. Ou seja, as TVs de conteúdo religioso receberam, somadas, sete vezes mais anúncios que a Globo.