Sistema prisional de Pernambuco retoma visitas familiares nesta quarta

Atendimento de advogados em presídios de Pernambuco é suspenso por 30 dias | Pernambuco | G1

As visitas familiares nos presídios e cadeias públicas de Pernambuco serão retomadas a partir desta quarta-feira (16). De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), o calendário deste mês de junho dará continuidade ao cronograma de visitação, a partir do período que ocorreu a suspensão para que nenhum familiar perca o seu direito à visita.

“Quero pedir que mantenham as necessárias medidas de contenção do novo coronavírus, estamos reabrindo confiando, não somente nos que estão presos, mas também nas suas famílias. Nossa missão é preservar a vida de todos”, alerta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

A autorização de visitas nos estabelecimentos penais é condicionada à situação da pandemia do novo coronavírus no Estado. O intuito é preservar a saúde dos servidores, PPLs, familiares e a população em geral.

Os protocolos de prevenção da Covid-19 seguem mantidos incluindo o uso obrigatório de máscara e álcool em gel para visitantes e pessoas privadas de liberdade (PPLs), visitas a cada 15 dias, com três horas de duração, e restritas a um único visitante por preso não podendo ser criança, gestante ou idoso (acima de 60 anos). O visitante é identificado pelo último número do prontuário do preso.

Visitas Virtuais
A Seres ressalta que para garantir a manutenção dos vínculos com parentes, seguem disponíveis, de segunda a sexta-feira, as visitas virtuais da família nas 23 unidades prisionais do Estado. Ao todo, 60.130 encontros já foram realizados, inclusive entre detentos e parentes residentes em outros estados e países.