OMS declara nova cepa do vírus da covid-19 como “variante de preocupação”

OMS demonstra preocupação com quarta onda de covid-19 | Mundo e Ciência | O  Dia

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declara a nova variante do vírus da covid-19 como “variante de preocupação” internacional, o que poderá acelerar governos a aplicar novas restrições de viagens e medidas de cautela diante do risco que a mutação poderia gerar. O termo usado para designar a variante será Omicron.

Nesta semana, as autoridades da África do Sul anunciaram a descoberta de uma nova variante do coronavírus, depois de ela ter sido primeiro identificada há duas semanas. A cepa, segundo os cientistas, tem uma “constelação incomum” de mutações e há preocupação sobre o impacto que ela poderia ter para a eficácia da vacina.

Chamada de B.1.1.529, a nova variante também foi apontada por especialistas europeus como a “mais preocupante” já vista, em termos de mutações.

Na OMS, cientistas dividem as variantes em dois grupos. Cepas que sofreram mutações, mas que não representam um risco suplementar, são classificadas como “variantes de interesse”. Mas aquelas que significam maior transmissão ou risco de maior letalidade são classificadas como “variante de preocupação”.

Desde o começo da pandemia, outras variantes já ganharam tal classificação entre elas a Delta.

A OMS, diante da constatação, pede que governos adotem as seguintes medidas:

– Aumentar a vigilância e os esforços de sequenciamento para compreender melhor as variantes SARS-CoV-2 circulantes.

– Submeter sequências completas do genoma e meta dados associados a um banco de dados publicamente disponível.

– Relatar os casos/classificadores iniciais associados à infecção à OMS.

– Onde existe capacidade e em coordenação com a comunidade internacional, realizar investigações de campo e avaliações laboratoriais para melhorar a compreensão dos impactos potenciais do COVID-19 na epidemiologia da COVID-19, gravidade, eficácia das medidas sociais e de saúde pública, métodos de diagnóstico, respostas imunes, neutralização de anticorpos, ou outras características relevantes.