Com artesanato, mulheres do Recife reciclam 1 tonelada de plástico por mês

Arquivo pessoalUma cooperativa criou um projeto de reciclagem criativa só com mulheres no Recife. Elas são responsáveis pela triagem, confecção e oferta de peças produzidas a partir de resíduos sólidos. Atualmente, a Cooperativa Palha de Arroz é administrada por 18 mulheres de comunidades e retira em média uma tonelada de plástico do meio ambiente por mês.

Com o início do projeto Reciclagem Criativa, as mulheres da cooperativa começaram a produzir 200 itens mensalmente. Elas usam embalagens de detergente, de shampoo e de sabão líquido, que se transformam em lixeiras, cestas, porta-lápis, fruteiras, porta-pães e jarros, entre outros objetos.

As peças ficam disponíveis na loja virtual da Palha de Arroz e custam em média R$ 15. Tudo é produzido graças a duas máquinas específicas para o trabalho que foram doadas pela gestão municipal. O grupo opera em parceria com a Prefeitura do Recife. Todos os resíduos manuseados pela equipe vêm da Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana).

O espaço, inaugurado em 2016, já fazia um trabalho de reciclagem, mas, segundo a organização, percebeu que havia como ajudar mais o meio ambiente e ainda gerar um recurso extra para as recicladoras.

As mulheres, a maioria delas residente em bairros da zona norte do Recife, passaram por treinamento para aprimorar o manuseio dos materiais e técnicas de produção.