Da Polícia Penal ao TJPE: Pernambuco deve abrir mais de 1,7 mil vagas em concursos nos próximos meses

Cubatão reabre concurso público para 26 especialidades na área da saúde |  Santos e Região | G1

Diversos órgãos estaduais e prefeituras espalhadas do Litoral ao Sertão pernambucano devem abrir já nos próximos meses mais de 1,7 mil vagas para todos os níveis de escolaridade e as mais variadas funções.

Um dos processos seletivos mais aguardados do ano é o destinado à Polícia Penal de Pernambuco. Criada em 2020, a corporação está prestes a lançar seu primeiro edital para concurso público na instituição. O certame foi anunciado em junho e deve contar com 200 vagas, sendo 15 destinadas para mulheres, e salário inicial de R$ 4.146,40. A expectativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado é que as regras da seleção sejam publicadas em outubro, após a definição da banca organizadora.

A nível estadual, outro órgão que também deve abrir suas portas para novos servidores é o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que retomou os preparativos para o concurso público do órgão, que deve oferecer, pelo menos, 50 vagas para juiz substituto e salários que passam de R$ 30,4 mil. O processo seletivo foi autorizado em setembro de 2019, e seria realizado em 2020, mas precisou ser adiado por causa da pandemia de covid-19.

Por meio de uma portaria assinada pelo presidente da corte, desembargador Fernando Cerqueira, foi instituída a Secretaria da Comissão do certame. O documento data do último dia 15 de julho, mas só agora foi divulgado pelo TJPE.